22.2 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

Piracicaba implanta primeira área de espera para motocicletas em semáforos

O cruzamento da Avenida Armando de Salles Oliveira com a Avenida Renato Wagner e início da Ponte Irmãos Rebouças, no sentido Centro, já tem a primeira área de espera (motobox) para motocicletas em semáforos do município. A implantação do dispositivo ocorreu na quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022, e nesta sexta, 25 de fevereiro, agentes de trânsito orientam motoristas e motociclistas para o uso correto da área. A ação faz parte do projeto-piloto +Segurança no Trânsito, desenvolvido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran).

“O objetivo desse projeto, que conta com a implantação dessa área de espera para motocicletas, é proporcionar mais segurança para os motociclistas, assim como diminuir os conflitos entre veículos e motocicletas na saída do semáforo, além da redução de acidentes, explica a titular da Semuttran, Jane Franco de Oliveira.

A secretária lembra que a escolha do primeiro ponto para implantação do projeto foi feita a partir de análise realizada pelos técnicos da Semuttran, de acordo com as características do local. Essa primeira implantação visa ainda que os motoristas e motocicletas se habituem com a nova sinalização.

Cruzamento da avenida Armando de Salles Oliveira com a Avenida Renato Wagner e início da Ponte Irmãos Rebouças (Foto: Justino Lucente/CCS)

Além de ter grande volume de motociclistas, o cruzamento é monitorado por câmeras da CIMM (Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade), o que vai facilitar a avaliação do projeto por parte da Semuttran, além de que tem espaço suficiente para a inclusão dessa área. “O monitoramento da CIMM mais os agentes de trânsito no local vão contribuir para a melhora da segurança no local, tanto nesse período de adaptação quanto posteriormente com esse novo dispositivo”, afirma Ricardo Piton, responsável pela CIMM.

“Esperamos que esse novo dispositivo garanta mais fluidez e segurança no trânsito”, enfatiza Jane.

Agentes de trânsito orientam motoristas e motocicletas sobre uso de área de espera para motocicletas (Foto: Justino Lucente/CCS)

A área de espera para motocicletas foi regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 2020 e é uma “área delimitada por duas linhas de retenção destinadas exclusivamente à espera de motocicletas, motonetas e ciclomotores, junto à aproximação semafórica, imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos”.

Equipe trabalhou na instalação do novo dispositivo na quinta-feira (24/02) (Foto: Divulgação)

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS