Obras do BRT-ABC começam nesta quinta-feira, dia 24 de fevereiro

As obras do BRT-ABC irão começar nesta quinta-feira, dia 24 de fevereiro de 2022. O projeto prevê a ligação por um sistema de ônibus rápido entre as principais cidades do ABC Paulista e foi colocado como alternativa à extinta Linha 18-Bronze do monotrilho.

Os trabalhos estavam previstos para começar em novembro do ano passado, no entanto, acabou atrasando.

O Governo de São Paulo informou que serão investidos R$ 860 milhões da empresa NEXT Mobilidade (ex-Metra) e, quando estiver concluído, terá capacidade de transportar 173 mil pessoas por dia.

O sistema sairá do papel com dinheiro privado por meio de uma prorrogação polêmica do contrato de concessão do Corredor ABD por mais 25 anos. O contrato é de R$ 22,6 bilhões.

O BRT-ABC irá operar com ônibus totalmente elétricos e faz parte da reformulação do transporte gerenciado pela EMTU no ABC Paulista.

Nesta reformulação, à NEXT Mobilidade, marca da ABC Sistema, uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) ficou responsável por operar toda a extinta Área 5 da EMTU que conta com 97 linhas. Além disso, terá que modernizar o Corredor ABD, e construir todo o BRT-ABC, além de comprar a frota de ônibus que nele irá circular.