29.6 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

Metrô, CPTM e EMTU têm mudanças na operação durante o Carnaval

No período de Carnaval, entre segunda-feira (28/02) e quarta-feira (02/03), as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão alteração na circulação. A operação será monitorada e, se necessário, as empresas estarão prontas para colocar mais trens nas linhas e ônibus nas ruas.

CPTM

Na segunda-feira (28/02), todas as linhas da CPTM vão funcionar das 4h à meia-noite, com intervalos médios programados de sábado. Na terça (01/03), com intervalos médios programados de domingo. Já na quarta-feira (02/03) a operação será normal em todo o dia. Havendo necessidade, a companhia estará pronta para aumentar a frota.

EMTU

Na segunda-feira (28/02) e na quarta-feira (02/03), as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba seguirão a programação horária de sábado. Na terça-feira (01/03), a operação funcionará com tabela horária de domingo.

Já na Baixada Santista, na segunda (28/02) e na quarta-feira (02/03), as linhas da EMTU com maior demanda de passageiros terão programação normal de dia útil e as demais linhas seguirão horário de sábado. Na terça-feira (01/03), todos os serviços funcionarão com tabela horária de domingo.

METRÔ

Na segunda (28/02) e na terça (01/03), o funcionamento do sistema será normal, com as estações abrindo às 4h40 e fechando à meia-noite. Na quarta-feira (02/03), com exceção da estação Jardim Colonial, da Linha 15-Prata, todas as estações abrirão às 4h40. A operação também será monitorada ininterruptamente e as equipes estão preparadas para disponibilizar mais trens, de acordo com a demanda.

VIAQUATRO E VIAMOBILIDADE

Nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás, na segunda (28/02) e terça (01/03), a operação será equivalente à de um sábado e a oferta de trens será ajustada ao longo do dia, de acordo com a demanda de passageiros. Na quarta (02/03), operação normal. Na ViaMobilidade Linhas 8 e 9, a partir de segunda, a oferta de trens será a normal de dias úteis.

BILHETES

Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso na CPTM e no Metrô é um QR Code. O passageiro pode adquirir o bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP (iOS e Android) ou pelo WhatsApp usando o canal oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito. Importante tomar cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel.

BIKES

Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bicicleta no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS