A CPTM apresentou na quinta-feira, dia 10 de fevereiro de 2022, os novos uniformes dos seus empregados.
A apresentação do novo fardamento aconteceu com um desfile simbólico dos novos uniformes, tendo como modelos os próprios empregados. No evento também foi apresentada a nova identidade sonora nas mensagens operacionais e de orientação dos trens e estações.
Os novos uniformes e a mudança na comunicação sonora fazem parte das celebrações dos 30 anos de existência da CPTM, que faz aniversário em 28 de maio.
Segundo a operadora, a mudança na modelagem e visual dos uniformes do time operacional de estações, tração (trens) e Centro de Controle Operacional (CCO) começa a ser implantada na Linha 13-Jade e segue um cronograma gradativo para as demais quatro linhas da companhia: 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira.
Identidade sonora
A CPTM inova também com o lançamento da nova identidade musical para as mensagens dos trens e estações. O conceito da nova sonoridade prioriza a conexão com o passageiro, com linguagem informal, acessível e direta, adequada ao cotidiano das pessoas que circulam pelas linhas. O novo tom verbal adotado traz características positivas e mais humanizada e vai substituir todas as mensagens que estão em vigor.
Todo o estudo do projeto foi concebido em seis meses por uma equipe interna, que contou com a contratação de uma empresa especializada para os ajustes, trabalho de adequação e caracterização dos textos. Para construir a nova identidade sonora, a companhia realizou um estudo que definiu uma personalidade para a marca: transparente em sua comunicação, amigável para estabelecer relacionamento mais próximo com o passageiro e plural por sua abrangência intermunicipal, cultural e social.
Com base nesses atributos, como já é tradição em outros modais em São Paulo e Rio de Janeiro, os avisos serão iniciados por vinhetas musicais, dando lugar ao antigo gongo (sinal sonoro de atenção). A CPTM personalizou cada tipo de mensagem com uma vinheta – institucional (campanhas educativas e de orientação), operacional (indicação de estações, horários e alertas) e situações de anormalidades (interferência na circulação e serviços de manutenção temporário).
Os novos avisos foram gravados por uma voz feminina, em versões em português e inglês. “Preparamos todo esse processo pensando no passageiro que usa todos os dias os nossos trens e estações. A proposta é entregar um transporte mais acolhedor, mais amigável e confortável. Por isso, os avisos ganharam padronização e quando o passageiro ouvi-los será fácil identificar o tipo de mensagem que queremos passar com toda a clareza. Quando o passageiro compreende a situação, a relação entre todos muda para melhor”, explica Luiz Eduardo Argenton, diretor de Operação e Manutenção da CPTM.