Devido à pandemia, o ano de 2021 foi marcado pela transformação e necessidade de adaptação a uma nova realidade em diversos setores do mundo, inclusive no turismo. Todos tiveram de se adaptar aos protocolos de biossegurança e aos novos hábitos sociais, principalmente na hora de viajar.
No Brasil, o turismo é um dos principais setores da economia e permite impulsionar a geração de emprego e investimento ao longo dos anos. Pensando nisso, a Decolar – empresa líder de viagens na América Latina – apresenta algumas tendências para o setor neste ano de 2022.
- Trabalho remoto durante a viagem. A pandemia mudou paradigmas no ambiente de trabalho. O número de horas dentro de um escritório deixou de ser um indicador de produtividade. Empresas e profissionais viram que é possível ser eficiente em casa, e agora esse hábito passou a fazer parte da vida de muitos viajantes que unem lazer e trabalho. “Notamos novos perfis de viajantes e novas tendências. Uma tendência que veio para ficar é o anywhere office, que permite uma frequência maior nas viagens de lazer, dado que as pessoas podem trabalhar em lugares distintos”, destaca Tiago Lopes, diretor de sourcing da Decolar. “Existe também o turista que antes viajava para o exterior e que, em função da pandemia, está preferindo descobrir novas experiências pelo Brasil, como gastronomia, aventura, turismo rural”, lembra Tiago Lopes. Ele lembra também que alguns viajantes seguem optando por destinos próximos, até 3 horas de carro, aumentando a frequência de viagens mais curtas. O setor hoteleiro se preparou para o anywhere office, proporcionando tranquilidade para o trabalho e lazer para os momentos livres. Em muitos hotéis, áreas sociais mais amigáveis foram organizadas para trabalhar, com espaços discretos adequados para videoconferências. Também é oferecido um melhor serviço de wi-fi, que abrange não só o lobby do hotel, mas também outras áreas comuns, como piscinas e até parte da praia. Há hotéis que oferecem estações de trabalho e também serviço de room office, que transforma o quarto em um escritório. A Decolar tem opções de hospedagens que seguem os protocolos e tarifas flexíveis, caso o cliente precise alterar a data.
- Destinos de contato com a natureza são cada vez mais desejados. Hoje, mais do que nunca, os viajantes querem desfrutar do contato com a natureza, o que tornou os destinos que proporcionam isso protagonistas na retomada do turismo. Levantamento da Decolar mostra que Maceió, Porto Seguro, Natal, Porto de Galinhas e Ilhabela são os destinos mais procurados para hospedagem no primeiro semestre deste ano.
- Aluguel de carro: conforto e privacidade. As novas dinâmicas sociais que se originaram da pandemia levaram os brasileiros a valorizar alguns fatores, como segurança e privacidade na hora de viajar. Embora o aluguel de carros já seja algo consolidado em viagens internacionais, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, aumentou o interesse pelo aluguel de carros em destinos nacionais, principalmente para viagens até 3 horas.
- A tecnologia e o turismo andam de mãos dadas. Os operadores turísticos tiveram que se adaptar a novas necessidades e preferências dos viajantes para serem mais eficientes na hora de oferecer o melhor tipo de viagem para seus clientes. Atualmente, a Decolar conta com equipe e tecnologia para analisar mais de 3 milhões de combinações de voos diariamente para recomendar o melhor itinerário aos viajantes, em alguns casos oferecendo descontos de até 30%. A companhia também tem inovações que ampliam as opções de autogestão da viagem pelo próprio cliente, diretamente pelo site ou aplicativo, conforme as regras dos produtos e tarifas adquiridas.
- Viajantes mais exigentes. Os consumidores estão cada vez mais atentos aos detalhes na hora de planejar suas viagens. Os pacotes de viagem estão cada vez mais em alta e continuarão a assumir grande relevância neste ano de 2022. Na Decolar, o cliente pode montar o pacote de viagem do seu jeito, escolhendo o voo e hotel que deseja, gerando uma economia de até 35% em comparação ao que é pago comprando os produtos separadamente. Nos combos, são adicionadas as reservas flexíveis, que proporcionam facilidade para que o viajante possa modificar seu itinerário de viagem sem que haja aumento nos custos. Outra vantagem para os viajantes é que ampliamos as possibilidades de pagamento, com a opção de dividir a compra em até dois cartões e diversas modalidades que oferecemos por meio da Koin, fintech do grupo Decolar (boleto parcelado, Pix e empréstimo pessoal para custear a viagem).