17.4 C
São Paulo
sábado, abril 20, 2024

CPTM inaugura Espaço Acolher na Estação Corinthians-Itaquera da Linha 11-Coral

Nesta sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022, a estação Corinthians-Itaquera, que atende a Linha 11-Coral da CPTM, passa a contar com uma sala do Espaço Acolher, que oferece atendimento humanizado e com privacidade a mulheres vítimas de violência ou importunação sexual nos trens e estações da companhia.

Este será o 29º Espaço Acolher, uma parceria entre a CPTM e o Instituto Avon a fim de aplicar projetos voltados para as passageiras e colaboradoras da companhia.

Nestes locais, o suporte é dado longe do agressor e feito por uma pessoa preparada para lidar com a situação. Além disso, a ampliação dessa rede de apoio eleva ainda mais a capacidade de atendimento às mulheres vítimas destes crimes que precisam ser eliminados não apenas da CPTM, mas de toda a sociedade.

A Estação Corinthians-Itaquera é uma das mais movimentadas da Linha 11-Coral da CPTM e, de acordo com a Chefe da Estação, Alexsandra Sanchez, foi uma demanda dos próprios colaboradores. “Não se trata apenas de um espaço. É um atendimento humanizado feito por pessoas preparadas para lidar com essas tristes ocorrências. Gostaríamos que não fosse necessária a criação do Espaço Acolher porque gostaríamos que o assédio não existisse, mas a CPTM está comprometida em lidar e eliminar esse tipo de agressão”, afirma.

Desde a inauguração, em março de 2020, até janeiro de 2022, os espaços atenderam 109 ocorrências e 106 agressores foram encaminhados ao Distrito Policial. Em apenas três casos não foram elaborados o Boletim de Ocorrência, porque a vítima não quis registrar, o autor fugiu ou não foi identificado.

Com a recém-inaugurada sala, a CPTM disponibiliza Espaços Acolher nas seguintes estações:

E nas estações de integração:

  • Luz (Linhas 7-Rubi e 11-Coral), Brás (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira), Tatuapé (Linhas 11-Coral e 12-Safira) e Engenheiro Goulart (Linhas 12-Safira e 13-Jade).

“Essa é uma importante conquista para todas as mulheres que utilizam o transporte público e que trabalham na CPTM. As inaugurações dos Espaços Acolher são para garantir que nossas passageiras sejam respeitadas e as nossas colaboradoras vejam a companhia como um lugar seguro, acolhedor e, principalmente, justo para elas”, explica a diretora Administrativa Financeira da CPTM, Gilsa Eva de Souza.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS