Confira os novos avisos sonoros da CPTM nos trens e estações

Em comemoração aos 30 anos da empresa que serão completados no dia 28 de maio, a CPTM lançou uma nova identidade sonora nos seus trens e estações nesta semana.

Os novos avisos sonoros já estão sendo usados nos trens e estações da Linha 13-Jade, entre as estações Aeroporto de Guarulhos e Engenheiro Goulart.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Todo o estudo do projeto foi concebido em seis meses por uma equipe interna, que contou com a contratação de uma empresa especializada para os ajustes, trabalho de adequação e caracterização dos textos. Para construir a nova identidade sonora, a companhia realizou um estudo que definiu uma personalidade para a marca: transparente em sua comunicação, amigável para estabelecer relacionamento mais próximo com o passageiro e plural por sua abrangência intermunicipal, cultural e social.

    Com base nesses atributos, como já é tradição em outros modais em São Paulo e Rio de Janeiro, os avisos serão iniciados por vinhetas musicais, dando lugar ao antigo gongo (sinal sonoro de atenção). A CPTM personalizou cada tipo de mensagem com uma vinheta – institucional (campanhas educativas e de orientação), operacional (indicação de estações, horários e alertas) e situações de anormalidades (interferência na circulação e serviços de manutenção temporário).

    Os novos avisos foram gravados por uma voz feminina, em versões em português e inglês. “Preparamos todo esse processo pensando no passageiro que usa todos os dias os nossos trens e estações. A proposta é entregar um transporte mais acolhedor, mais amigável e confortável. Por isso, os avisos ganharam padronização e quando o passageiro ouvi-los será fácil identificar o tipo de mensagem que queremos passar com toda a clareza. Quando o passageiro compreende a situação, a relação entre todos muda para melhor”, explica Luiz Eduardo Argenton, diretor de Operação e Manutenção da CPTM.

    Gradativamente o novo aviso sonoro será levado para as demais linhas administradas pela CPTM.

    O Gustavo Bonfate, leitor aqui do Mobilidade Sampa, gentilmente cedeu alguns vídeos que mostram a nova identidade sonora da empresa. Veja abaixo:

    E você caro leitor, o que achou do novo aviso sonoro da CPTM? Comente abaixo para nós sabermos a sua opinião!

  • Acompanhe o trânsito em tempo real na rodovia Régis Bittencourt: siga @transitoregisbittencourt no Instagram!