20.7 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Corrida monitorada: 38% das corridas com câmeras da 99 foram feitas em São Paulo

O aplicativo de mobilidade 99 atingiu a marca de mais de 20 milhões de corridas realizadas com câmeras de segurança embarcadas nos veículos em 2021. O ranking das viagens com câmeras é liderado por São Paulo com 38,1%, com mais de 7 milhões de viagens monitoradas, seguido por Rio de Janeiro com 7,7%, que realizou 1,5 milhões. Manaus tem 7,1%, com 1,4 milhões, e Porto Alegre representa 5,7%, com 1,1 milhão de corridas com câmeras instaladas no interior dos carros.

As câmeras têm o objetivo de aumentar a segurança nas corridas e são instaladas no retrovisor do carro. O equipamento possui um botão físico de segurança que aciona a central de segurança da empresa para uma ação imediata. Essa é uma iniciativa inédita, lançada em 2018 e, atualmente, o dispositivo está disponível para os motoristas parceiros nas principais capitais do Brasil.

A ferramenta faz parte do kit de segurança da 99, um pacote de recursos que protege os usuários antes, durante e depois das corridas, e opera em alinhamento com inteligências artificiais e a Central de Segurança da plataforma.

“A 99 é uma empresa genuinamente preocupada com a segurança dos passageiros e motoristas, e o investimento em tecnologia de ponta é um dos nossos principais diferenciais. Atuamos nessa frente para oferecer sempre proteção aos nossos usuários a todo momento da viagem, afirma Leandro Abecassis, Diretor de Segurança da 99.

Como funciona o monitoramento das câmeras

99 Câmera
Imagem: Divulgação/99

A câmera de segurança da 99 é instalada próximo ao retrovisor central do veículo. O dispositivo possui lentes “olho de peixe”, que proporciona uma visão panorâmica do interior do veículo, além captar imagens no modo noturno e gravar som.

Todas as corridas do aplicativo são registradas do início ao fim e as câmeras acompanham um botão físico, localizado em posição sigilosa, que pode ser ativado a qualquer momento pelos motoristas parceiros, e conectado à Central de Segurança da empresa que trabalha exclusivamente na tratativa de possíveis incidentes monitorados por meio de alertas.

No momento em que o motorista ativa o botão de segurança, a Central é notificada e iniciam-se os protocolos de segurança, que podem incluir o acionamento da polícia e do Patrulha 99, que prestam apoio presencial em caso de necessidade. As imagens captadas também podem ser usadas para ajudar as autoridades na identificação de pessoas que cometerem eventuais infrações.

O passageiro é avisado por mensagem que o carro tem câmera antes de começar a corrida e pode optar ou não em aceitar a viagem. Todas as imagens são armazenadas de acordo com as legislações vigentes e aplicáveis, incluindo a Lei Geral de Proteção de Dados.

Como solicitar a câmera de segurança da 99

Os motoristas da 99 podem solicitar a câmera diretamente no aplicativo da 99, no “botão de segurança”. Há a cobrança de taxa de manutenção e de uma taxa semanal do serviço de monitoramento de R$ 9,90. Além do serviço de monitoramento, esses valores cobrem danos no equipamento ou troca por um novo, se necessário.

Ainda é possível obter a câmera gratuitamente. Para que isso seja possível, basta que o motorista parceiro complete, no mínimo, 35 corridas entre segunda e domingo. Para aqueles que já possuírem o dispositivo instalado e completarem esse mínimo de viagens, é disponibilizada a isenção da taxa de manutenção na semana seguinte. Para conferir o regulamento e mais informações, acesse o site oficial (disponível para versão mobile).

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS