Ações da Emdec e Setransp em parceria com a Bloomberg têm continuidade

Uma intensa programação envolvendo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) e a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) integrou a agenda de terça-feira, dia 8 de fevereiro. Com seis reuniões ao longo do dia, representantes e técnicos das três entidades estiveram na Emdec e na Prefeitura Municipal de Campinas para debater e dar continuidade a ações colaborativas para a prevenção e redução de mortes e lesões no trânsito.

Os encontros ocorreram pela manhã e pela tarde, contemplando diferentes eixos de atuação da iniciativa global, que está presente em 15 países e dará suporte técnico ao município na implementação de ações de segurança viária.

Das 10h às 12h, ocorreu a reunião do Comitê de Segurança Viária, com a abertura dos trabalhos e a troca de experiências para apoio técnico no desenvolvimento de projetos e ações em mobilidade urbana segura. Além dos integrantes do Comitê e da BIGRS, estiveram presentes o presidente da Emdec, Vinícius Riverete, e o secretário de Transportes, Fernando de Caires.

Riverete deu as boas-vindas à equipe da BIGRS e defendeu a união e colaboração para o desenvolvimento de projetos. “Para a Emdec e a cidade de Campinas, é um privilégio ter essa oportunidade. Vocês têm aqui uma equipe técnica da Emdec fantástica, que está engajada no trabalho e disponível para encarar os desafios e fazer mudanças”, avaliou. “Eu não conheço ninguém que consegue fazer algo sozinho, e hoje vocês são um time”.

O secretário de Transportes, Fernando de Caires, também ressaltou a atuação próxima entre Setransp e Emdec no desenvolvimento das ações. “Temos alguns desafios bons aqui na cidade. Estamos desenvolvendo projetos com o conceito ‘morte zero’ e tentando, cada vez mais, enraizar dentro da própria empresa que nenhuma morte é aceitável”.

A experiência do município em ações para o trânsito foi lembrada pelo diretor executivo da Vital Strategies e coordenador da BIGRS em São Paulo, Pedro de Paula: “Campinas tem potencial e já é referência em muitas coisas”.

Pela tarde, diferentes equipes se dividiram em cinco reuniões, que aconteceram na Emdec e na Prefeitura. Cada uma foi voltada a um ponto de atuação da iniciativa: Eixo Dados e Avaliação; Eixo Comunicação; Eixo Desenho de Vias; Eixo Fiscalização, e ainda uma reunião com a Secretaria Municipal de Comunicação. Todos os encontros envolveram representantes da BIGRS e das áreas técnicas da Emdec.