A partir desta quinta-feira, dia 27 de janeiro de 2022, por um período de trinta anos, a concessionária ViaMobilidade passa a administrar, operar e cuidar da manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM.
A concessionária venceu o leilão de concessão das duas linhas em abril do ano passado por um valor de R$ 980 milhões como outorga fixa.
Com isso, a concessionária passa a ser responsável pelo transporte de 1 milhão e 100 mil passageiros que utilizam as duas linhas.
Nos próximos 30 anos, as linhas 8 e 9 receberão investimentos previstos em contrato de 3,8 bilhões de reais para reformas em 36 estações com o objetivo de ampliar a acessibilidade de passageiros ao sistema. Estão previstas também obras para a construção da Estação Ambuitá, na Linha 8-Diamante, entre Amador Bueno e Santa Rita, a implantação de um novo Centro de Controle Operacional (CCO) e reformas no Pátio Presidente Altino.
A concessão também contempla a compra de 36 novos trens, veículos auxiliares, equipamentos de manutenção e o aprimoramento da infraestrutura de circulação dos trens.
Novos trens
A concessionária assinou o contrato de aquisição de 36 novos trens com a empresa Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentável. Os modais fazem parte da Série 8900 e terão a capacidade de transportar 2.600 passageiros, o que permitirá o transporte diário de mais de 1 milhão de pessoas nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
As novas composições também estão sendo projetadas com corredores que permitem a movimentação dos passageiros entre os carros, com melhor distribuição do público em toda a composição, e portas amplas para aprimorar o embarque e desembarque de passageiros e a acessibilidade de pessoas com deficiência.
Em termos contratuais, a entrega dos trens se dará de forma gradual. O primeiro trem está previsto para chegar no décimo oitavo mês após a data de assinatura do contrato.
Atendimento das duas linhas
A linha 8-Diamante conta com 22 estações ao longo de 41 quilômetros de extensão, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, possui demanda média estimada de 500 mil passageiros por dia.
Já a linha 9-Esmeralda, com 31,8 quilômetros de extensão, interliga o extremo sul da capital ao município de Osasco. Com 18 estações, a linha atende aproximadamente 600 mil passageiros por dia.
Atendimento ao cliente
A concessionária reformulou o seu site e incluiu as linhas 8 e 9. O portal agora conta com informações da Linha 5-Lilás, Linha 8-Diamante e Linha 9-Esmeralda.
O passageiro que quiser acompanhar a ViaMobilidade no Facebook e no Instagram também já tem essa opção.
A central de atendimento da concessionária é o telefone 0800 770 7106.
E o número do SMS Denúncia é (11) 91277-6323.