20 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

São José dos Campos: Obras da Linha Verde avançam com 20 frentes de trabalho

Uma obra 100% sustentável, com asfalto ecológico, reaproveitamento de resíduos de construção, jardins de chuva e valas de biorretenção, que têm como objetivo promover o desenvolvimento urbano e econômico e preservando o meio ambiente.

Esse é o perfil da Linha Verde em São José dos Campos, que avança com 20 frentes de trabalho ao longo de um trajeto de 20 quilômetros em corredores viários, que, muito em breve, vão receber os VLPs (Veículos Leves Sobre Pneus) 100% elétricos e não poluentes. De acordo com a última medição, em novembro de 2021, o percentual de construção da obra é de 69,13%. A previsão de entrega é o primeiro trimestre deste ano.

Ligando a Zona Sul ao Centro de São José dos Campos, a Linha Verde também integra conceitos de mobilidade urbana e será margeada por ciclovias e passeios ao longo de todo o seu trajeto, conectando 12 estações de embarque em bairros e locais como Campo dos Alemães, Jardim Colonial, Chácaras Reunidas, Parque Industrial, Jardim Satélite, Eixo Dutra, Centro Expandido e Jardim Paulista.

Ao longo do trajeto do novo corredor de transporte, as intervenções incluem adequações viárias, reforço de pavimento, recapeamentos, guias e sarjetas, construção de pontes, passeios com elementos permeáveis, ciclovias, instalação de galerias de redes pluviais, rede de dutos de energia e dados e iluminação de LED. Também será feita a ampliação da arborização ao longo de todo o traçado.

Linha Verde
Foto: Adenir Britto/Prefeitura de SJC

Postos de trabalho

São 11,5 quilômetros de corredores pavimentados com asfalto ecológico e outros 10,5 quilômetros de vias recapeadas. Trechos no entorno da via também receberam melhorias.

A construção da Linha Verde envolve ainda obras de drenagem, dividindo o volume de águas em redes e permitindo maior vazão das águas pluviais. Foram 7,4 quilômetros de redes novas e outros 1,4 quilômetro de redes substituídas.

As obras da Linha Verde também proporcionaram a abertura de 229 postos de trabalho, engajando profissionais especializados e trabalhadores da construção civil. Os serviços são realizados pelo Consórcio Projeto Linha Verde, formado pelas empresas Compec Galasso e Geosonda.

Diariamente, cerca de oito agentes da mobilidade também dão apoio às obras em operações de trânsito durante horários de pico e na movimentação de maquinários, além do controle semafórico.

Foto: Adenir Britto/Prefeitura de SJC

Mapa

As obras da Linha Verde cortam 17 vias da cidade e bairros das regiões sul e central. A primeira fase da obra compreende o trecho entre a estrada do Imperador, na região sul, e o Terminal Intermunicipal, na região central.

O terminal sul é o ponto de partida da Linha Verde e de onde sairão os VLPs. No local, serão instalados seis carregadores elétricos para abastecimento dos 12 VLPs. A área, que já recebeu pavimento rígido de concreto, agora receberá paisagismo com a instalação de jardins de chuva e valas de biorretenção.

Entre as intervenções de maior impacto da obra estão a construção de uma ponte sobre o córrego Senhorinha com extensão de 91 metros e obras de drenagem na avenida Dr. Nelson D’Ávila, onde estão sendo executados 860 metros de tubulação e outros 336 metros de aduelas de concreto, favorecendo a vazão das águas pluviais em bairros como Jardim Oswaldo Cruz, DCTA, Vila Sanches e Vila das Acácias.

Outra obra importante é a travessia da Linha Verde sobre a Estrada Velha (SP-66), entre os bairros Jardim Vale do Sol e Jardim Morumbi, onde uma obra de engenharia permitirá o nivelamento das pistas.

Linha Verde
Foto: Adenir Britto/Prefeitura de SJC

Vias

As vias que a Linha Verde corta são SP-66, Travessa Carlos Augusto Mota, Rua Itabaiana, Travessa Claudina Vieira da Silva Braz, Rua Juazeiro do Norte, Rua Candeias, Avenida Doutor João Batista de Souza Soares, Rua Luís Antônio de Castro, Rua Sumatra, Rua Rosário, Rua Professor José Antônio Coutinho Condino, Avenida Guadalupe, Rua Tucumã, Rua Arequipa, Rua Koichi Matsumura, Rua República do Iraque (acesso à Avenida Jornalista Florestan Fernandes) e Rua Lola Roberto Batista Rocco.

O projeto

O projeto utiliza 31% da faixa pertencente à ISA CTEEP (Companhia Paulista de Transmissão de Energia Elétrica S/A). A desapropriação da área foi realizada por meio de troca de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

O eixo sustentável vai contribuir para a criação de novas centralidades, estimulando o crescimento do setor imobiliário, aquecendo a economia e gerando empregos com a expansão de novos empreendimentos, além de interligar alguns dos principais centros comerciais da cidade, como o CenterVale Shopping, Vale Sul Shopping e Shibata Supermercados.

A Linha Verde também vai beneficiar os estudantes, que frequentam diariamente as universidades instaladas ao longo do trajeto, como Anhanguera e Anhembi-Morumbi.

O distrito industrial Chácaras Reunidas e o Centro Empresarial Eldorado terão acessos mais facilitados, beneficiando trabalhadores e o setor produtivo da cidade.

Segunda etapa

Na etapa posterior, o projeto prevê a criação do Anel Viário Leste, uma nova via que permitirá a interligação de toda a cidade ao Parque Tecnológico, sem a necessidade de uso da Via Dutra.

Frentes da Linha Verde

  1. Adequação viária para acesso de veículos de passeio ao bairro Campo dos Alemães, no cruzamento da Estrada do Imperador com a Avenida dos Evangélicos.
  2. Reforço de pavimento em toda a extensão das duas faixas próximas ao canteiro central da estrada do Imperador por onde irá circular a Linha Verde. Recapeamento das vias laterais
  3. Adequação de pista com redução de nível no cruzamento da Estrada do Imperador com a SP-066 (Estrada Velha).
  4. Instalação de piso de concreto rígido, sentido centro, para a instalação da estação Anhanguera e recapeamento da Avenida do Imperador até a Caravelas.
  5. Instalação de guias e sarjetas e revestimento asfáltico na Rua Caravelas.
  6. Interligação da Rua Caravelas com a Avenida Abaré. No momento, instalação de rede de dutos de energia e rede de dados no trecho. No local, será instalada a Estação Eldorado.
  7. Instalação de base para o pavimento de concreto rígido na interligação da Abaré com a Itabaiana.
  8. Obras na rede de esgoto executadas pela Sabesp na Travessa Claudina Vieira da Silva Braz. Trecho já pavimentado terá de ser refeito após a obra da Sabesp.
  9. Ligação asfáltica, de cerca de 200 metros, da Linha Verde no cruzamento entre a Abaré com a Candeias e a Francisco de Assis Dias com a João Batista. Trecho onde a Linha Verde corta a Estrada Velha.
  10. Instalação de travessia sobre curso de águas pluviais entre a Rua Francisco de Assis Dias com a Luiz Antônio de Castro. Fundações já instaladas para apoio das lajes.
  11. Trecho de ligação entre o cruzamento das ruas Luiz Antônio de Castro com Leonardo da Vinci.
  12. Instalação de base do pavimento rígido no entroncamento da Tucumã com a Arequipa.
  13. Instalação da laje da ponte do córrego Senhorinha e pavimento nas ligações da ponte com a Linha verde nos dois sentidos.
  14. Instalação de pavimento rígido de concreto no cruzamento da Andaraí com a Doutor Sebastião da Cunha Pontes.
  15. Instalação da estrutura da base de pavimento no cruzamento da Andrômeda com a Sebastião Henrique Pontes. Trecho receberá a estação Vale Sul. A praça do local será revitalizada.
  16. Substituição da antiga rede de águas pluviais entre a Avenida Nelson D’ávila e a Rua Jordânia e construção de uma segunda rede de águas pluviais paralela entre a Rua Marechal Henrique Teixeira Lott, Nelson D’ávila, Jordânia, Holanda até área pública e integração com rede existente na Rua Turquia. Todo o pavimento do trecho será refeito após a obra de drenagem no trecho.
  17. Corte de terreno entre a Nelson D’ávila e a Rua Turquia para a implantação de passeio público e ciclovia. Trecho das vias já recebeu recapeamento e receberá revestimento final.
  18. Instalação de base de concreto rígido entre as ruas República do Iraque e Lola Roberto Batista Rocco.
  19. Obras de drenagem em trecho de ligação da Linha Verde com o Terminal Rodoviário Central.
  20. Execução de obra de ciclovia na Rua Benedito Matarazzo para ligação entre a Paraibuna com a Heitor Villa Lobos.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS