Devido às restrições à circulação de pessoas, fechamento de serviços não essenciais, horários de funcionamento de estabelecimentos comerciais alterados, trabalhos no formato remoto, surgimento de novos modelos de negócios e hábitos de consumo, o comportamento do usuário do transporte coletivo e, consequentemente, a demanda pelos serviços de transporte público sofreram alterações drásticas comparadas com os anos anteriores à pandemia.
Para conter esses efeitos nas operações do serviço de transporte público do Município e garantir minimamente a entrega de um serviço de qualidade, a Prefeitura de Registro realizará o repasse de subsídio financeiro, conforme Projeto de Lei nº 1956 de 2022 aprovado pela Câmara Municipal.
De acordo com o levantamento da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, a média de número de passageiros transportados em 2019 era de 152 mil por mês, em 2020, com a pandemia, este número caiu para aproximadamente 51 mil passageiros transportados por mês. Atualmente são transportados em média número 80 mil passageiros por mês.
“O subsídio é necessário para manter a tarifa no valor que tenha menor impacto possível para a população. Bancar as gratuidades do sistema – idosos, estudantes e pessoas com deficiência, por exemplo, representam 20% da demanda. Em termos de tarifa, se não houvesse o subsídio, o valor por viagem de ônibus na zona urbana seria de aproximadamente de R$ 6,10. Nossos agradecimentos a Câmara Municipal que teve papel primordial neste processo”, explicou o Secretário da pasta, Edson Endo.
Com o aporte financeiro será possível garantir a manutenção do transporte coletivo de passageiros e não repassar todos os custos da operação ao usuário final, além de garantir melhorias em relação aos horários disponíveis atualmente que entraram em vigor a partir desta sexta-feira, 21 de janeiro de 2022.
Após quase dois anos, estão garantidos os horários aos domingos e feriados; inclusão de horários noturnos nos bairros Arapongal, Serrote, Agrochá, Xangrilá, Jardim São Paulo, Jardim Paulistano beneficiando os trabalhadores no retorno aos seus lares; novo horário no Jardim São Paulo com o objetivo de diminuir a aglomeração na linha Jardim Paulistano no fim de tarde; mais um ônibus na linha Agrochá das 17h, serão dois ônibus no mesmo horário para diminuir a aglomeração; novo horário no período da manhã na linha Arapongal para diminuir a lotação; ajuste do horário na linha do Serrote ao final do dia para atender em conjunto com a linha do Arapongal e ampliação da linha Faculdade para atender os trabalhadores no novo complexo comercial atacadista em seu horário de funcionamento.
SERVIÇO
Confira todos os horários do transporte coletivo municipal no site da Prefeitura.