Ônibus da Linha Verde de São José dos Campos fazem viagens testes

A Prefeitura de São José dos Campos, no interior paulista, colocou em operação o primeiro Veículo Leve sobre Pneus (VLP) em fase de testes com passageiros.

O veículo fabricado pela BYD com carroceria Marcopolo, 100% elétrico movido a bateria.

As viagens, que começaram no dia 28 de dezembro de 2021, serão realizadas nos sentidos região Sul-Terminal Central e sentido contrário, em um percurso de cerca de 11 quilômetros por viagem, entre 10h e 16h. Não haverá cobrança de passagem.

A fase experimental segue até o início da operação do novo sistema de transporte coletivo com veículos elétricos, em 2022, com a entrega da primeira etapa da Linha Verde. A operação está sendo monitorada por técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Nas viagens experimentais, os VLPs trafegam pelos principais corredores das regiões central e sul, como as avenidas São José e Madre Thereza, Doutor Adhemar de Barros e Heitor Villa Lobos, pontos de integração como a Praça do Rotary, além das avenidas Florestan Fernandes (Anel Viário), Doutor João Batista de Souza Soares e Estrada Velha, cortando as ruas Bacabal e Candeias, passando pelo Condomínio Eldorado e com ponto final na rua Manuel Vieira, em frente à faculdade Anhanguera. 

VLP

Com 22 metros de comprimento, os VLPs possuem baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) com autonomia para rodar até 250 km, com uma carga completa de três horas e capacidade para 168 passageiros, além de espaços para cadeirantes. Os veículos foram fabricados pela BYD.

Os VLPs têm poltronas estofadas com apoio de cabeça e conectividade por meio de entradas USB, monitores instalados no teto, rádio e alto falantes. Os veículos possuem seis câmeras, sendo duas com infravermelho. 

Em vez de espelhos retrovisores, há duas câmeras de alta definição, que cobrem um campo de visão maior e permitem que os motoristas vejam pontos cegos.

Os VLPs de São José também possuem um sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega mãos.

Desde que chegaram ao município, em 9 de novembro, os VLPs já passaram por quatro testes operacionais, como de giro e parada simulada, pelas ruas da cidade.