Faixa azul para motos já está em operação na Avenida 23 de Maio

998
Foto: Divulgação/CET

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), concluiu a implantação da Faixa Azul para motocicletas na Avenida 23 de Maio, no sentido Aeroporto de Congonhas, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad.

O projeto piloto entrou em plena operação nesta terça-feira, dia 25 de janeiro de 2022, com todos os elementos de sinalização horizontal e vertical previstos, bem como as demais medidas de educação e acompanhamento da sua utilização.

O projeto piloto da Faixa Azul tem como objetivo organizar o espaço compartilhado entre os automóveis e as motocicletas, além de pacificar e humanizar o trânsito da cidade de São Paulo. Sua demarcação considera o espaço usualmente já utilizado pelos motociclistas, não alterando a dinâmica previamente existente. A Faixa Azul não é uma faixa exclusiva para motocicletas e sua utilização não é obrigatória.

A Avenida 23 de Maio foi escolhida para o projeto piloto por ser uma via com grande utilização pelos motocicletas: 2.400 motos por hora, chegando a 50 mil ao dia, com 78% dos sinistros no local envolvendo a moto.

Para garantir mais fluidez e respeito à sinalização existente, os motociclistas da CET e do CPTRAN farão rondas para o monitoramento e controle do tráfego no local. 

Confira abaixo como utilizar a faixa azul:

Deixe seu comentário