CPTM inicia operação automática dos trens da Linha 13-Jade

A CPTM começou a utilizar o sistema ATO na Linha 13-Jade, entre Engenheiro Goulart e Aeroporto-Guarulhos. A informação foi dada pelo presidente da companhia, Pedro Moro, em uma rede social.

O ATO (Operação Automática dos Trens) permite que as composições recebam comandos diretamente do Centro de Controle Operacional (CCO), como o controle da velocidade, parada programada na estações e a abertura e o fechamento de portas. Além disso, o sistema permite a possibilidade de autorregulação do carrossel quando há necessidade. Na prática, isso significa que o CCO por meio do ATO consegue “atrasar” ou “adiantar” um trem para que todos os demais operem de forma regular, interferindo o mínimo possível no intervalo entre eles.

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • “Foram meses de trabalho para implantação do ATO nas vias, servidores do CCO, painéis de controle e console para a conexão com os trens. É um feito inédito da nossa operação, que vai ficando cada dia mais moderna, trazendo também conforto aos passageiros”, destacou Pedro Moro.

    Por enquanto, o sistema está disponível apenas no trecho regular da Linha 13-Jade. O Expresso-Aeroporto segue operando com o antigo sistema, já que opera compartilhando vias com outras linhas da CPTM após Engenheiro Goulart até chegar à estação Luz.