Por conta da pandemia, o hábito do consumidor em meio a viagens mudou: muitas pessoas optam por curtas distâncias a custos mais baixos. Segundo uma pesquisa feita pelo Booking.com em meados de 2021, 81% dos turistas brasileiros desejam viajar para dentro do país no período pós-pandemia. Pensando nisso, a Quicko, aplicativo de mobilidade urbana que fornece informação e previsibilidade sobre o transporte para os seus usuários, e a Casai, startup latino-americana de hospedagem inteligente, separaram algumas dicas com diferentes modais para se deslocar e viajar dentro da mesma cidade.
- Seja um turista na sua cidade
Apesar de cada morador conhecer o que está disponível na sua cidade, poucos realmente costumam visitar o lugar em que moram. Então, usando uma forma mais sustentável e humana de locomoção, uma ótima opção de viagem é aquela que traz uma reconexão com a cidade, visitando seus pontos turísticos mais famosos e trazendo, também, um conhecimento sobre a história do local. Uma boa sugestão é apostar em guias de recomendações de lazer, gastronômicas e culturais feitas por moradores locais.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
- Divirta-se economizando
Além de toda a experiência sustentável, humana e de reconexão, a viagem dentro da própria cidade é mais vantajosa para o bolso do consumidor. Além disso, aqueles que não terão férias ou período de recesso podem aproveitar para conhecer pontos da cidade onde residem por um preço menor do que viajar e mantendo o conceito de conhecer novos lugares e experiências.
- Desfrute de uma experiência de hotel sem pegar estrada
Outra opção diferenciada, barata e divertida de viajar pela própria cidade é reservar estadias em hospedagens da própria região e descobrir o novo conceito “staycation”, ou seja, de tirar férias “em casa”. Além de trazer uma experiência nova e inusitada, isso permite que o usuário se sinta como um turista dentro da sua própria cidade. A Casai, por exemplo, é uma startup latino-americana de hospedagem inteligente que une o melhor da tecnologia com um design único e muito conforto e segurança para garantir uma estadia especial.
- Viaje com o paladar
A viagem gastronômica também é uma ótima opção para quem curte conhecer mais da cultura e da alma da própria cidade, visitando restaurantes tradicionais e locais. Vá da Grécia ao Japão almoçando uma moussaka e degustando ótimos sushis na hora da janta.
- Aposta no transporte público para uma mobilidade mais sustentável
Tendo o transporte coletivo como opção, a integração de modais também se torna possível. O ideal é se deslocar integrando modais, por exemplo, usando ônibus e bicicleta em uma mesma rota, pode proporcionar experiências incríveis e diferentes para o usuário. Cada vez mais utilizados pelos consumidores, os aplicativos de mobilidade urbana como o da Quicko fornecem sugestões de rotas mais rápidas e baratas para os usuários do transporte público.