BNDES libera empréstimo de R$ 7 bilhões para obras da Linha 6-Laranja

222
Obras Linha 6
Foto: Divulgação

BNDES aprovou a concessão de um empréstimo no valor de R$ 7 bilhões para a construção da Linha 6-Laranja de metrô, que ligará a Estação São Joaquim, na região central da cidade, até o bairro da Brasilândia, na Zona Norte.

A Linha 6-Laranja é uma Parceria Público-Privada entre o Governo do Estado de São Paulo e o grupo espanhol Acciona. O aporte do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) representa 41% do total necessário e previsto para a conclusão de toda a obra.

O valor deste empréstimo, que foi feito em nome da concessionária Linha Universidade (Linha Uni), está entre os dez maiores investimentos da história do BNDES.

Destes 7 bilhões, dez instituições financeiras, pelos quais não tiveram seus nomes revelados, serão os fiadores de metade do valor total do projeto, desta forma, o valor está garantido à concessionária.

Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na Zona Norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.

Deixe seu comentário