O que abre e fecha em São Paulo no feriado de Nossa Senhora Aparecida

5671
São Paulo O que abre e fecha
Centro de São Paulo (Foto: Wilfredor/CC0 1.0)

Em função do feriado de Nossa Senhora Aparecida, celebrado na terça-feira, dia 12 de outubro de 2021, diversos serviços estaduais, municipais e particulares em São Paulo estarão fechados e outros terão alteração na grade de funcionamento. Confira neste post o levantamento feito pelo Mobilidade Sampa do que abre e fecha em São Paulo e programe-se.

O QUE ABRE E FECHA EM SÃO PAULO

ABASTECIMENTO

As feiras livres funcionam normalmente. Atualmente, a cidade conta com mais de 920 feiras realizadas por todas as regiões, no horário das 7h30 às 13h. Clique aqui e confira os endereços e dias da semana.

Já os mercados e sacolões funcionarão nos seguintes horários:

MERCADOS MUNICIPAIS

Equipamento12 de outubro
Paulistano (Mercadão)6h às 16h
Kinjo Yamato3h às 15h
São Miguel PaulistaFechado
Central Leste5h às 13h
Penha8h às 13h
Vila Formosa8h às 13h
Guaianases8h às 14h
Sapopemba8h às 13h
Teotônio Vilela8h às 13h
Ipiranga8h às 13h
Pirituba7h às 18h
LapaFechado
Pinheiros8h às 18h
Tucuruvi8h às 13h
Pátio Pari4h às 17h

SACOLÕES MUNICIPAIS

Equipamento12 de outubro
São Miguel PaulistaFechado
Cidade Tiradentes8h às 15h
Piraporinha7h às 14h
Cohab Adventista8h às 14h20
JaraguáFechado
Lapa7h às 13h
Jaguaré7h às 13h
Pinheiros8h às 18h
Butantã7h às 13h30
Rio Pequeno8h às 14h
Estrada do Sabão7h às 14h
Freguesia do Ó7h às 15h
City Jaraguá8h às 19h
Avanhandava7h às 17h
Bela Vista7h às 19h
Brigadeiro7h às 14h

Clique aqui e consulte os endereços das unidades.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Abertos: Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Centros de Acolhida, Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS), Núcleos de Convivência para População de Rua, Repúblicas, Casa Lar, Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), Residência Inclusiva e Serviço de Alimentação Domiciliar para a Pessoa Idosa.

Fechados: Supervisão de Assistência Social (SAS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros POP, Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico (NPJ), Centro para Criança e Adolescente (CCA), Centro para Juventude (CJ), Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP), Núcleo de Convivência do Idoso (NCI), Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPD), Centro Dia para Idosos (CDI), Centro de Referência da Cidadania do Idoso (CRECI), Circo Escola, Serviço de Assistência Social à Família (SASF), Centro de Convivência Intergeracional (CCInter), Centro de Defesa e de Convivência da Mulher (CDCM), Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPVV), Serviço de Medida Socioeducativa em Meio Aberto (MSE-MA), Restaurante Escola e as sedes da Família Acolhedora.

BANCOS

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informou que não haverá atendimento nas agências bancárias na terça-feira, dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida.

Por se tratar de um feriado nacional, não haverá expediente nas agências, mesmo nas localidades em que o dia da celebração foi antecipado para outra data.

Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking.

As contas de consumo (água, energia, telefone, etc) e os carnês com vencimento em 12 de outubro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira, dia 13 de outubro. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

BOM PRATO

A Secretaria de Desenvolvimento Social informou que os restaurantes da rede Bom Prato que abrem no feriado são: Brás, Campos Elíseos, Guaianases, Lapa, Santana, São Mateus e Vinte e Cinco de Março.

CDHU

No dia 12 de outubro não haverá expediente na CDHU.

CORREIOS

Na terça-feira, dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida, não haverá funcionamento nas unidades dos Correios – exceto nas localidades cuja data foi antecipada por decreto estadual ou municipal, em razão da pandemia de Covid-19.

COVID 19 – VACINAÇÃO

Confira aqui como será a vacinação contra a Covid-19 no feriado de 12 de outubro.

DEFESA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO

A Defesa Civil do Estado de São Paulo ficará à disposição no dia 12 de outubro por meio do Núcleo de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone (11) 2193-8888 e e-mail defesacivil@sp.gov.br.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO

Os equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo terão funcionamento diferenciado em razão do feriado. O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), rede de coworkings Teia e postos da Ade Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento), voltarão no dia 13 de outubro.

Os munícipes que precisarem dos serviços do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo podem fazer agendamento prévio pela Central 156 ou portal do serviço para habilitação do seguro-desemprego e formalização do MEI (Microempreendedor Individual).

A Escola Professor Makiguti, em Cidade Tiradentes, permanecerá fechada no dia 12 de outubro, voltando a funcionar na quarta-feira, dia 13 de outubro. Já o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCT), na terça-feira, dia 12 de outubro, estará aberta a área do parque e sala de cinema SPCine, que oferecerá sessões de cinema com entrada franca (do dia 7 ao dia 13 de outubro). Serão exibidos os filmes: Pedro Coelho 2 – O Fugitivo, às 15h, e Space Jam: Um novo legado, às 19h.

As Centrais de Informação Turística, funcionarão normalmente.

Clique aqui para conferir como agendar serviços e os endereços das unidades.

ECOPONTOS

A rede de Ecopontos funciona de segunda a sábado, das 6h às 20h; e aos domingos e feriados das 6h às 18h. Clique aqui e confira a unidade mais próxima.

EDUCAÇÃO

MUNICIPAL

Os equipamentos da Secretaria Municipal de Educação estarão fechados.

ENEL

As lojas de atendimento da Enel fecham na terça-feira, dia 12 de outubro. Apesar das lojas não funcionarem, os clientes terão à disposição os demais canais de atendimento para registrarem as suas solicitações.

Os consumidores podem entrar em contato com a companhia por meio da Agência Virtual, do aplicativo Enel SP, disponível gratuitamente para iOS e Android, do WhatsApp Elena (2199601-9608) e do Call Center (0800 72 72 120 – atendimento comercial – e 0800 72 72 196 – atendimento emergencial).

ESPORTES

Os Centros Esportivos estarão abertos sem o funcionamento da parte administrativa. Clique aqui e confira o endereço de cada unidade.

O acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social permanece nos Centros Esportivos Santana, Santo Amaro, Lapa, Tietê e Barra Funda. Os equipamentos são atualmente utilizados pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e não é autorizada a entrada do público geral nestes espaços.

FAB LAB LIVRE SP, TELECENTROS E DESCOMPLICA SP

Os Telecentros, as unidades da rede FAB LAB LIVRE SP e as unidades do Descomplica SP estarão fechados. O atendimento será retomado na quarta-feira, dia 13 de outubro.

AGENDAMENTO

O uso de todos os equipamentos ainda depende de agendamento via SP156, acesse o portal ou ligue 156.

Clique aqui agendar atendimento nas unidades do Descomplica SP.

FAZENDA

MUNICIPAL

O Centro de Atendimento da Fazenda Municipal – Praça do Patriarca, 69, Centro – estará fechado na terça-feira, dia 12 de outubro. O atendimento ao público no Centro de Atendimento da Fazenda Municipal é realizado de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, mediante agendamento prévio pelo link.

ESTADUAL

Os postos da Fazenda permanecerão fechados no dia 12 de outubro, voltando a atender a população no dia 13 de outubro.

FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE

Na terça-feira, dia 12 de outubro, apenas o Posto Clínicas manterá expediente, das 8h às 17h. Para mais informações, acesse o site da Fundação Pró-Sangue.

HOSPITAIS VETERINÁRIOS

Os hospitais veterinários das zonas Norte, Leste e Sul estarão fechados no feriado de 12 de outubro.

UNIDADES

  • Unidade Zona Leste: Avenida Salim Farah Maluf, sem número, esquina com a Rua Ulisses Cruz – Tatuapé
  • Unidade Zona Norte: Rua Atílio Piffer, 687 – Casa Verde
  • Unidade Zona Sul: Rua Agostino Togneri, 153 – Jurubatuba

INSS

As agências do INSS não vão abrir na terça-feira, dia 12 de outubro. O atendimento no INSS deve ser agendado antes pelo telefone 135, site ou aplicativo Meu INSS para celular (disponível para iOS e Android). Por esses canais remotos, é possível realizar a grande maioria dos serviços do INSS, sem a necessidade do atendimento presencial.

JUCESP

Na terça-feira, dia 12 de outubro, os postos fecham e os serviços estarão disponíveis nos canais digitais: Institucional e Integrador Estadual.

METRÔ, CPTM E EMTU

CPTM

Na terça-feira, dia 12 de outubro, as sete linhas da CPTM vão operar com grade de intervalos semelhante a de um domingo.

A circulação de trens na Linha 8-Diamante será interrompida no dia 12 de outubro entre as estações Comandante Sampaio e Carapicuíba durante todo o horário comercial (4h à meia-noite), por conta de obras da Prefeitura de Osasco para a construção no viaduto Miguel Costa, que passará sobre via férrea.

Durante o período de interrupção a CPTM acionará o sistema Paese para atender os passageiros que utilizam estas duas estações, além das estações General Miguel Costa e Quitaúna, que estarão fechadas nestes dois dias.

Todos os detalhes sobre a interrupção estão no site da CPTM. Na quarta-feira, dia 13 de outubro, todas as estações da Linha 8-Diamante funcionarão normalmente.

EMTU

Na terça-feira, dia 12 de outubro, todas as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU seguirão a programação horária de domingo. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site da EMTU ou no aplicativo da EMTU, disponível para iOS e Android.

METRÔ

Na terça-feira, dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida, o Metrô programou operação diferenciada na estação Jabaquara da Linha 1-Azul.

Para dar início às obras civis que permitirão a instalação das portas de plataforma nesta estação, haverá interdição de uma das vias durante todo o dia. Durante a interdição, os passageiros serão orientados sobre qual plataforma utilizar para embarque.

Na terça-feira, dia 12 de outubro, as linhas funcionarão normalmente, porém com frota semelhante a de domingo.

VIAQUATRO E VIAMOBILIDADE

As linhas 4-Amarela e 5-Lilás vão funcionar na terça-feira, dia 12 de outubro, com a oferta de trens equivalente a de domingo. As equipes estarão prontas para ajustar a frota se necessário.

BILHETES

Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso na CPTM e no Metrô é em QR Code. O passageiro pode adquirir o Bilhete Digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP, disponível para Android e iOS, ou pelo WhatsApp oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

Outra opção é comprar o bilhete impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito ou nos estabelecimentos comerciais parceiros sinalizados. Quando for em papel, é importante tomar alguns cuidados ao manusear e armazenar os bilhetes que não serão usados imediatamente: não amasse, não dobre e não molhe.

BICICLETAS

Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bicicleta no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

PARQUES

MUNICIPAIS

Os parques municipais estarão abertos com seus horários normais e com todos os protocolos sanitários já existentes. Clique aqui e consulte os horários de funcionamento das unidades.

ESTADUAIS

Para mais informações sobre os parques estaduais, clique aqui.

PAT E BANCO DO POVO

As unidades do Posto de Atendimento ao Trabalhador e do Banco do Povo estarão fechadas no dia 12 de outubro.

PESSOA COM DEFICIÊNCIA

CENTRAL DE LIBRAS

As Centrais de Intermediação em Libras funcionam normalmente. Os equipamentos realizam a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdos no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo.

O serviço é coordenado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SMPED) e destinado às pessoas com deficiência auditiva e surdos usuários de serviços públicos da cidade de São Paulo. Clique aqui para acessar mais informações no site da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

PARAOFICINA MÓVEL

O atendimento não ocorre aos finais de semana e feriados. A iniciativa leva aos bairros da cidade van que conta com serviços gratuitos de manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores. Este serviço é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo e a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e AACD. Clique aqui e confira a agenda para outubro.

POUPATEMPO

Por conta do feriado de Nossa Senhora Aparecida, os postos do Poupatempo em todo Estado de São Paulo estarão fechados na terça-feira, dia 12 de outubro.

Na quarta-feira, dia 13 de outubro, todas as 86 unidades do Poupatempo voltam a funcionar normalmente, no horário habitual e mediante agendamento. Os canais digitais do programa – com mais de 150 opções online, como a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, seguro-desemprego, licenciamento de veículos, carteira de vacinação da Covid-19, entre outros -, estarão à disposição da população mesmo durante o feriado prolongado.

Os atendimentos nos postos do Poupatempo são realizados apenas para serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como os de RG (primeira via e renovação com alteração de dados), transferência interestadual e mudança nas características de veículos, por exemplo. O agendamento, gratuito, pessoal e intransferível, é obrigatório e deve ser feito pelo portal do Poupatempo, aplicativo Poupatempo Digital (iOS e Android) ou ainda nos totens de autoatendimento.

PROCON

O Procon-SP informou que no dia 12 de outubro, as audiências, setor administrativo, Ouvidoria, os postos de atendimento presencial dentro dos Poupatempos Sé, Santo Amaro e Itaquera não funcionarão.

O posto avançado dentro do 8º Distrito Policial do DECAP (Rua Sapucaia, 206 – Brás) volta na quarta-feira, dia 13 de outubro. O Atendimento telefônico pelo telefone 151 está suspenso.

site e o aplicativo (Android e iOS) do Procon-SP funcionam ininterruptamente para consultas e reclamações.

Os Núcleos Regionais da Fundação Procon-SP em Sorocaba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto e São José dos Campos também não funcionarão nestes dias.

RECEITA FEDERAL

Não haverá expediente nas unidades da Receita Federal no dia 12 de outubro por conta da Portaria 430 de 2020, que institui o feriado de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro.

RODÍZIO DE VEÍCULOS

O Rodízio Municipal de Veículos estará suspenso na terça-feira, dia 12 de outubro, em razão do feriado de Nossa Senhora Aparecida.

SABESP

Para serviços emergenciais, a Central de Atendimento Telefônico (195 para Região Metropolitana de São Paulo e Região Bragantina; 195 ou 0800 055 0195 para demais cidades do Interior e Litoral) funciona 24 horas.

O acesso a serviços comerciais (telefone unificado 0800 055 0195) encontra-se indisponível até o dia 12 de outubro devido à implantação do novo sistema comercial da Companhia, que vai trazer melhorias e mais funcionalidade ao atendimento de clientes. A indisponibilidade se estende à Agência Virtual e ao Sabesp Fácil no site da Sabesp e também ao atendimento online e às agências, inclusive as do Poupatempo.

A Ouvidoria (0800 055 0565) não terá atendimento na terça-feira, dia 12 de outubro. O expediente volta ao normal na quarta-feira, dia 13 de outubro, das 8 às 18h.

A Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482) não terá atendimento no feriado.

SAÚDE

MUNICIPAL

Na terça-feira, dia 12 de outubro, algumas unidades da Secretaria Municipal de Saúde terão funcionamento alterado em função do feriado. Clique aqui para saber como será a vacinação durante o feriado.

Estarão abertos e com funcionamento ininterrupto:

  • Hospitais e prontos-socorros
  • Hospitais Dia 24 horas
  • Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24 horas
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)
  • Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD IV Redenção
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192

Atenderão parcialmente:

  • As Assistências Médicas Ambulatoriais 12 horas estarão abertas das 7h às 19h, no dia 12 de outubro.
  • Assistências Médicas Ambulatoriais e Unidades Básicas de Saúde Integradas funcionarão, das 7h às 19h, no dia 12 de outubro, inclusive para a vacinação.
  • Os Centros de Atenção Psicossocial III (Caps III) que atendem 24 horas funcionarão apenas com demandas internas, sem abertura ao público.
  • Hospitais Dia fecham ao público na terça-feira, dia 12 de outubro.

Estarão fechados no dia 12 de outubro:

  • Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
  • Ambulatórios de Especialidade (AE)
  • Centros de Atenção Psicossocial II (Caps II)
  • Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis)
  • As unidades da rede municipal Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids

Além destes equipamentos, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e a Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ) estarão em regime de plantão.

ESTADUAL

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou a dinâmica de funcionamento dos serviços de saúde estaduais durante o feriado. Os hospitais estaduais manterão o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros como nos setores de internação e centros cirúrgicos.

O Centro de Referência ao Idoso Norte (CRI Norte) estará fechado na terça-feira, dia 12 de outubro. O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia na Zona Leste não fará atendimentos no dia 12 e outubro, retomando as atividades na quarta-feira, dia 13 de outubro.

Não haverá agendamentos nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) na terça-feira, dia 12 de outubro, nas seguintes unidades: Barretos, Bourroul, Itu, Jales, Lorena, Mauá, Pariquera-Açu, Praia Grande, Santo André, Santos, São Carlos, São Vicente, São José dos Campos, Santa Fé do Sul, Votuporanga.

As unidades da Farmácia Dose Certa estarão fechadas no feriado de 12 de outubro. As Farmácias de Medicamentos Especializados, conhecidas popularmente como as de “alto custo”, não terão expediente no feriado.

SPTRANS

Clique aqui e confira o funcionamento dos postos de atendimento da SPTrans e da frota de ônibus municipais no dia 12 de outubro.

SUBPREFEITURAS

As praças de atendimento das Subprefeituras fecham na terça-feira, dia 12 de outubro.

VERDE E MEIO AMBIENTE

Os viveiros municipais permanecem com as visitações suspensas, por conta da pandemia da Covid-19.

O Planetário do Carmo será reaberto na terça-feira, dia 12 de outubro de 2021, com uma programação especial para o Dia das Crianças. Para consultar a programação, clique aqui.

Os serviços da Divisão de Fauna Silvestre funcionarão normalmente das 8h às 12h. Antes de encaminhar qualquer animal para atendimento veterinário no Parque Anhanguera, é muito importante que o munícipe entre em contato com os técnicos (biólogos e veterinários) da Divisão de Fauna pelo WhatsApp (11) 96715-5424. Nesse contato telefônico, os profissionais fornecerão informações sobre:

  • Como prestar os primeiros cuidados;
  • Qual a melhor forma de transportá-lo;
  • Se necessário, solicitar uma viatura para o serviço de resgate da Guarda Civil Municipal Ambiental, pelo telefone 153

LEIA TAMBÉM

  • O que abre e fecha em Guarulhos no feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida
  • O que abre e fecha em Diadema no feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida
  • O que abre e fecha em Campinas no feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida
  • O que abre e fecha em São Caetano do Sul no feriado de Nossa Senhora Aparecida
  • O que abre e fecha em São Bernardo do Campo no feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa no TwitterInstagram e Facebook e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana.

Deixe seu comentário