Obras da Linha 6-Laranja devem gerar 9 mil empregos durante a execução

A previsão é que as obras sejam finalizadas e a linha entregue ao Governo do Estado de São Paulo em 2025. Ao total, o percurso terá 15 quilômetros de extensão e deverá ligar a Zona Norte à região central, transportando cerca de 630 mil passageiros por dia

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Perdizes Linha 6
Canteiro de obras da futura estação Perdizes (Foto: Divulgação/Linha Uni)

Considerado o maior projeto de infraestrutura em andamento no Brasil e na América Latina, com investimentos de R$ 15 bilhões, as obras da Linha 6-Laranja de metrô geram expectativas entre os passageiros de transportes públicos. Isso porque, após concluída, a nova linha promete interligar a Zona Norte à região central de São Paulo, transportando, em média, 630 mil passageiros por dia.

Com 15,3 quilômetros de extensão, o percurso vai conectar a Brasilândia à estação São Joaquim da Linha 1-Azul do Metrô, no Centro de São Paulo, e contará com 15 estações, inclusive com algumas delas fazendo a integração com quatro outras linhas do Metrô e da CPTM. A construção, operação e manutenção da linha são de responsabilidade da Acciona, grupo espanhol que lidera a concessionária “Linha Universidade Participações“, que adquiriu do consórcio Move São Paulo os direitos da Parceria Público-Privada (PPP), junto ao Governo do Estado de São Paulo, para a condução do projeto.

“Atualmente, as obras contam com 19 frentes de trabalho simultâneas, incluindo as futuras estações Perdizes, PUC-Cardoso de Almeida e SESC Pompeia, bem como os túneis de ventilação e saídas de emergência (VSEs) Sara de Souza e Pacaembu. Em agosto, foi iniciada também a montagem da tuneladora que escavará o trajeto no sentido sul, processo que deve ser iniciado em dezembro deste ano. Além dela, há outra tuneladora que realizará o mesmo trabalho, no sentido norte do percurso”, diz o diretor da Acciona no Brasil, André De Ângelo.

O executivo acrescenta que foi iniciado o túnel de conexão do Pátio Morro Grande com a futura estação Brasilândia, além da implantação do canteiro de obras para a estação que fará a ligação com a Linha 4-Amarela, a Higienópolis-Mackenzie. “Além disso, a Acciona já iniciou as escavações das estações Brasilândia, Itaberaba e Vila Cardoso (as únicas que faltavam no trecho norte), junto com as paradas João Paulo e Freguesia do Ó. A previsão é que as obras sejam finalizadas e entregues em 2025”, acrescenta.

Um dos fatores que geram mais expectativa no projeto é a quantidade de empregos que ele deve proporcionar. “A previsão é que sejam gerados 9 mil empregos diretos e indiretos até o final das obras. Desse total, já foram preenchidas mais de 2 mil vagas até agora”, afirma De Ângelo.

Outro fator que cria perspectivas é oferecer à população uma opção mais ágil de transporte público para bairros afastados da cidade, que, atualmente, só contam com os ônibus como alternativa de locomoção. Após concluída, a Linha 6-Laranja fará um trajeto entre a região norte e o centro da capital paulista com apenas 23 minutos de duração – percurso que, hoje, é feito em, aproximadamente, uma hora e meia de ônibus, segundo o diretor da Acciona.

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