Transporte coletivo de Sorocaba ganha 16 ônibus tecnológicos zero quilômetro

26
City Sorocaba
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, anunciou a operacionalização de mais 16 ônibus tecnológicos zero quilômetro, para reforçar o transporte público da cidade, sobretudo nos horários de pico, em linhas das zonas Oeste e Leste da cidade. Os novos veículos fazem parte da frota da empresa City Transporte e dispõem de recursos de tecnologia.

“A cada dia, temos melhorado, mais e mais, a qualidade do transporte público em Sorocaba. Somente neste ano, já são 105 ônibus zero quilômetro entregues e rodando, incluindo estes 16 de hoje”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, que esteve no Terminal Santo Antônio, na manhã de sexta-feira, dia 3 de setembro de 2021, para vistoriar os veículos, que começam a operar a partir de segunda-feira, dia 6 de setembro.

“Com mais esse reforço em qualidade, a frota do transporte público de Sorocaba vai se renovando e modernizando cada vez mais”, disse o secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico, Carlos Eduardo Paschoini.

Dos 16 novos ônibus tecnológicos, quatro são modelos articulados e os outros 12 são do tipo “padron”, equipados com revestimento antiviral. Todos têm área para acomodação de cadeiras de rodas, Wi-Fi, carregador USB e sistema de ar-condicionado. Também atendem às normas de acessibilidade vigentes, contendo rampa e elevador na porta central; itinerário digital superior, inferior e lateral; iluminação interna e externa em LED e GPS para monitoramento da operação.

Os novos veículos têm chassi Mercedes Benz, carroceria Caio Apache VIP e estão equipados com motores modelo Euro V – Fase 7, que são menos poluentes. Esses ônibus serão usados nas linhas:

  • 30 Brigadeiro Tobias;
  • 40 Vila Jardini;
  • 52 Cidade Universitária;
  • 60 Ouro Fino;
  • 65 Campolim;
  • 73 Júlio de Mesquita Filho;
  • 77 Canta Bárbara.

Frota de ônibus

Atualmente, o sistema de transporte público em Sorocaba conta com 367 ônibus, sendo 169 da empresa City Transporte. Já, somados os 16 novos carros, a City Transporte acumula 65 veículos zero quilômetro apresentados desde o início da operação da empresa na cidade, o que corresponde a 42% de sua frota rodante.

A Urbes tem promovido, desde o início do ano, a ampliação da frota de ônibus e do número de viagens diárias, nos horários de pico e entrepico, para evitar aglomerações. Desde janeiro, foram realizadas alterações em 68,4% das 117 linhas em operação, criando 36.138 viagens, o que representa um acréscimo de 22%.

“A iniciativa faz parte da proposta de ampliação gradual e melhoria da frota, a partir do levantamento diário da demanda de passageiros, feito pela Urbes, com base no aumento da demanda e na disponibilidade financeira”, aponta o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim.

Antiviral

O transporte público de Sorocaba passa a contar com 23 ônibus equipados internamente com proteção antiviral e antibacteriana, inclusive contra a Covid-19. Quatro deles começaram a operar em janeiro e outros 11, em maio. Trata-se da primeira cidade da região a operar com ônibus equipados com esse tipo de tecnologia.

Bancos, balaústres, corrimãos e catracas dos veículos são revestidos com o tecido com fios de poliamida, combinados com outros compostos químicos que impedem microorganismos de se alojarem nas peças. O material consegue inativar o vírus responsável pela Covid-19, em até 1 minuto. A ação é uma parceria da Urbes com a empresa ChromaLíquido Soluções Tecnológicas e não gera custos à municipalidade.

“O uso desse revestimento é uma medida de segurança a mais para os passageiros, contra a Covid-19. Apesar disso, é fundamental que o usuário continue fazendo uso de máscara protetora e álcool em gel, no dia a dia”, complementou o diretor-presidente da Urbes.

Deixe seu comentário