SPTrans leva ônibus à escola durante Semana da Mobilidade

Ação faz parte do programa Andar de Ônibus em SP e incentiva uso do transporte público

52
Escola Concept
Foto: Divulgação/SPTrans

Como parte da Semana da Mobilidade 2021, a SPTrans promoveu mais uma edição do programa “Andar de Ônibus em SP”, no dia 23 de setembro. Desta vez, 250 alunos da Escola Concept, situada na Zona Sul da cidade, participaram da ação que contou com exibição de um vídeo, palestra sobre o sistema de transporte e a visita a um coletivo estacionado na unidade escolar.

Os alunos do Ensino Fundamental foram divididos em turmas e assistiram a um vídeo sobre como traçar o trajeto até o Terminal Pinheiros, a partir de uma pesquisa no site da SPTrans, com detalhes sobre a viagem e curiosidades sobre o transporte público. Em seguida, as crianças interagiram com as equipes da SPTrans por meio de perguntas após explicações sobre onde a identidade visual, Bilhete Único e o prefixo dos ônibus, integração com outros modais e segurança no trânsito.

O coletivo estacionado no pátio da escola foi alvo de curiosidade para os alunos que foram desafiados a localizarem o validador, o botão de acionamento de parada e assentos preferenciais. Por fim, cada um recebeu uma cartilha da SPTrans com jogos e informações sobre o transporte apresentadas de forma lúdica, reforçando os conceitos do respeito ao próximo e como viajar com segurança no transporte público.

A realização do programa na Escola Concept teve início após a atividade de um aluno. O estudante do segundo ano A, escolheu os motoristas de ônibus para homenagear durante um trabalho sobre os heróis da Covid-19. Ele escreveu uma carta e fez um desenho agradecendo o empenho desses profissionais que não pararam de trabalhar mesmo na pandemia. O material foi entregue por uma funcionária da escola a um operador do sistema municipal que, emocionado, compartilhou com os colegas e a empresa. Ao tomar conhecimento, a SPTrans articulou a promoção do evento na escola para que todas as crianças aprendessem mais sobre o transporte por ônibus na capital.

O aluno se engajou desde o começo com o projeto, motivou os outros alunos e se admirou com o resultado. “Fiquei surpreso que o motorista pegou (a carta) e mais surpreso que veio todo mundo”, disse o estudante. Empolgado com a participação no projeto, ele entrou no coletivo, assistiu a explicação sobre o transporte e salientou o ponto que considerou mais importante: “Fico feliz em aprender sobre regras de segurança para ninguém se machucar. Existem as regras para nos proteger”.

A coordenadora de Marketing da Escola Concept, Camila Icassatti, foi quem viabilizou a realização do programa “Andar de Ônibus em SP” pela escola. Ela explicou que os alunos vêm trabalhando o tema Sustentabilidade e o evento fez uma conexão da parte teórica trabalhada em sala de aula com a aproximação da realidade do mundo. “Queremos que a criança entenda o poder de mudança dela e que esse poder não precisa nascer de algo grande, mas de uma ação localizada para ter um impacto global”, comentou ela.

Deixe seu comentário