Semana Nacional do Trânsito: EMTU faz simulação com motoristas de ônibus no lugar de ciclistas

Evento realizado nesta quarta-feira, dia 22 de setembro de 2021, oferece ações educativas para conscientizar sobre segurança e responsabilidade no trânsito

69
Linha 032 Miracatiba
Foto: Eduardo Ribeiro/Ônibus Brasil

Na Semana da Mobilidade, a EMTU e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos promovem nesta quarta-feira, dia 22 de setembro de 2021, Dia Mundial sem Carro, um evento com diversas atividades educativas voltadas a incentivar um trânsito mais respeitoso e seguro. As ações fazem parte da Semana Nacional do Trânsito, estabelecida anualmente pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que em 2021 definiu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas”.

As ações serão realizadas das 10h às 14h no Mirante do Parque Villa Lobos, na Zona Oeste da capital paulista, e visa mostrar a importância de uma relação responsável entre motoristas de ônibus, ciclistas, motociclistas e pedestres e alertar sobre os cuidados necessários para diminuir riscos de acidentes.

O início das atividades será com uma pedalada partindo da estação Cidade Olímpia, às 9h, pela ciclovia da CPTM. Em seguida, o grupo de ciclistas irá até a estação Villa Lobos-Jaguaré e caminhará até o evento, no Mirante do Parque Villa Lobos.

Em uma das atrações, os motoristas de ônibus vão ter papel invertido e passarão por uma simulação em bicicletas ergométricas, enquanto ônibus ultrapassam ao lado, para sentirem a insegurança do ciclista no trânsito da cidade, especialmente quando não é respeitada a distância segura de 1,5 metros entre o veículo e o ciclista.

“A proposta neste evento é se colocar no lugar do próximo e despertar um comportamento responsável, paciente e gentil para uma mobilidade mais segura. Por meio de ações educativas, buscamos reforçar a importância da boa convivência no trânsito para proteger vidas”, explica Marco Antônio Assalve, diretor presidente da EMTU.

Através de esquetes, atores da Cia. Sopa de Comédia vão interagir com os participantes e orientar, de forma lúdica e divertida, sobre atitudes conscientes e os cuidados no trânsito. Com um ônibus cenográfico, as apresentações teatrais trazem mensagens sobre a importância do uso do transporte coletivo para diminuir o número de veículos nas ruas (um ônibus reduz 45 carros) e colaborar com o meio ambiente. A intervenção também reforça temas como a fragilidade do pedestre, o respeito à sinalização, atenção ao ponto cego e a consciência na direção.

Situações de risco serão representadas em um cenário de trânsito montado com maquete e peças em miniaturas. A atividade vai chamar a atenção do público para os conceitos de segurança para pedestres, alerta de semáforos e travessia na faixa.

Uma blitz educativa do Sest Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) conscientizará motoristas de ônibus sobre prevenção de acidentes e cuidados com a saúde, com o objetivo de disseminar informações essenciais em busca de um trânsito mais seguro. A abordagem conta com orientações, apresentação de vídeos, ginástica laboral e distribuição de brindes.

No dia do evento, será inaugurada a exposição de fotografias EMTU – OLHAR METROPOLITANO, resultado de um concurso realizado para conhecer o olhar dos passageiros sobre a rede de transportes intermunicipal. Entre 264 fotos participantes, 18 foram selecionadas para compor a exposição, a qual ficará disponível ao público em terminais da EMTU após o evento.

Além dos parceiros que participam das ações, o evento é realizado com o apoio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), Metrô e das concessionárias Unileste, Metra, Intervias, Internorte e Anhanguera.

Evento – Semana Nacional do Trânsito

  • Data: 22 de setembro de 2021
  • Horário: 10h às 14h
  • Local: Parque Villa Lobos (Mirante, ao lado da biblioteca)

Deixe seu comentário