Motoristas e ciclistas trocam de papéis na Semana da Mobilidade

Intenção é promover a empatia e o respeito entre os modais de transporte

99
Número de passageiros Coronavírus Motoristas de ônibus Ônibus Provas do Enem SPTrans
Foto: Grasieli Souza/SPTrans

Como parte da programação da Semana da Mobilidade 2021, a SPTrans promove a ação Inversão de papéis, nesta quarta-feira, dia 21 de setembro de 2021, a partir das 10h, na garagem da empresa Ambiental, no Tatuapé. Na ocasião, motoristas de ônibus do Sistema Municipal de Transporte Coletivo vão trocar de lugar com ciclistas da cidade, sendo trabalhado o tema deste ano que é “Conviva com Respeito”.

Em um primeiro momento, motoristas e ciclistas participarão de uma roda de conversa intermediada pela SPTrans. O encontro vai proporcionar a troca de experiências necessária para incentivar a melhor convivência cotidiana entre os grupos.

A parte prática virá em seguida com a inversão de papéis. Os motoristas de coletivos subirão em bicicletas enquanto um ônibus articulado, conduzido por um instrutor, passará ao lado simulando uma experiência real de trânsito. Em contrapartida, os ciclistas irão sentar no lugar do motorista do ônibus para vivenciarem a dificuldade em que esses profissionais possuem de enxergar os chamados pontos cegos, áreas onde não há plena visibilidade.

A ação é realizada pela SPTrans desde 2017 a fim de ressaltar a importância de haver harmonia entre os modais de transporte da cidade, por meio da experiência de enxergar a realidade sob a perspectiva do outro, estimulando a empatia e o respeito.

Serviço

Evento: Inversão de Papéis – Motoristas de ônibus e ciclistas
Data: Terça-feira, dia 21 de setembro
Horário: 10h
Local: Garagem Ambiental (Tatuapé) – Rua Nestor de Barros, 289 – Tatuapé

Deixe seu comentário