O que abre e fecha em São Paulo no feriado prolongado de 7 de setembro

6000
São Paulo O que abre e fecha
Centro de São Paulo (Foto: Wilfredor/CC0 1.0)

Em função do feriado prolongado da Independência do Brasil, diversos serviços estaduais, municipais e particulares em São Paulo estarão fechados e outros terão alteração na grade de funcionamento. Confira neste post o levantamento feito pelo Mobilidade Sampa do que abre e fecha em São Paulo e programe-se.

O QUE ABRE E FECHA EM SÃO PAULO NO FERIADO PROLONGADO

ABASTECIMENTO

As feiras-livres funcionam normalmente.

MERCADOS MUNICIPAIS

EquipamentoHorários do dia 6 de setembroHorários do dia 7 de setembro
Paulistano (Mercadão)6h às 18h6h às 16h
Kinjo Yamato3h às 15h3h às 15h
Doutor Américo Sugai (São Miguel Paulista)9h às 18hFechado
Central de Abastecimento Leste (Imperador)7h às 18h7h às 13h
Emydio de Barros (Penha)Fechado8h às 13h
Antônio Meneghini (Vila Formosa)8h às 19h8h às 13h
Leonor Quadros (Guaianases)Fechado8h às 14h
Sapopemba8h às 18h8h às 13h
Teotônio Vilela8h às 19h8h às 13h
José Gomes de Moraes Neto (Ipiranga)Fechado8h às 13h
Pirituba7h às 20h7h às 18h
Rinaldo Rivetti (Lapa)8h às 18hFechado
João Pedro de Carvalho Neto (Pinheiros)8h às 18h8h às 15h
Waldemar Costa Filho (Tucuruvi)Fechado8h às 13h
Central de Abastecimento Pátio Pari4h às 20h4h às 20h

SACOLÕES MUNICIPAIS

EquipamentoHorários do dia 6 de setembroHorários do dia 7 de setembro
Doutor Américo Sugai (São Miguel)9h às 18hFechado
Cidade Tiradentes8h às 19h8h às 15h
Piraporinha8h às 19h7h às 14h
Cohab Adventista7h às 21h158h às 14h15
Jaraguá8h às 17h8h às 17h
Lapa8h às 18h8h às 13h
Jaguaré7h às 18h7h às 13h
João Moura (Pinheiros)8h às 18h8h às 18h
Butantã7h às 20h7h às 13h30
Rio Pequeno8h às 19h8h às 14h
Estrada do Sabão7h às 19h7h às 14h
Freguesia do Ó7h às 20h7h às 15h
City Jaraguá8h às 19h8h às 19h
Avanhandava7h às 22h7h às 17h
Bela Vista7h às 19h7h às 14h
Brigadeiro7h às 18h7h às 18h

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Abertos: Serviço de Acolhimento Institucional Para Crianças e Adolescentes (SAICA), Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Centros de Acolhida, Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS), Núcleos de Convivência para População de Rua, Repúblicas, Casa Lar, Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), Residência Inclusiva e Serviço de Alimentação Domiciliar para a Pessoa Idosa.

Fechados: Supervisão de Assistência Social (SAS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP), Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico (NPJ), Centro para Criança e Adolescente (CCA), Centro para Juventude (CJ), Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP), Núcleo de Convivência do Idoso (NCI), Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPD), Centro Dia para Idosos (CDI), Centro de Referência da Cidadania do Idoso (CRECI), Circo Escola, Serviço de Assistência Social à Família (SASF), Centro de Convivência Intergeracional (CCInter), Centro de Defesa e de Convivência da Mulher (CDCM), Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPVV), Serviço de Medida Socioeducativa em Meio Aberto (MSE-MA), Restaurante Escola e as sedes da Família Acolhedora.

BANCOS

Na segunda-feira, dia 6 de setembro, os bancos abrem normalmente, com exceção dos locais em que haja algum feriado municipal.

Na terça-feira, dia 7 de setembro (feriado nacional), os bancos não abrem. Neste dia, funcionarão apenas as áreas de autoatendimento dos caixas eletrônicos que ficarão disponíveis aos clientes, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

As contas de consumo como água, energia e telefone, e demais boletos com vencimento no dia 7 de setembro podem ser pagos no dia seguinte sem acréscimos.

BOM PRATO

A Secretaria de Desenvolvimento Social informa que os restaurantes da rede Bom Prato que abrirem de sábado e domingo também abrirão nos feriados. São eles: Brás, Campos Elíseos, Guaianases, Lapa, Santana, São Mateus e Vinte e Cinco de Março.

CDHU

Nos dias 6 e 7 de setembro não haverá expediente na CDHU.

CORREIOS

Confira o funcionamento das agências dos Correios no feriado prolongado:

  • Segunda-feira, dia 6 de setembro: As agências funcionarão normalmente;
  • Terça-feira, dia 7 de setembro: As agências permanecerão fechadas;
  • Quarta-feira, dia 8 de setembro: Funcionamento normal.

COVID-19 – VACINAÇÃO

Para maiores informações sobre a vacinação contra a Covid-19 na capital paulista, acesse a página Vacina Sampa.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO

Trabalho: As unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) estarão fechadas neste feriado, retomando o atendimento a partir de quarta-feira, dia 8 de setembro.

Turismo: As Centrais de Informação Turística não vão realizar atendimentos.

DETRAN

As Ciretrans de todo o Estado de São Paulo estarão fechadas para atendimento ao público na segunda-feira, dia 6 de setembro e terça-feira, dia 7 de setembro, em razão do feriado nacional, assim como as 85 unidades que ficam dentro dos postos Poupatempo. As unidades do Poupatempo voltam a atender presencialmente na quarta-feira, dia 8 de setembro, exceto em Itaquaquecetuba, Pindamonhangaba, Salto e Santos, onde atendimento será retomado na quinta-feira, dia 9 de setembro, após feriados municipais. Em todos os postos o agendamento é obrigatório e realizado pelo portal do Poupatempo e pelo aplicativo Poupatempo Digital (iOS e Android).

É importante ressaltar que o Detran.SP disponibiliza atualmente 76 serviços digitais, que podem ser realizados totalmente on-line. Entre as principais opções estão a renovação simplificada e segunda via de Carteira Nacional de Habilitação, licenciamento de veículos, transferência, registro e liberação de veículo, consulta de multas e de pontuação na Carteira Nacional de Habilitação, entre outros. O objetivo é oferecer ao cidadão, tecnologia e soluções inovadoras que tragam comodidade e autonomia.

Os endereços e horários de funcionamento das Ciretrans podem ser consultados no site do Detran.SP.

ECOPONTOS

As unidades funcionam de segunda a sábado das 6h às 22h e aos domingos e feriados das 6h às 18h. Consulte aqui as regras e os endereços.

EDUCAÇÃO

MUNICIPAL

Os equipamentos da Secretaria Municipal de Educação estarão fechados.

ENEL

Devido ao feriado nacional na terça-feira, dia 7 de setembro, as lojas de atendimento presencial da Enel Distribuição São Paulo nos 24 municípios da sua área de concessão estarão fechadas, retornando às atividades na quarta-feira, dia 8 de setembro. Na segunda-feira, dia 6 de setembro, o expediente será normal, das 8h30 às 16h30.

Apesar das lojas não funcionarem, os clientes terão à disposição os demais canais de atendimento para registrarem as suas solicitações. Os consumidores podem entrar em contato com a companhia por meio da Agência Virtual, do aplicativo Enel SP, disponível gratuitamente para iOS e Android, do WhatsApp Elena (21) 99601-9608 e do Call Center (0800 72 72 120 – atendimento comercial – e 0800 72 72 196 – atendimento emergencial).

Prestação de serviço 24 horas:

  • Central de Atendimento Comercial (0800 72 72 120): Consulta de débito, segunda via de conta, religação, pedido de novas ligações, débito automático, oscilação de voltagem, consumo elevado e suspensão do fornecimento de energia.
  • Central de Atendimento de Emergência (0800 72 72 196): Informações sobre falta de energia, casos de fios partidos, postes ou problemas na rede de distribuição.
  • Os clientes podem ainda falar com a Enel SP por meio do WhatsApp, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608. A atendente virtual Elena atende e oferece serviços como falta de energia, consulta de débitos e envio de segunda via da conta, além de tirar dúvidas sobre as perguntas mais frequentes.

ESPORTES

Os Centros Esportivos funcionarão neste feriado seguindo o horário oficial de fim de semana e feriados. Confira aqui o horário de cada unidade.

FAB LAB LIVRE SP, TELECENTROS, DESCOMPLICA

Os Telecentros, as unidades da rede FAB LAB LIVRE SP e as unidades do Descomplica SP permanecerão fechados.

SERVIÇOS DIGITAIS

Para solicitar serviços, o cidadão poderá optar pelos canais do SP156, por meio do telefone 156, do aplicativo (Android e iOS) ou do site que possui mais de 500 opções digitais.

FAZENDA

ESTADUAL

Os postos da Fazenda permanecerão fechados nos dias 6 e 7 de setembro, voltando a atender a população na quarta-feira, dia 8 de setembro.

MUNICIPAL

O Centro de Atendimento da Fazenda Municipal, localizado na Praça do Patriarca, 69, no Centro, estará fechado na segunda-feira, dia 6 de setembro e na terça-feira, dia 7 de setembro. O atendimento ao público no Centro de Atendimento da Fazenda Municipal é realizado de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, mediante agendamento prévio pela internet.

FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE

Na segunda-feira, dia 6 de setembro, os postos de doação da Fundação Pró-Sangue estarão funcionando, exceto o posto de Barueri, que estará fechado. Na terça-feira, dia 7 de setembro, apenas o Posto Clínicas manterá expediente, das 8h às 17h. Para mais informações, acesse o site da Fundação Pró-Sangue.

HOSPITAIS VETERINÁRIOS

Os Hospitais veterinários das Zonas Norte, Leste e Sul estarão fechados na segunda-feira, dia 6 de setembro e na terça-feira, dia 7 de setembro, retomando o atendimento na quarta-feira, dia 8 de setembro, com triagem para os atendimentos de urgência e emergência disponível a partir das 6h30. Todos os cuidados individuais devem ser adotados durante o atendimento, como uso de máscara e álcool em gel, distanciamento social e, principalmente, evitar aglomerações.

Unidades:

  • Unidade Zona Leste: Avenida Salim Farah Maluf, sem número, esquina com a Rua Ulisses Cruz – Tatuapé
  • Unidade Zona Norte: Rua Atílio Piffer, 687 – Casa Verde
  • Unidade Zona Sul: Rua Agostino Togneri, 153 – Jurubatuba

A Coordenadora de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) atenderá apenas demandas internas.

INSS

As agências do INSS na capital paulista vão atender normalmente na segunda-feira, dia 6 de setembro, fechando na terça-feira, dia 7 de setembro. Mesmo quando há legislação local que muda o expediente de repartições estaduais ou municipais, o atendimento do INSS não é alterado, por se tratar de órgão público federal.

As unidades do INSS funcionam de segunda a sexta-feira e somente com agendamento durante a pandemia. O agendamento deve ser feito pelos canais remotos (telefone 135, site ou aplicativo Meu INSS, disponível para iOS e Android).

Atualmente, a maioria dos serviços do INSS pode ser realizada por esses canais, sem que a pessoa precise ir a uma unidade do INSS.

JUCESP

Na segunda, dia 6 de setembro e terça-feira, dia 7 de setembro, os postos fecham e os serviços estarão disponíveis nos canais digitais: Institucional e Integrador Estadual.

METRÔ, CPTM E EMTU

CPTM

Na segunda-feira, dia 6 de setembro, as sete linhas da CPTM vão operar com oferta de trens semelhante a de um sábado. Na terça-feira, dia 7 de setembro, a circulação será equivalente a um domingo.

EMTU

Na terça-feira, dia 7 de setembro, as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba e Litoral Norte seguirão a programação horária de domingo.

Já as linhas que atendem a Baixada Santista terão na terça-feira, dia 7 de setembro, a operação equivalente à programação dos sábados.

Na segunda-feira, dia 6 de setembro, a operação será de dia útil normal em todas as regiões metropolitanas. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site ou no aplicativo da EMTU, disponível para iOS e Android.

METRÔ

As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô vão ter operação normal de dia útil durante toda a segunda-feira, dia 6 de setembro. Na terça-feira, dia 7 de setembro, a operação será também de dia útil em todas as linhas, com reforço na Linha 2-Verde.

VIAQUATRO E VIAMOBILIDADE

Nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás, a oferta de trens desde o início da operação de terça-feira, dia 7 de setembro, será equivalente à de um domingo e a oferta de trens será ajustada ao longo do dia, de acordo com a demanda de passageiros. Na segunda-feira, dia 6 de setembro, operação de dia útil.

BICICLETAS

Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade.

Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bicicleta no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

PARQUES

ESTADUAIS

Para mais informações sobre os parques estaduais, clique aqui.

MUNICIPAIS

Os parques municipais estarão abertos. Clique aqui e consulte os horários de funcionamento das unidades.

PAT E BANCO DO POVO

As unidades do Postos de Atendimento ao Trabalhador e do Banco do Povo estarão fechadas nos dias 6 e 7 de setembro.

POUPATEMPO

Por conta do feriado prolongado, os postos do Poupatempo em todo o Estado de São Paulo estarão fechados na segunda-feira, dia 6 de setembro e terça-feira, dia 7 de setembro. Na quarta-feira, dia 8 de setembro, as 85 unidades voltarão a funcionar normalmente, no horário habitual e mediante agendamento pelo portal, aplicativo (iOS e Android) ou totens. Os canais digitais do programa estarão à disposição dos cidadãos mesmo durante o feriado prolongado.

Os atendimentos nos postos do Poupatempo são realizados apenas para os serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como os de RG (primeira via e renovação com alteração de dados), transferência interestadual e mudança nas características de veículos, por exemplo.

Importante: o agendamento, pessoal e intransferível é obrigatório e deve ser feito pelo portal, aplicativo Poupatempo Digital (iOS e Android) ou ainda nos totens de autoatendimento. O Poupatempo mantém o reforço nos protocolos sanitários para a segurança de todos, como o uso de máscaras e distanciamento social.

Pelos canais digitais estão disponíveis, com conforto, segurança e autonomia mais de 140 opções de serviços on-line, como a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, seguro-desemprego, licenciamento de veículos, carteira de vacinação da Covid-19, entre outros.

PROCON

O Procon-SP informou que nos dias 6 e 7 de setembro (segunda e terça-feira) as audiências, setor administrativo, Ouvidoria, postos de atendimento presencial dentro dos Poupatempos Sé, Santo Amaro e Itaquera e posto avançado dentro do 8º Distrito Policial do DECAP (Rua Sapucaia, 206 – Brás) não funcionarão.

O Atendimento telefônico (151) está suspenso.

O site e o aplicativo (Android e iOS) do Procon-SP funcionam ininterruptamente para consultas e reclamações.

Os Núcleos Regionais da Fundação Procon-SP em Sorocaba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto e São José dos Campos também não funcionarão nesta data.

RECEITA FEDERAL

Por conta do feriado nacional, conforme consta na Portaria 430 de 2020, não haverá expediente nas Agências e Centros de Atendimento da Receita Federal no País na terça-feira, dia 7 de setembro.

Na segunda-feira, dia 6 de setembro, o expediente será normal aqui na capital paulista, exceto no posto localizado dentro do Poupatempo, já que o Poupatempo estará fechado na segunda-feira.

RODÍZIO DE VEÍCULOS

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito e da Companhia de Engenharia de Tráfego, suspendeu o Rodízio Municipal de Veículos para automóveis na segunda-feira, dia 6 de setembro. Já o rodízio para caminhões estará mantido.

Na segunda-feira, dia 6 de setembro, não estarão liberadas as demais restrições existentes na cidade. A Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados. Também não estarão liberadas as vagas de Zona Azul e as faixas exclusivas de ônibus.

Na quarta-feira, dia 8 de setembro, o Rodízio Municipal será retomado normalmente, para veículos com placas finais 5 e 6, das 7h às 10h e das 17h às 20h.

SABESP

Para serviços emergenciais, a Central de Atendimento Telefônico (195 para Região Metropolitana de São Paulo e Região Bragantina; 195 ou 0800 055 0195 para demais cidades do interior e litoral) funciona 24 horas. Na Agência Virtual e no Sabesp Fácil o atendimento também é 24 horas, todos os dias, no site da Sabesp, assim como no aplicativo Sabesp Mobile (Android e iOS). Em ambos é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços.

Para os serviços comerciais (telefone unificado 0800 055 0195), não haverá expediente no feriado de terça-feira, dia 7 de setembro. Na segunda-feira, dia 6 de setembro, o serviço estará disponível das 7h às 21h.

Também não haverá atendimento on-line do chat no domingo, dia 5 de setembro e terça-feira, dia 7 de setembro. Mas o serviço funcionará normalmente no sábado, dia 4 de setembro, das 8h às 16h, e segunda-feira, dia 6 de setembro, das 8h às 21h.

Os postos da Sabesp nas unidades do Poupatempo (Capital, Grande São Paulo, Guarujá, Praia Grande, Santos, São Vicente e São José dos Campos) estarão fechados na terça-feira, dia 7 de setembro e na segunda-feira, dia 6 de setembro. Apenas no sábado, dia 4 de setembro, haverá atendimento nas unidades do Poupatempo.

O atendimento volta na quarta-feira, dia 8 de setembro, no horário normal de cada unidade. É importante esclarecer que todos os serviços do Poupatempo, incluindo os dos postos da Sabesp, são realizados somente com agendamento prévio de data e horário pelo portal ou no aplicativo Poupatempo Digital (iOS e Android).

A Ouvidoria (0800 055 0565) não terá atendimento na terça-feira, dia 7 de setembro, bem como na data anterior, segunda-feira, dia 6 de setembro. Os atendimentos retornam na quarta-feira, dia 8 de setembro, das 8 às 18h.

A Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482) não terá atendimento no feriado, mas estará disponível na segunda-feira, dia 6 de setembro, das 8h às 18h.

SAÚDE

ESTADUAL

Durante o feriado prolongado, os hospitais estaduais manterão o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros como nos setores de internação e centros cirúrgicos.

As unidades da Farmácia Dose Certa manterão o expediente habitual na segunda-feira, dia 6 de setembro, mas estarão fechadas no feriado. Algumas Farmácias de Medicamentos Especializados, conhecidas popularmente como as de “alto custo” estarão em funcionamento somente na segunda-feira (veja relação abaixo), retomando o expediente a partir de quarta-feira, dia 8 de setembro.

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), o Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) na zona Leste atenderão em horário habitual na segunda-feira e programaram suas atividades sem agendamentos na terça-feira.

Farmácias de Medicamentos Especializados que atenderão na segunda-feira, dia 6 de setembro:

  • São José do Rio Preto: 7h às 17h
  • Bauru: 7h às 16h
  • FMUSP: 8h às 17h
  • Guarulhos: 7h às 17h
  • Maria Zélia: 7h às 19h
  • Campinas – Setembrino: 7h às 17h
  • Mogi das Cruzes: 7h às 19h

MUNICIPAL

A Secretaria Municipal da Saúde informou que, na segunda e terça-feira, dias 6 e 7 de setembro, respectivamente, algumas unidades na capital paulista terão funcionamento alterado em função do feriado prolongado da Independência. A Secretaria Municipal da Saúde ressalta que a campanha de vacinação contra a Covid-19 será suspensa temporariamente, no dia 7 de setembro.

Estarão abertos e com funcionamento ininterrupto:

  • Hospitais e prontos-socorros;
  • Hospitais Dia 24 horas;
  • Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24 horas;
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
  • Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD IV Redenção;
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192.

Atenderão parcialmente:

  • As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abrirão na segunda-feira, dia 6 de setembro, somente para vacinação, das 8h às 17h.
  • As Assistências Médicas Ambulatoriais 12 horas estarão abertas das 7h às 19h. Já as Assistências Médicas Ambulatoriais e Unidades Básicas de Saúde Integradas funcionarão, das 7h às 19h, apenas com pronto atendimento na parte que corresponde à Assistência Médica Ambulatorial e para a vacinação contra a Covid-19, na segunda-feira, dia 6 de setembro
  • Os Centros de Atenção Psicossocial III (Caps III) que atendem 24 horas funcionarão apenas com demandas internas, sem abertura ao público.
  • Hospitais Dia atendem normalmente na segunda-feira, dia 6 de setembro e fecham ao público na terça-feira, dia 7 de setembro.

Estarão fechados nos dias 6 e 7 de setembro:

  • Ambulatórios de Especialidades (AE);
  • Centros de Atenção Psicossocial II (Caps II);
  • Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis);
  • As unidades da rede municipal Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids.

Além destes equipamentos, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e a Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ) estarão em regime de plantão.

SPTRANS

Na terça-feira, dia 7 de setembro, os postos de atendimento aos usuários Comum, Vale-Transporte, Estudante e Professor localizados nos terminais de ônibus e estações de transferência funcionarão normalmente, das 6h às 22h. Os postos Metrô Jabaquara, Santana e loja Augusta estarão fechados. Já na segunda-feira, dia 6 de setembro, que antecede o feriado, o funcionamento será normal em todos os postos e loja de atendimento.

Mesmo nos horários em que os postos estão fechados, a compra de créditos pode ser feita via aplicativo, máquinas de autoatendimento, rede credenciada, Lotéricas e Banco do Brasil. Os horários de funcionamento podem ser consultados no site da SPTrans.

OPERAÇÃO DOS ÔNIBUS

A circulação dos ônibus na terça-feira, dia 7 de setembro, será equivalente à frota de sábado. Na segunda-feira, dia 6 de setembro, a frota correspondente será a de um dia útil.

SUBPREFEITURAS

As praças de atendimento das Subprefeituras fecham na segunda-feira, dia 6 de setembro e terça-feira, dia 7 de setembro.

URBANISMO E LICENCIAMENTO

A Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento estará fechada na segunda-feira, dia 6 de setembro e na terça-feira, dia 7 de setembro. Clique aqui e saiba mais sobre o funcionamento e serviços de atendimento da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento.

VERDE E MEIO AMBIENTE

A Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz e o Planetário do Carmo estarão fechados. Já o Planetário do Ibirapuera estará aberto.

O serviço do Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres permanecerá ativo para o tratamento e reabilitação. Quanto ao recebimento de animais pelos munícipes, o local estará fechado na segunda-feira, dia 6 de setembro, funcionando apenas para apreensões da Guarda Civil Metropolitana. Na terça-feira, dia 7 de setembro, estará aberto para o recebimento de animais das 8h às 12h.

Antes de encaminhar qualquer animal para atendimento veterinário no Parque Anhanguera, é muito importante que o munícipe entre em contato com os técnicos (biólogos e veterinários) da Divisão de Fauna pelo WhatsApp (11) 96715-5424 das 8h às 16h.

Nesse contato telefônico, os profissionais fornecerão informações sobre:

  • Como prestar os primeiros cuidados;
  • Qual a melhor forma de transportá-lo;
  • Se necessário, solicitar uma viatura para o serviço de resgate da Guarda Civil Municipal Ambiental, pelo telefone 153.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa no TwitterInstagram e Facebook e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana.

Deixe seu comentário