Número de passageiros transportados no país cresce 38% em julho

Aeroportos de Guarulhos, Brasília e de Campinas registraram as maiores movimentações no período

31
Em julho, mais de 5,8 milhões de pessoas voaram pelo país (Foto: Gustavo Messina/Ministério do Turismo)

Mais de 5,8 milhões de pessoas voaram pelo país em julho deste ano. É o que aponta um levantamento realizado mensalmente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), divulgado no dia 31 de agosto de 2021. O resultado representa alta de cerca de 38% comparado a junho, quando mais de 4,2 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos brasileiros. Além disso, o número é o segundo melhor do ano, atrás apenas do mês de janeiro, que registrou 6,09 milhões de pessoas transportadas.

A pesquisa trouxe, ainda, os aeroportos com maior movimentação no período. Assim como junho, Guarulhos liderou a lista, com mais de 2,1 milhões de passageiros no terminal. Subindo uma posição em relação a junho, o de Brasília aparece em segundo, com 934,7 mil. Já o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, desceu uma posição e ficou em terceiro, com 883,4 mil.

Em relação às taxas de crescimento na movimentação de pessoas em julho, o levantamento apontou que os terminais de Congonhas, de Fortaleza e de Salvador apresentaram percentuais de alta no número de passageiros, com 66,4%, 62,5% e 44% respectivamente.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a alta é reflexo do avanço da vacinação no país, que resultou no melhor mês para o turismo brasileiro. “Tivemos alta nas taxas hoteleiras, número de empregos, vendas de pacotes turísticos e agora estamos vendo um bom índice no número de passageiros viajando pelo país. Isso foi impactado diretamente pelo número de vacinados no Brasil, que tem atingido bom alcance e garantido a segurança sanitária do país”, disse.

Outro índice que cresceu no mês de julho foi a malha aérea doméstica. Por dia, foram registrados uma média de 1.624 partidas. A quantidade de voos é 42,5% maior do que o anotado em junho. O índice é o maior desde janeiro de 2021, quando houve 1.798 voos por dia. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), com base nos dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

MAIS CRESCIMENTO

Outro dado, agora divulgado pela Aena Brasil, administradora de aeroportos no nordeste do Brasil, destaca a alta de 648% no fluxo de passageiros no mês de julho no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió. Segundo eles, mais de 197 mil pessoas passaram terminal no período. Atualmente, o aeroporto conta com 22 voos diários e diretos ligando Alagoas aos principais aeroportos do país.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Deixe seu comentário