Na Semana Nacional do Trânsito, Mogi das Cruzes registra redução de 33% nas mortes no trânsito

28
Foto: Divulgação/Prefeitura de Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes registrou queda de 33,3% no número de mortes em acidentes de trânsito nas vias municipais nos oito primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados divulgados pelo sistema Infosiga, do Governo do Estado de São Paulo, registram 18 óbitos nas ruas e avenidas da cidade, o menor índice das vias sob jurisdição da Prefeitura de Mogi das Cruzes desde que o levantamento passou a ser feito, em 2015.

Ainda de acordo com o sistema Infosiga, o índice registrado neste ano também é 33,3% menor que o de 2019. Comparando-se com os dos períodos anteriores, ele é 37,9% inferior ao de 2018, 25% menor que o de 2017, 55% menor que o de 2016 e 47% inferior ao de 2015.

“A Prefeitura vem fortalecendo as ações de educação para o trânsito e segurança viária, que englobam trabalhos de engenharia de tráfego, sinalização e fiscalização. A queda de um terço no número de mortes em vias municipais, que são as que a Prefeitura tem governança, além de mostrar o resultado deste trabalho, significa principalmente salvar vidas”, afirmou a secretária municipal de Transportes, Cristiane Ayres, lembrando que a diminuição deste tipo de ocorrência também impacta positivamente na utilização de equipamentos de saúde.

Ela lembra ainda que Mogi das Cruzes possui a maior frota de veículos e a maior malha viária do Alto Tietê. Além disso, a cidade é polo econômico regional, recebendo a circulação de veículos de outros municípios que vem acessar o comércio, os estabelecimentos de serviços, além de trabalhar e estudar.

“Estas características fazem com que o trânsito de Mogi das Cruzes tenha características diferentes das outras cidades da região. Para enfrentar os desafios da mobilidade urbana e da segurança viária, a Prefeitura vem valorizando as ações de conscientização e educação, análises técnicas e a utilização de tecnologia para a elaboração de projetos e levantamentos”, explicou a secretária.

Outra ação importante que vem sendo realizada pela administração municipal é a criação do Observatório de Segurança Viária do Município de Mogi das Cruzes, que reunirá representantes de secretarias e órgãos que atuam diretamente na prevenção e atendimento a ocorrências de trânsito.

Semana Nacional do Trânsito

A Prefeitura de Mogi das Cruzes preparou uma programação especial de ações voltadas à educação e à conscientização sobre segurança viária para marcar a Semana Nacional do Trânsito. Nesta quarta-feira, dia 22 de setembro de 2021, será realizada a ação Pedal com Crianças, que comemora o Dia Mundial sem Carro. A atividade atenderá os pequenos de 6 a 10 anos e ocorrerá na Avenida Cívica, das 14h às 17h. Além das orientações sobre a utilização da bicicleta e da atividade recreativa e de conscientização também serão distribuídos pipoca e algodão-doce para os participantes.

As ações voltadas aos ciclistas continuam na quinta-feira, dia 23 de setembro, quando será realizada a palestra “Vá de bike com segurança”. A ação ocorrerá das 19h às 20h, no auditório do prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Outro destaque da programação ocorre no sábado, dia 25 de setembro, com a “Vistoria Veicular: Segurança Viária, a responsabilidade é de todos”, uma ação que reúne prestação de serviços à população e conscientização, com a participação da iniciativa privada. A atividade acontecerá na Avenida Cívica, das 9h às 13h. Profissionais especializados verificarão itens de segurança dos veículos. Além disso, os motoristas que participarem também poderão ganhar brindes e descontos oferecidos pelas concessionárias.

Está prevista a participação de representantes das revendedoras das marcas Audi, Toyota, Jipe, Volvo, Caoa Chery, Citroen, Fiat, Hyundai, Kia, Peugeot, Renault e Volkswagen.

Mais informações sobre as ações da Semana Nacional do Trânsito e de Educação para o trânsito em Mogi das Cruzes podem ser obtidas pelo telefone (11) 4798-5142.

Deixe seu comentário