Campanha nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás alerta para os impactos negativos da poluição do ar na vida das crianças

Semana da Mobilidade 2021 e Dia Mundial sem Carro estimulam reflexão sobre o tema; iniciativa pretende engajar pais e mães em ações contra crise climática

82
Poluição do ar
Imagem de Free-Photos por Pixabay

Portas internas de um trem da ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, receberam adesivos com mensagens alertando para o impacto da poluição do ar na rotina das crianças. A iniciativa ganha um novo impulso nesses dias por conta de duas celebrações: a Semana da Mobilidade 2021, que ocorre até 25 de setembro, e do Dia Mundial sem Carro, comemorado nesta quarta-feira, dia 22 de setembro. Nessas datas, são realizadas atividades em defesa do meio ambiente, em busca de um mundo menos poluído. Além das portas, os passageiros também podem ver a campanha nos 1.446 monitores de vídeos dos trens e estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, da ViaMobilidade.

Dado da Organização das Nações Unidas de 2010 aponta que a poluição do ar, proveniente de várias fontes, mata 7 milhões de pessoas por ano no mundo e causa problemas de saúde diversos, como asma e doenças cardíacas. Segundo a organização, 93% das crianças do mundo respiram um ar com níveis de poluição acima do recomendado.

“Livre para brincar lá fora” tem como proposta mostrar que uma vida ao ar livre, sem poluição, é muito mais saudável. Para engajar pais, mães e responsáveis, o Instituto Alana e a Parents for Future lançaram em julho a #LivreParaBrincarLáFora (FreeToPlayOutside), uma campanha global de conscientização para tornar a poluição do ar mais visível para todos.

“A solução está em pararmos o problema na fonte, ou seja, nos escapamentos, chaminés e queimas de onde saem a maioria desses poluentes. Esperamos, com essa iniciativa, chamar a atenção sobre a urgência de construir um mundo no qual as crianças possam respirar ar limpo”, alerta JP Amaral, coordenador do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana.

“A campanha integra uma série de ações que ViaQuatro e a ViaMobilidade realizam como forma de colaborar para uma vida com mais qualidade para todos, indo além de transportar pessoas com segurança e conforto”, completa Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade das concessionárias.

A ação, que pode ser acompanhada até o dia 18 de outubro, foi desenvolvida pela Purpose Campaigns, uma agência comprometida com estratégias de mobilização pública para chamar atenção sobre causas globais.

Serviço

Campanha “Livre para brincar lá fora”: até o dia 18 de outubro, na Linha 4-Amarela (portas adesivadas e monitores de vídeo) e na Linha 5-Lilás (nos monitores de vídeo)

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Sobre a Purpose

O foco de atuação da Purpose é o desenvolvimento de campanhas e estratégias de mobilização pública a partir da criação de novas narrativas para mobilizar audiências por causas globais baseadas em uma perspectiva local. Além disso, realiza parcerias com ativistas, organizações sociais, empresas e entidades filantrópicas pioneiras no Brasil e ao redor do mundo. Os escritórios da Purpose estão em seis regiões chave: São Paulo, Nova York, Londres, Nairóbi, Sidney e Nova Delhi.

Deixe seu comentário