Metrô realiza workshop para discutir a mobilidade urbana

173
Ônibus São Paulo

Foto de Bruno Henrique no Pexels

O Metrô de São Paulo e o Centro Universitário FEI vão promover a partir de segunda-feira, dia 23 de agosto de 2021, o Workshop para criação conjunta de um Observatório de Mobilidade Urbana de São Paulo, que vai envolver as principais empresas locais do setor, agentes internacionais e entidades de interesse para discutir o cenário atual da mobilidade, auxiliando na formação de políticas estratégicas que podem contribuir com melhorias.

Serão quatro encontros virtuais, sempre das 14h às 17h nos dias 23, 25 e 30 de agosto, e em 1º de setembro, onde os participantes vão reunir percepções do ambiente e o funcionamento desse observatório, para conceber de forma colaborativa os produtos que podem nascer do projeto, ajudando com soluções e serviços que podem trazer mais conforto e rapidez no deslocamento da população pelo espaço urbano.

Além do Metrô e da FEI, o MobiLAB (da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) vai participar trazendo a visão da indústria de mobilidade e o LabCidade (da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), com os pontos do cidadão para enriquecer o projeto. Também haverá representantes da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e SPTrans (São Paulo Transporte), além dos observatórios de mobilidade urbana de Paris, México, Buenos Aires e Bogotá, da UITP (União Internacional dos Transportes) e das plataformas de mobilidade e tecnologia Uber e Moovit.

“Nossa preocupação vai além de transportar as pessoas com segurança e rapidez. Por isso pensamos na mobilidade de forma integrada, olhando todos os elementos e atores do setor para juntos definirmos estratégias de atuação e melhorias para o cidadão”, ressalta Silvani Pereira, presidente do Metrô de São Paulo.

Esse workshop foi inspirado em iniciativas internacionais similares e vai ocorrer com a formação de quatro grupos de trabalho, que serão conduzidos pelos professores do Centro Universitário FEI, com os seguintes temas: Produtos e Serviços; Relacionamentos e Parcerias; Plataforma e Governança.

Ao final, será produzido um relatório propositivo que poderá auxiliar nas diretrizes para a construção do observatório na região macro metropolitana de São Paulo.

Parceiro das Melhores Práticas na Mobilidade

A realização do workshop para a criação coletiva do Observatório da Mobilidade, é mais uma das ações do Metrô em prol das melhores práticas que auxiliem na mobilidade urbana.

Tradicionalmente inovador, o Metrô é responsável pela elaboração da Pesquisa Origem Destino, a maior pesquisa de mobilidade do país, que fornece os principais dados para a elaboração das políticas públicas de transporte, mobilidade e logística na região Metropolitana de São Paulo.

A empresa também é responsável pela operação de 69,7 quilômetros em quatro diferentes linhas de metrô, movidos à energia limpa e que colaboram com o meio ambiente evitando a emissão de milhares de toneladas de gases do efeito estufa. Essa rede é estruturante na Grande São Paulo, transportando milhões de pessoas diariamente, sendo um dos principais ativos que contribui com a melhora da mobilidade.

Deixe seu comentário