Inovação propicia crescimento dos pagamentos com cartão de crédito e débito no transporte público de Jundiaí

Usuários do transporte público de Jundiaí têm utilizado cada vez mais uma tecnologia que agiliza o pagamento da passagem de ônibus: o sistema por cartão de crédito e débito, presente em 100% da frota do transporte público em Jundiaí

98
Pagamento Jundiaí
O pagamento por aproximação é feito na mesma leitora usada para outros cartões, como o Bilhete Único (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A tecnologia embarcada de pagamento teve início na cidade de Jundiaí no fim de 2020. Em dezembro, o sistema de transporte público registrou 2.990 pagamentos do tipo. Em julho deste ano, a quantidade de pagamentos saltou para aproximadamente 12 mil. A cidade foi a primeira da América Latina a ter o serviço em 100% de sua frota.

O pagamento por aproximação é feito na mesma leitora usada para outros cartões, como o Bilhete Único. E é possível fazer a viagem com cartões de qualquer bandeira. As mais utilizadas são Mastercard (65%), Visa (22%) e Maestro (9%). Os dados são da Transurb (Transportes Urbanos de Jundiaí).

“Cada vez mais estamos usando o conceito de Cidade Inteligente, que utiliza diversas tecnologias integradas ao serviço público para prestar melhores serviços e facilitar a vida das pessoas”, explica o gestor de Governo e Finanças da Prefeitura de Jundiaí, José Antônio Parimoschi. “Esse projeto foi desenvolvido durante quatro anos. Os equipamentos instalados nos ônibus da cidade trazem o que há de mais avançado no mundo em termos de tecnologia.”

Segundo o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz, o pagamento com cartão também contribui à diminuição do contato entre pessoas e com o dinheiro, reduzindo as chances de contaminação neste período de pandemia do coronavírus. “Ganhamos em agilidade, praticidade e, com a pandemia, ajudamos a reduzir riscos de contaminação. Além disso, é muito mais seguro.”

A inovação é resultado de parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, a MasterCard, as concessionárias do transporte público, a Transurb e a Prodata Mobility. Em entrevista recente ao site TechniBus, a diretora de desenvolvimento de negócios da Mastercard, Fernanda Caraballo, citou Jundiaí e lembrou que esse sistema de pagamento é uma “alternativa para os moradores das cidades e também para os turistas, já que os cartões emitidos fora do país também são aceitos”. “Nossa expectativa é que seja apenas uma questão de tempo para que, muito em breve, esses novos métodos de pagamento sejam uma realidade em todos os lugares nos quais são realizadas transações – e isso inclui o transporte público.”

Deixe seu comentário