Unidades do Sesc São Paulo e Aromeiazero oferecem incentivo para propostas de inovação social com bicicleta

180
Bicicleta Foco
Imagem de daschorsch por Pixabay

Dentro do projeto “Territórios do Comum” do Sesc São Paulo, como forma de promover o uso da bicicleta na região central da cidade, acontecerá uma maratona de inovação social e criatividade denominada Bike-a-thon: Território Centro.

Idealizada pelo Instituto Aromeiazero e realizada pelo Sesc São Paulo, por meio das unidades 24 de Maio, Bom Retiro, Carmo, Consolação, Florêncio de Abreu e Parque Dom Pedro II, a ação propõe o desenvolvimento de projetos criativos, inovadores e com impacto social, que utilizem a bicicleta e que tenham o centro da maior metrópole do país como espaço para sua efetivação.

Poderão participar da maratona, ONGs e coletivos, iniciativas que atuem com acessibilidade e pessoas com deficiência, lideranças comunitárias, ciclistas e cicloativistas, pequenos empreendedores, pesquisadores, educadores e estudantes, urbanistas, desenhistas, pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos e não governamentais.

É necessário residir ou ter uma profunda ligação com o Centro de São Paulo, sendo que a Bike-a-thon – Território Centro considera como Centro de São Paulo os seguintes distritos: Pari, Brás, Mooca, Bom Retiro, República, Santa Cecília, Consolação, Bela Vista, Liberdade, Sé, Cambuci, Barra Funda e Perdizes.

Serão selecionadas 20 propostas para participar da imersão com mentorias sobre: Cicloturismo, Impacto Socioambiental e Protocolos de Segurança Sanitária contra a Covid-19; Modelos de Sustentabilidade Financeira; e Gestão Financeira; e as 10 ideias vencedoras receberão um incentivo no valor de R$ 4 mil cada para serem desenvolvidas.

A equipe do Instituto Aromeiazero acompanhará as iniciativas, que terão dois meses para o desenvolvimento do projeto.

E tem mais, ao longo do mês de agosto acontecem bate-papos online nos canais do YouTube do Sesc Carmo, Sesc Consolação e Sesc Parque Dom Pedro II com o intuito de preparar e inspirar as pessoas a se inscreverem na maratona:

As inscrições estão abertas aqui e se encerram no dia 1º de setembro de 2021.

O edital está disponível no site do Aromeiazero.

Bike Inscrições

Sobre o Aromeiazero

O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. Os projetos contam com patrocínio de empresas e pessoas físicas, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações em periferias e comunidades vulneráveis. Desde 2011, as iniciativas do Aro promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis.

Deixe seu comentário