ClickBus completa 8 anos celebrando a alta digitalização do setor e prevê crescimento acima de 2019

Após turbulência no turismo em decorrência da pandemia, plataforma segue crescendo e vê cenário promissor para os próximos meses

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Planalto Ônibus
Foto: Carlos Oliveira

A ClickBus, plataforma líder em venda online de passagens rodoviárias, celebra oito anos em agosto, e em grande estilo. A startup criada em 2013 vem apresentando um crescimento ano após ano desde o seu lançamento. Até o final de 2019, a empresa tinha uma taxa de crescimento anual de 146%. Com o impacto do Covid-19 em sua operação em 2020, a taxa CAGR da empresa ficou em 125%. Apesar disso, em 2021, com a retomada do setor, a ClickBus teve um aumento em volume de vendas de 18,3% apenas no primeiro semestre deste ano em comparação com o segundo semestre de 2020.

“Todo o mundo foi impactado pela pandemia e com a gente não seria diferente, ainda mais estando diretamente ligados ao turismo, mercado fortemente atingido. Tivemos uma pequena retração de 2019 para 2020, mas conseguimos nos adaptar. Seguimos fortes e cada vez mais preparados para o que está por vir”, afirma Phillip Klien, CEO da ClickBus. Apesar das dificuldades durante o auge da pandemia, a empresa soube se posicionar e prezar pela segurança daqueles que de fato precisavam viajar, se mantendo estável durante a crise do setor rodoviário.

Ao longo dos seus oito anos de operação, a ClickBus já transportou mais de 25 milhões de passageiros e revolucionou o turismo brasileiro, sendo uma das grandes responsáveis pela digitalização do setor rodoviário. “Como uma empresa de tecnologia, durante esse período, focamos em aperfeiçoar ainda mais o serviço de compra de passagens totalmente digitalizado, oferecendo a melhor opção para uma compra e embarque sem filas”, conta Klien.

No início das atividades, apenas 1% das passagens rodoviárias eram compradas online, hoje, esse número chega a mais de 20%. “Uma das nossas grandes metas como empresa é educar o público a adotar o formato digital cada vez mais, crescendo esta porcentagem. Nesse quesito, a pandemia foi uma boa motivadora, pois a penetração do online antes da crise era ainda de 12%”, afirma o CEO. A companhia também registrou um aumento de 65% na emissão de tíquetes por meio do aplicativo em relação a 2019.

Completando seu 8° ano de existência, a ClickBus se vê em um cenário positivo. Segundo o executivo, “Esperamos ter um resultado maior do que o obtido em 2019, ano pré-pandemia, quando tivemos um crescimento de 46% em relação ao ano anterior”. Além das expectativas positivas para os negócios, a empresa também espera aumentar ainda mais a equipe. Neste primeiro semestre, foram mais de 50 novos colaboradores para diversas áreas, além da chegada de dois executivos C-Level para ampliar e evoluir ainda mais o negócio.

Aprimorar ainda mais as funcionalidades da nossa plataforma, trazer mais valor para as viações e proporcionar melhores experiências aos consumidores são pontos-chave para a ClickBus seguir liderando o setor. “Queremos manter a nossa posição no mercado e também ampliar os nossos serviços tanto para ajudar o setor a desenvolver ainda mais esse mercado quanto para que cada vez mais pessoas possam viajar de uma forma segura, inteligente e fácil, além de conhecermos melhor nossos clientes e conseguirmos ser cada vez mais assertivos nas nossas ofertas”, finaliza Klein.

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