Ciclovia Novo Rio Pinheiros passa a funcionar até meia-noite

A partir desta terça-feira, dia 17 de agosto de 2021, entrada será permitida das 5h30 até as 23h; Projeto piloto irá identificar público e adequações necessárias para atender melhor aos ciclistas

1266
Ciclofaixa Rio Pinheiros
Foto: Divulgação/Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A partir desta terça-feira, dia 17 de agosto de 2021, a Ciclovia Novo Rio Pinheiros passará a funcionar até a meia-noite no trecho iluminado entre a região da Ponte Estaiada e da Ponte do Jaguaré, com entrada permitida das 5h30 às 23h. O novo horário é um projeto piloto, com duração de aproximadamente 30 dias, para entender o perfil do público que pedala no período noturno e fazer as adaptações necessárias para melhor atender quem usa o espaço.

Para os ciclistas que irão frequentar a Ciclovia após às 18h30, antes do primeiro acesso, será necessário preencher um cadastro no site Ciclo Amigos. Ao final do preenchimento, será gerado um cartão de acesso em arquivo PDF, que poderá ser impresso ou salvo em qualquer dispositivo móvel, e deverá ser apresentado na entrada. Nesse horário, e até às 23h, o acesso poderá ser feito somente pela Passarela Parque do Povo, Passarela da estação Vila Olímpia e Ponte Cidade Universitária.

“Ao longo do último ano, conseguimos transformar a Ciclovia Novo Rio Pinheiros em um lugar atraente e interessante para quem pedala durante o dia. Com essa nova iniciativa, vamos ampliar a capacidade de uso da pista, atraindo mais ciclistas e atendendo melhor às necessidades de todos”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

Desde o início do mês, a Ciclovia Novo Rio Pinheiros conta com iluminação em um trecho de dez quilômetros, entre a região da Ponte Estaiada e a Ponte do Jaguaré, numa parceria feita com a iniciativa privada. A Enel Distribuição São Paulo e a Enel X instalaram o sistema de iluminação da Ciclovia, com 390 pontos de iluminação LED e tecnologia Smart Lighting, que permite o gerenciamento do sistema de forma remota, e garantindo mais segurança aos ciclistas para pedalar à noite.

A gestão da Ciclovia foi transferida para a iniciativa privada em março do ano passado. Desde então, foram feitas diversas melhorias, como recapeamento e pintura da pista, sinalização, limpeza e jardinagem. Os ciclistas ganharam pontos de apoio com banheiro e bebedouro, além de novos cafés, vending machines e até chuveiros distribuídos ao longo do percurso.

Sobre a Ciclovia Novo Rio Pinheiros

Com 21,5 quilômetros de extensão numa área pertencente à CPTM, ao longo da Linha 9-Esmeralda e às margens do rio Pinheiros, a ciclovia tem atraído cerca de 100 mil ciclistas por mês. Por meio de um chamamento público, o Governo do Estado de São Paulo transferiu a gestão da área para a iniciativa privada em março de 2020. A Farah Service assumiu os trabalhos de recuperação e obteve o direito de explorar a Ciclovia.

Serviço

A pista está aberta a partir desta terça-feira, dia 17 de agosto, diariamente entre 5h30 e meia-noite, no trecho iluminado entre a região da Ponte Estaiada e da Ponte do Jaguaré, com entrada permitida até as 23h, pelas passarelas do Parque do Povo, da estação Vila Olímpia e pela Ponte Cidade Universitária.

Das 5h30 até as 18h30, a Ciclovia pode ser acessada por sete pontos diferentes localizados na Rua Miguel Yunes, entre as estações Jurubatuba e Autódromo, Estação Jurubatuba, Passarela da Estação Vila Olímpia, Estação Santo Amaro, Passarela Parque do Povo, Ponte João Dias e Ponte Cidade Universitária.

Lembrando que são encontrados animais de hábitos noturnos ao longo da Ciclovia, principalmente as capivaras, o que implicará em redobrada atenção do ciclista e velocidade máxima de 20 km/h, para evitar acidentes.

Deixe seu comentário