Arteris Fernão Dias completa o 13º aniversário da operação da BR-381

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Arteris Fernão Dias
Foto: Divulgação/Arteris Fernão Dias

Em agosto de 2021, a concessionária Arteris Fernão Dias completa 13 anos do início da operação da BR-381, trecho que vai de Contagem (Minas Gerais) a Guarulhos (São Paulo). A concessionária chega ao seu 13º aniversário com motivos para comemorar. Ao longo desses anos houve queda em 52% o índice de fatalidades por acidente ao longo do trecho concedido. Resultado alcançado devido aos investimentos em engenharia, com foco na segurança viária e ações socioeducativas.

“Os dados positivos são reflexo do compromisso assumido pela Companhia em melhorar as condições da rodovia e, principalmente, resguardar vidas. Nosso trabalho é contínuo, assim como nossa busca por resultados cada vez mais relevantes”, afirma a Diretora de Operações, Márcia Fragoso Soares.

Em 13 anos, foram mais de 1,9 milhão de atendimentos a usuários em pista e cerca de 162 mil atendimentos clínicos realizados pela equipe de socorro médico da concessionária. Além do apoio para socorro mecânico a mais de 950 mil veículos.

Foco em pessoas

Desde o início da concessão, a Arteris Fernão Dias desenvolve atividades com foco nos usuários e comunidades às margens da rodovia. Sistematicamente, a concessionária realiza uma série de campanhas direcionadas a pedestres e aos diversos tipos de condutores, como Passarela Viva, Viva Ciclista e Tô de Cinto, Tô Seguro. Outros bons exemplos são as ações voltadas aos motoristas de veículos pesados, como Serra Segura, e o programa Viva Caminhoneiro.

Dentre as diversas iniciativas da empresa, ainda está o Projeto Escola. O programa atende a 54 instituições de ensino de 31 cidades ao longo da Fernão Dias, capacitou cerca de 1.700 professores e envolveu mais 26 mil alunos do de escolas públicas.

Investimentos e melhorias

A Arteris Fernão Dias investiu mais de R$ 2,3 bilhões na rodovia. Dentre as melhorias, estão a construção de 88 quilômetros de faixas adicionais e 40 quilômetros de vias marginais, além da implantação de mais de 600 mil metros de dispositivos de proteção e segurança, tais como defensas metálicas e barreiras de concreto.

Também foram construídas 53 novas passarelas e instaladas cerca de nove mil lâmpadas a LED. Entre as obras ainda estão os trevos em desnível com alças em pista dupla, a conclusão do Contorno de Betim, a conclusão de nove trevos inacabados na época da duplicação da rodovia e a implantação da passagem inferior no quilômetro 477, em Contagem.

Em trechos sinuosos, a concessionária instalou linhas de estímulo à redução de velocidade, pórticos com luminosos piscantes e placas de advertência que alertam sobre curvas, declive, entre outros, além de radares em pontos estratégicos. Há ainda o apoio do Grupo Estratégico para Redução de Acidentes, o Gerar, que reúne diferentes profissionais que estudam e sugerem ações para ampliar a segurança na rodovia.

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