Ribeirão Pires ganha Circuito Itinerante de Mobilidade

Equipamento personalizado será utilizado no trabalho de Educação para o Trânsito na rede municipal e, futuramente, em eventos da cidade

176
Circuito Mobilidade
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ribeirão Pires

As crianças de Ribeirão Pires podem comemorar, porque desde o final de junho, a cidade conta com um novo equipamento de Educação para o Trânsito: o Circuito Itinerante de Mobilidade (Cimob). Personalizado com pontos famosos da Estância Turística do Grande ABC, a novidade é fruto de convênio com o Governo do Estado de São Paulo dentro do programa Respeito à Vida.

Estruturado de forma inflável, o circuito conta com representações de vias em três eixos temáticos: pedestre, ciclista e automóvel. Dessa forma, crianças de 2 a 12 anos poderão aprender mais sobre práticas seguras enquanto pedestres e motoristas, dentro da proposta municipal que é garantir ações de educação no trânsito desde a base.

Junto ao equipamento, a Prefeitura de Ribeirão Pires também recebeu 12 motocicletas elétricas infantis, voltadas para crianças de três a seis anos. Para crianças mais velhas, a atividade pode ser realizada com bicicletas – a Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e Defesa Civil já possui 22 bicicletas voltadas para esse tipo de ação educativa.

Segundo o coordenador do projeto de Educação para o Trânsito de Ribeirão Pires, Fábio Leme, o novo equipamento inflável entrará como importante reforço nas atividades com os alunos da rede. “Como a estrutura é itinerante, nossa ideia é conseguir atender todas as escolas da cidade, além da possibilidade de estarmos em espaços públicos”, explicou.

Ainda segundo Fábio, essa ação com as crianças é importante porque estas se tornam replicadores do conhecimento. “Além de estarmos falando sobre segurança no trânsito para futuros condutores, sabemos que essa criança leva o que aprendeu para os pais, mães e familiares. Dessa forma, nós construímos um trânsito mais seguro no futuro, mas também atingimos os condutores e pedestres do presente”, declarou.

Com o Circuito Itinerante de Mobilidade, ações como respeitar o sinal vermelho, atravessar sempre na faixa de pedestres, conhecimento de placas de trânsito e respeito ao ciclista, entre outros conhecimentos, são colocados em prática – o que ajuda as crianças a fixarem o que estão aprendendo.

Deixe seu comentário