Linha 3-Vermelha terá operação diferenciada neste domingo, dia 4

2219
Estação República Vazia Metrô
Estação República da Linha 3-Vermelha do Metrô às 18h40 (Foto: Diário da CPTM)

Neste domingo, dia 4 de julho de 2021, o trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e Penha, na Linha 3-Vermelha do Metrô, passará por obras de modernização e os passageiros serão atendidos pelos ônibus gratuitos do sistema Paese.

O trecho fechado inclui as estações Penha, Vila Matilde, Guilhermina-Esperança, Patriarca, Artur Alvim e Corinthians-Itaquera. A medida é necessária para a instalação de equipamentos do novo sistema de controle de trens (CBTC).

A partir da estação Carrão a circulação dos trens será normal até Palmeiras-Barra Funda. Como opção de transporte, além dos ônibus do Paese, os passageiros também terão a Linha 11-Coral da CPTM como alternativa ao trecho fechado. Essa linha passa por Corinthians-Itaquera e permite a transferência gratuita para o Metrô nas estações Tatuapé e Brás (Linha 3-Vermelha) ou na estação Luz (Linha 1-Azul).

A mudança do sistema de controle e movimentação dos trens (CBTC) faz parte dos investimentos do Metrô para melhorar a circulação e regularidade dos trens nas linhas 1-Azul (também em instalação), 3-Vermelha e 2-Verde. Nesta última o sistema já está em funcionamento.

Com o CBTC em operação, é possível diminuir a distância entre as composições, reduzindo o intervalo entre eles e permitindo a circulação de mais trens simultaneamente.

Ônibus do sistema Paese

A SPTrans informou que o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) será ativado das 4h de domingo, dia 4 de julho, à 1h de segunda-feira, dia 5 de julho, entre as estações Corinthians-Itaquera e Penha da Linha 3-Vermelha.

Para garantir o deslocamento aos passageiros será implantado a linha especial Metrô Itaquera – Metrô Penha, que irá operar com um total de 26 veículos articulados, sendo que 13 veículos iniciarão o atendimento a partir do Metrô Penha e os outros 13 veículos no Metrô Itaquera, conforme solicitação do Metrô que pode solicitar a inclusão ou retirada dos ônibus em operação.

A orientação aos passageiros será feita pela equipe do Metrô, que indicará o local de embarque nas estações e atuará também no monitoramento da operação.

Além da linha especial Metrô Itaquera – Metrô Penha haverá o apoio de quatro linhas que atendem o trecho entre as estações, com itinerários pelas Rua Doutor Luís Aires e as avenidas Conde de Frontin, Águia de Haia e Antônio Estevão de Carvalho. São elas:

  • 4310/10 Estação de Transferência Itaquera – Terminal Parque Dom Pedro II
  • 3539/10 Cidade Tiradentes – Metrô Bresser
  • 407P/10 Terminal Cidade Tiradentes – Metrô Tatuapé
  • 3686/21 Jardim São Paulo – Metrô Vila Matilde

Conheça o itinerário da linha especial:

Ida: Terminal Metrô Itaquera – Plataforma D, Rua Engenheiro Sidney Aparecido de Moraes, Rua Doutor Luís Aires, Avenida Antônio Estêvão de Carvalho, Praça Divinolândia, Rua Paraisópolis, Rua Astorga, Praça Nossa Senhora da Anunciação, Avenida Antônio Estêvão de Carvalho, Avenida Doutor Bernardino Brito Fonseca de Carvalho, Avenida General Lamartine, Rua Joaquim Marra, Viaduto Vila Matilde, Rua Cumai, Rua Evans, Rua Alvinópolis – Metrô Penha.

Volta: Metrô Penha – Rua Alvinópolis, Praça Benjamin Schalch, Rua Cairo, Avenida Doutor Orêncio Vidigal, Rua Demini, Rua Celina, Viaduto Dona Matilde, acesso, Avenida Conde de Frontim, Avenida Antônio Estêvão de Carvalho, Praça Nossa Senhora da Anunciação, Rua Astorga, Rua Lavras, Praça São Domingos do Prata, Avenida Alterosa, Praça Divinolândia, Avenida Antônio Estêvão de Carvalho, Rua Doutor Luís Aires, Acesso à Entrada 1, Terminal Metrô Itaquera – Plataforma D.

Mobilidade Sampa

Siga o Mobilidade Sampa no Twitter, Instagram e Facebook e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana.

Deixe seu comentário