E-commerce sem fronteiras: b8one e Tristar criam operação para ajudar empresas brasileiras a vender no exterior

Serviço inédito no país visa globalizar o e-commerce impulsionando a exportação de marcas do varejo nacional para os Estados Unidos e a Europa, através de parceria entre empresa de tecnologia e grupo de serviços aeroportuários. Empresário brasileiro precisaria contratar cerca de seis empresas atualmente para fazer seu produto sair do país. Com a iniciativa, os produtos chegarão em até 10 dias ao consumidor final

136
Comércio Aeroportos
Foto: Divulgação

A b8one – laboratório de soluções digitais focado em e-commerce e uma das empresas de tecnologia que mais crescem no país – e a Tristar – grupo global de serviços aeroportuários – se uniram para ajudar empresas brasileiras a ganharem mercado nos Estados Unidos e na Europa através do comércio eletrônico. A iniciativa é inédita no Brasil e visa facilitar o processo de exportação de grandes marcas do varejo, levando os produtos nacionais ao consumidor final com segurança e eficiência. Inicialmente, o projeto contempla aeroportos em São Paulo, Recife, Salvador e Belo Horizonte. Já são cerca de 12 empresas interessadas e os primeiros serviços devem rodar este mês.

“Globalizar o e-commerce deixou de ser uma opção e se tornou uma questão de sobrevivência. E o momento não poderia ser mais propício, por conta do câmbio. O projeto veio para desmistificar a ideia de que a exportação é um bicho de sete cabeças para o empresário brasileiro. As marcas que cresceram com o varejo online, durante a pandemia, querem agora se internacionalizar”, destaca Renato Avelar, sócio da b8one, responsável pela área de Negócios.

De acordo com Ricardo Teixeira, diretor de Novos Negócios da Tristar Express, atualmente, tanto o pequeno quanto o grande empresário precisariam contratar cerca de seis empresas para fazer seu produto sair do Brasil. “Nosso objetivo é substituir todo esse complexo sistema e cuidar de toda a logística internacional. Os estrangeiros adoram a moda brasileira, por exemplo, porém, não tem como comprar os produtos”, ressalta.

Teixeira explica que a Tristar Express – unidade de negócios do grupo especializada em remessa expressa – ficará encarregada de toda a parte legislativa e tributária da operação, uma das grandes dores de cabeça para quem almeja o mercado externo. “Cuidaremos de toda a integração de câmbio, documentação, desembaraço aduaneiro e entrega ao consumidor final. Tudo a custo acessível e levando cerca de 7 a 10 dias – a média do mercado gira em torno de um mês. Estamos olhando para o e-commerce e para o empresário que tem dificuldade com idiomas e moedas estrangeiras. A b8one criará o ambiente tecnológico para isso e nós viabilizaremos a logística. Essa união é um movimento novo que irá revolucionar a exportação do varejo”, diz.

Ambas esperam receber demandas de clientes de setores como moda, decoração, alimentação, entre outros. “Tudo que envolver operações logísticas com produtos mais simples de serem transportados e com alto valor agregado valerá a pena. A empresa finalmente poderá ter sua loja em outro país despreocupada”, reforça Avelar.

E-commerce cross border

Responsável pela parte de tecnologia do projeto, a b8one implantará plataformas VTEX-IO no exterior para cada empresa. O Atomic, acelerador de e-commerce utilizado, permitirá a construção de sites com grande capacidade de customização, possibilitando vendas em múltiplos canais, moedas e idiomas.

Ferramenta que exige alto grau de especialização para ser implementada, o VTEX-IO é um recurso do unicórnio brasileiro utilizado pela b8one para garantir maior performance do e-commerce, incluindo acesso mais ágil e menor tempo de carregamento.

Primeiro armazém alfandegado do país

Um complemento ao projeto promete ainda maior eficiência e agilidade. A Tristar lançará, em parceria com a GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto de Guarulhos, o primeiro armazém alfandegado de exportação do país. Ocupando, a princípio, 5 mil m², o espaço será dedicado exclusivamente para clientes do grupo Tristar.

A ideia é oferecer tratamento único ao cliente, diminuindo a morosidade do processo, já que a Receita Federal e demais órgãos estarão dentro da estrutura da Tristar. “Quando o produto chegar ao aeroporto, ele já é despachado no mesmo dia e sai para exportação. Porque concentraremos tudo aqui”, explica Teixeira.

Com previsão de inauguração em agosto, a expectativa é que a proposta do armazém privado também seja implantada, posteriormente, em outros aeroportos, segundo Teixeira.

Sobre a b8one

Entre as empresas de tecnologia que mais crescem no país, a b8one é um laboratório de soluções digitais especializado em e-commerce. Fundada em 2018, já realizou cerca de 500 projetos para mais de 100 clientes no Brasil e no exterior, entre eles grandes marcas do Varejo e da Indústria como Ambev, Brastemp, Cielo, Colgate, Decathlon, Saint-Gobain, Toyota, Vivo e Whirlpool.

Reconhecida pelas entregas ágeis e de excelência, e experiência em projetos complexos, a b8one conquistou notoriedade internacional atuando em mais de 10 países (Estados Unidos, Canadá, Argentina, Colômbia, Equador, Espanha, Inglaterra, Itália, Romênia, Austrália), além de ser uma das principais parceiras da VTEX – unicórnio brasileiro.

Com uma equipe de mais de 60 pessoas, desenvolve soluções de softwares e cuida das operações de comércio eletrônico com uma visão estratégica, aperfeiçoando a experiência digital desde o front-end até a navegabilidade e o layout. Mais informações no site da empresa.

Sobre a Tristar

Desde a fundação em 1997, o Grupo Tri-Star tem a qualidade na prestação de serviços como a sua principal orientação. Criado por experientes profissionais do setor aeroportuário, o grupo oferece soluções completas e abrangentes no manuseio e transporte de cargas, segurança da aviação civil , atendimento executivo, concierge, treinamentos aeroportuários e logística internacional.

Atende clientes como: American Airlines, Emirates, Lufthansa Cargo, Azul, Tap Portugual, Air Europa, Aerolineas Argentina, Leisure Cargo, Copa Airlines, British Airways, CVC, MSC, K. Nagel, Fermac, Craft, Fraport, Vinci e BH Airport.

Deixe seu comentário