CPTM continuará obras que reduzirão tempo de viagem dos passageiros das linhas 12-Safira e 13-Jade​

Mudanças no percurso na Linha 12-Safira e Expresso Aeroporto tiveram início em 19 de junho e ainda vão durar mais dois finais de semana; neste período, somente aos domingos, haverá sistema Paese para atender os passageiros ​

1807
Trem na Estação Jardim Romano da Linha 12-Safira
Trem na plataforma da Estação Jardim Romano da Linha 12-Safira (Foto: Divulgação/YouTube/Caf)

As obras na Linha 12-Safira para que os trens circulem com maior velocidade nas proximidades da Estação Engenheiro Goulart, que atende as Linhas 12-Safira e 13-Jade, continuam neste fim de semana (dias 3 e 4 de julho de 2021).

Os passageiros que utilizam as duas linhas devem ficar atentos a mudanças na operação.

Atualmente, os trens que seguem pela Linha 12-Safira e pela Linha 13-Jade precisam reduzir a velocidade para cerca de 20 quilômetros por hora quando as duas linhas se juntam. Com a troca de três Aparelhos de Mudança de Via será possível realizar o trajeto com uma velocidade de cerca de 50 quilômetros por hora, sem abrir mão da segurança dos passageiros.

Por conta da implantação dos novos Aparelhos de Mudança de Via, o que requer um cuidadoso trabalho das áreas de Engenharia e Operação da CPTM, serão necessários quatro finais de semana (19, 20, 26 e 27 de junho, e 3, 4, 10 e 11 de julho) para que a via permanente, rede aérea e sinalização de campo sejam ajustadas aos equipamentos. As alterações na circulação e as estratégias operacionais foram pensadas visando minimizar os impactos para a população.

No próximo sábado, dia 3 de julho, após às 16h, a Linha 12-Safira da CPTM operará em via única entre as estações Comendador Ermelino e Brás.

Já no domingo, dia 4 de julho, a circulação no trecho entre as estações Tatuapé e Comendador Ermelino, que inclui as estações USP Leste e Engenheiro Goulart, será interrompida e contará com a utilização do sistema Paese para atender os passageiros que necessitem acessar essas estações das linhas 12-Safira e 13-Jade. É importante ressaltar que a circulação na Linha 13-Jade não será afetada em nenhum dos dias.

Suspensão do Expresso Aeroporto

Além disso, o Expresso Aeroporto, que liga as estações Luz e Aeroporto-Guarulhos, será suspenso durante todo o período das obras, entre 19 de junho e 11 de julho, inclusive durante a semana. A alternativa aos passageiros é a própria Linha 13-Jade, com início da Estação Engenheiro Goulart.

“Será uma obra de grande porte que vai beneficiar muitas pessoas, principalmente as que circulam pela Linha 13-Jade. Além de aumentar a velocidade do trecho de Engenheiro Goulart, os novos AMVs também facilitarão futuros projetos para que a linha avance além do seu atual trecho”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

Cerca de 80 pessoas, entre colaboradores da CPTM e de empresas contratadas, irão atuar na troca dos Aparelhos de Mudança de Via.

“A troca de três AMVs de uma só vez é uma operação complexa, mas a companhia tem o conhecimento e as competências necessárias para isso”, explica Marcelo Machado, Diretor de Engenharia e Obras da companhia.

“Apesar dos transtornos pontuais, o passageiro da CPTM será o maior beneficiado no longo prazo. Para os dias de obras, prestaremos toda a assistência a quem utiliza a Linha 12-Safira e a Linha 13-Jade. Os passageiros serão informados com antecedência, assim como as alternativas disponíveis”, completa Luiz Argenton, Diretor de Operação e Manutenção da CPTM.

Pontos dos ônibus do sistema Paese

Na Estação Tatuapé, o embarque e o desembarque nos ônibus do sistema Paese acontecem na Rua Catiguá, ao lado do Shopping Boulevard Tatuapé.

Nas demais estações os locais de embarque e desembarque são:

  • Estação Engenheiro Goulart: Avenida Doutor Assis Ribeiro, altura do número 3.500. Esta estação funcionará apenas para atender a Linha 13-Jade.
  • Estação USP Leste: Avenida Doutor Assis Ribeiro, altura do número 6.081. Vale lembrar que esta estação estará fechada no período, sem circulação de trens.
  • Estação Comendador Ermelino: Avenida Doutor Assis Ribeiro, altura do número 8.454.

O trajeto de ônibus entre as estações Comendador Ermelino e Tatuapé é de cerca de 30 minutos. Será possível embarcar e desembarcar nas estações Engenheiro Goulart e USP Leste.

Ao chegar nas estações Tatuapé ou Comendador Ermelino, o passageiro receberá um bilhete que deverá ser guardado consigo e apresentado na estação de destino. Já nas estações USP Leste e Engenheiro Goulart o bilhete para a utilização do Paese será fornecido após o pagamento da tarifa.

Deixe seu comentário