Conheça os carros mais usados por motoristas de aplicativo

Levantamento revela quais são os modelos mais utilizados pelos motoristas parceiros da 99 no Brasil; Dados da empresa mostram ainda que tem Mercedes, Mitsubishi e BMW à disposição no aplicativo

93
Carros Rua

Foto de Dương Nhân no Pexels

Onix, Gol e Sandero. Se você costuma utilizar carros por aplicativo, provavelmente já transitou em algum destes modelos. Segundo levantamento da 99, empresa de tecnologia ligada à mobilidade urbana, esses são três dos cinco modelos mais usados pelos motoristas parceiros da companhia.

Indo ao encontro dessa tendência de motoristas de aplicativo, o Onix e o Gol estão também entre os modelos mais vendidos em 2020, segundo o ranking do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Confira a seguir o ranking da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) com o comparativo do preço médio e média de consumo por quilômetro por litro:

Ranking 99

Carros de luxo

Além dos carros populares, o levantamento da 99 mostra também que alguns carros de luxo estão à disposição no aplicativo. Entre os modelos, você pode pedir uma corrida e ter a felicidade de ser atendido por um motorista dirigindo uma Audi Q3, uma BMW 320i, um Dodge Journey, uma Mitsubishi Outlander, e até uma Mercedes-Benz C180.

Idade do veículo

Os modelos do ranking podem servir de referência para motoristas interessados em serem parceiros da 99, pois em algumas cidades do país existem regulamentações específicas de cadastro municipais para veículos na plataforma da 99. Confira abaixo as regras por cidade quanto ao ano de fabricação dos veículos para os motoristas parceiros da empresa:

  • Belém: Serão aprovados todos os modelos de veículos com ano de fabricação a partir de 2007.
  • Belo Horizonte: Serão aprovados todos os modelos de veículos fabricados a partir de 2008.
  • Salvador: Serão aprovados todos os modelos de veículos fabricados a partir de 2007.
  • São Paulo: Serão aprovados todos os modelos de veículos fabricados a partir de 2011.
  • São José dos Campos: Serão aprovados todos os modelos de veículos fabricados a partir de 2009.
  • Goiânia: Serão aprovados todos os modelos de veículos fabricados a partir de 2010.
  • Brasília: Serão aprovados todos os modelos de veículos com até cinco anos de fabricação a contar do mês de emissão do Licenciamento Digital (CRLV) 2013.
  • Demais cidades: São aprovados todos os modelos com até nove anos de fabricação.

Desafogando o tráfego

Segundo estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, cerca de 85% das viagens da 99 (tanto de táxi como carro por aplicativo) são compostas por deslocamentos que antes eram feitos por modos privados e individuais. Nessa lógica, um único automóvel pode transportar mais de 30 pessoas por dia, contribuindo para que 25 carros particulares fiquem fora das vias públicas, o que possibilita menores índices de congestionamento.

Deixe seu comentário