Carros elétricos: Aplicativo de celular e conexão segura facilitam recarga e planejamento das viagens

Solução facilita a gestão de dados que são usados para administrar o sistema e para alimentar um aplicativo para usuários de veículos elétricos

106
Recarga Carros Elétricos

Foto de Ed Harvey no Pexels

A ARQIA – empresa do Grupo Datora especializada em IoT M2M – assinou contrato com a Voltbras para o fornecimento de serviços de conectividade móvel entre os postos de recarga de veículos elétricos espalhados por todo o Brasil.

Por meio de um smartphone, os usuários conseguem localizar os eletropostos e saber se estão funcionando e se há algum outro veículo fazendo recarga naquele momento, além de oferecer outras informações e monitoramento 24 horas por dia, métricas de uso e consumo, reserva dos carregadores, desbloqueio, pagamentos e até o histórico completo de consumo.

Para garantir maior eficiência de conectividade entre os eletropostos e os servidores da Voltbras, bem como total segurança na gestão dos dados coletados, a Arqia desenvolveu uma solução com uso de APN (Access Point Name) e VPN (Virtual Private Network) privadas e integradas, proporcionando mais segurança e controle na coleta de informações sobre o funcionamento de cada unidade de abastecimento de eletricidade.

Com isso, a Voltbras tem maior confiabilidade nos dados que gerencia, tais dados também são utilizados para alimentar o aplicativo que permite aos proprietários de veículos elétricos planejar seus deslocamentos com garantia de encontrar um ponto de abastecimento.

“A solução desenvolvida pela Arqia envolve a comunicação entre os eletropostos e os servidores da Voltbras, bem como com os centros de gerenciamento de grandes concessionárias de energia. Oferecemos um atendimento mais próximo e customizado e estamos acompanhando a evolução do projeto em expansão nacional”, informa Eduardo Resende, diretor da Arqia.

Com a coleta de dados mais ágil e organizada, a Voltbras mantém as informações de seu aplicativo que facilita a vida e o deslocamento de quem circula a bordo de carros elétricos, em vários estados brasileiros.

A frota nacional de veículos elétricos é estimada em 55 mil veículos em circulação no Brasil e a perspectiva é chegar a 2 milhões de unidades até 2036, abastecidos por aproximadamente 200 mil pontos de recarga. O software da Voltbras, considerado um dos mais avançados do mercado, é mais um facilitador a incentivar o segmento que deve dominar a mobilidade no futuro.

“O crescimento do mercado de carros elétricos está demandando também muita inovação, atrelada a novas tecnologias, que incluem conectividade, interação entre sistemas e desempenho seguro, além de soluções customizadas baseadas em análise de dados, que são obtidos com a ajuda das redes de comunicação desenvolvida pela Arqia”, diz Rodolfo Levien, Sócio da Voltbras.

Com sede em Florianópolis, a Voltbras é a primeira empresa 100% nacional a viabilizar novos negócios na mobilidade elétrica através de um sistema completo que permite desde a coleta de dados dos equipamentos até a monetização de recargas, com planos que se encaixam desde pequenas empresas até multinacionais.

A empresa catarinense firmou parceria com a Arqia, do Grupo Datora, que detém um portfólio e ampla expertise em soluções de conectividade, hardwares e softwares para o mercado B2B, visando a aperfeiçoar a eficiência e a segurança de dados deste produto.

Sobre a Arqia

A Arqia, empresa do Grupo Datora especializada no segmento IoT e M2M, atua desde 2011 no mercado e foi a primeira Operadora Móvel Virtual (MVNO) a operar no país. A companhia oferece produtos e serviços customizados, contando com um extenso portfólio de planos de dados focados em M2M, combos IoT, banda larga móvel e SMS corporativo. Homologada pela Anatel, a Arqia possui as licenças regulatórias para a prestação de serviços de telefonia fixa e móvel, além de transporte de chamada de longa distância. Saiba mais no site da Arqia.

Sobre a Voltbras

A Voltbras é a primeira empresa do país a oferecer tecnologia completa para a criação e manutenção de novos negócios na mobilidade elétrica. Sediada em Florianópolis, um dos principais polos de desenvolvimento tecnológico do Brasil, a empresa gerencia pontos de recarga em diversos estados brasileiros. Saiba mais no site da Voltbras.

Deixe seu comentário