O que significa ser um profissional de SEO

Existem diferentes profissões digitais que hoje em dia permitem conseguir diversos cargos mais autônomos. Isso acontece graças aos avanços tecnológicos, que possibilitam a cada ano novas opções e muita concorrência quanto a empregos. Os profissionais de SEO são muito procurados no mercado de Marketing Digital, mas você sabe o motivo?

Em primeiro lugar, é fundamental entender o que significa SEO: Search Engine Optimization em inglês, o que em bom português quer dizer otimização para motores de busca. Isso significa que os profissionais de SEO analisam, revisam e executam as devidas modificações em páginas web para que estas consigam ter um melhor posicionamento nos motores de busca.

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  • A partir de 2014, o termo SEO foi ganhando força: as empresas, organizações e profissionais independentes precisam que os usuários cheguem aos seus sites para conseguir a ação necessária de acordo com os seus objetivos. Por esse motivo, o profissional de SEO deve maximizar o tráfego para uma determinada página web, cuidando do conteúdo para oferecer o serviço ou produto de um modo atraente.

    Por que é bom maximizar a visibilidade de um site

    Maximizar nos motores de busca é fundamental, para que o tráfego de qualidade aumente, o que levará a mais clientes potenciais para o site. Esse aumento de tráfego poderá gerar mais vendas de produtos ou mais solicitações de serviços, segundo o tipo de página.

    Existem tarefas específicas que um profissional de SEO deve fazer para obter os melhores resultados, como:

    1. Fazer uma análise do negócio, do mercado, verificar o público-alvo e a concorrência, porque desse modo ele poderá determinar o que é que deve ser posicionado e que tipo de estratégia será a melhor.
    2. Fazer uma análise da página web atual para poder obter toda a informação que colabore para determinar o que deve ser feito para otimizá-la, quanto tempo é necessário e qual é o tamanho do investimento.
    3. Verificar as palavras-chave e pesquisar as melhores, para criar uma estratégia SEO que permita aumentar o tráfego do site.
    4. Desenvolver a estratégia SEO a partir de tudo o que foi feito anteriormente, para conseguir a melhor otimização.
    5. Fazer uma análise de dados e monitorar tudo aquilo que acontece no site e com os motores de busca.
    6. Produzir relatórios sobre o monitoramento do projeto SEO.

    Os conhecimentos que um profissional de SEO deve ter

    O marketing digital requer o trabalho de um profissional que conheça boas ferramentas de SEO, ou seja, um profissional que saiba de marketing mas também de comunicação, e que tenha muito conhecimento sobre o funcionamento dos motores de busca, de análise de dados e como funciona a criação de sites.

    A linguagem dos motores de busca não é fácil para quem não entende do assunto, mas deve ser bem dominada por um profissional de SEO, que deve compreender fatores determinantes, como rastreabilidade, indexação, relevância e autoridade de sites.

    O Google faz mudanças de algoritmos com certa frequência e, por esse motivo, quem trabalha com SEO deve conhecer como são as regras do jogo e quais são as técnicas que o Google considera éticas. Portanto, é muito importante saber quais técnicas chamadas de “black hat” não podem ser feitas, justamente para que o site não acabe sendo penalizado por erros assim.

    A otimização das páginas de um site pode ser o ponto principal para o sucesso do trabalho de um SEO bem sucedido. Então, o profissional deve ter muito conhecimento sobre a criação de um site e como ele funciona em sua estrutura. Quando um profissional conhece bem o site, ele saberá o que entregar para os usuários.

    Assim, um bom profissional de SEO deve saber:

    • Fazer uma organização On-Page sobre toda a informação do site;
    • Oferecer uma excelente experiência do usuário no site;
    • Oferecer conteúdo de qualidade, de acordo com as necessidades dos clientes potenciais;
    • Compreender a estrutura lógica do site, sem necessariamente ser um programador, mas saber interpretar o código fonte do site, já que para otimizar uma página web é necessário, muitas vezes, fazer uma modificação neste código;
    • Saber o que o mercado do negócio principal da empresa precisa, buscando os melhores conteúdos otimizados para o site e/ou blog;
    • Estar sempre atualizado! Além do Google sempre disponibilizar o que está em atualização em seus algoritmos, SEO está sempre em constante mudança. Por isso, é necessário você sempre estar atualizado como profissional.