O que abre e fecha em São Paulo no feriado de Corpus Christi

48829
São Paulo O que abre e fecha
Centro de São Paulo (Foto: Wilfredor/CC0 1.0)

Nesta quinta-feira, dia 3 de junho de 2021, é celebrado o feriado de Corpus Christi, considerado ponto facultativo. Neste ano, por conta da pandemia, a Prefeitura de São Paulo antecipou o feriado para março, para tentar reduzir o avanço do coronavírus na cidade. Ainda assim, alguns serviços como os bancos, estarão fechados. Confira neste post o que abre e fecha em São Paulo e programe-se.

Vale lembrar que o Estado de São Paulo está na fase de transição do Plano São Paulo até o dia 14 de junho. Neste período, o Governo do Estado de São Paulo fixou horário estendido das 6h às 21h para atendimento presencial limitado a 40% de capacidade em comércios e serviços não essenciais.

O QUE ABRE E FECHA EM SÃO PAULO NO FERIADO DE CORPUS CHRISTI?

BANCOS

De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), os bancos não abrirão na quinta-feira, dia 3 de junho. Por se tratar de um feriado nacional, não haverá expediente nas agências mesmo nas localidades em que o dia da celebração foi antecipado para outra data. Na sexta-feira, dia 4 de junho, os bancos abrirão normalmente.

Nos dias em que não houver expediente nas agências, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, como de costume, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking.

As contas de consumo (água, energia, telefone, entre outras) e carnês com vencimento no dia 3 de junho poderão ser pagas, sem acréscimo, na sexta-feira, dia 4 de junho. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

BOLSA DE VALORES

A bolsa de valores não vai realizar operações na quinta-feira, dia 3 de junho. Na sexta-feira, dia 4 de junho, as atividades voltam à normalidade na bolsa.

BOM PRATO

A Secretaria de Desenvolvimento Social informou que os restaurantes da rede Bom Prato abrem normalmente no feriado de 3 de junho.

O Governo do Estado de São Paulo prorrogou até o dia 31 de julho a gratuidade das refeições para as pessoas em situação de rua, devidamente cadastradas pelos municípios. A rede oferece três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) em todas as 59 unidades do Bom Prato, inclusive aos finais de semana e feriados.

CDHU

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) antecipou o feriado de Corpus Christi e irá funcionar conforme as regras da fase atual do Plano São Paulo, sem atendimento presencial ao público.

COMÉRCIO DE RUA

Durante a fase de transição do Plano São Paulo, as lojas de rua estão autorizadas a trabalhar com atendimento presencial, entre 6h e 21h, com público limitado a 40% da capacidade total.

CORREIOS

Os Correios informaram que, de acordo com a Portaria 430 de 2020 do Ministério da Economia, que estabelece o dia 3 de junho de 2021 – dia de Corpus Christi -, como ponto facultativo, as unidades operacionais e de atendimento funcionarão normalmente nesta data, exceto nas localidades em que houve a decretação de feriado municipal ou estadual. Nesses locais, as atividades de atendimento e entrega serão retomadas na sexta-feira, dia 4 de junho.

No site dos Correios, no sistema Busca Agência, é possível obter informações sobre as unidades em funcionamento.

COVID-19 – VACINAÇÃO

Para maiores informações sobre a vacinação contra a Covid-19 na capital paulista, acesse a página Vacina Sampa.

CPTM, EMTU E METRÔ

Mesmo com o feriado de Corpus Christi, nesta quinta e sexta-feira, dias 3 e 4 de junho, Metrô, CPTM e EMTU vão circular com intervalo equivalente aos de um dia útil. As concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, que operam as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, respectivamente, vão monitorar a operação durante o feriado e as equipes estarão prontas para fazer ajustes, se for necessário.

CPTM

As sete linhas da CPTM vão trabalhar com intervalos de dias úteis quinta e sexta-feira.

EMTU

Nesta quinta-feira, dia 3 de junho e sexta-feira, dia 3 de junho, as linhas intermunicipais da EMTU vão circular com escala horária de dia útil. A operação seguirá normal também nos demais dias do feriado prolongado, respeitando a tabela horária correspondente ao sábado e ao domingo também. O passageiro pode conferir os horários e itinerários no site ou aplicativo (iOS e Android) da EMTU.

METRÔ

As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô também vão manter a circulação dos trens como em dia útil.

Nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás, operadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade, respectivamente, a demanda será avaliada ininterruptamente ao longo de todo o período e as equipes estão preparadas para disponibilizar mais trens nas linhas, de acordo com a demanda.

BICICLETAS

Nesta quinta e sexta-feira, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô das 10h às 15h e das 21h até o final da operação, pois o Metrô irá operar como um dia de semana. Já na CPTM o acesso é permitido das 10h às 16h e após às 21h. Na ViaQuatro e na ViaMobilidade, os passageiros poderão, na quinta-feira embarcar a qualquer momento, pois as empresas vão operar como feriado.

DEFESA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO

A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que manterá seu atendimento no feriado do dia 3 de junho por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone (11) 2193-8888.

EDUCAÇÃO

MUNICIPAL

Por conta da antecipação do feriado de Corpus Christi realizada no final de março, as escolas da Rede Municipal de São Paulo terão aulas normalmente nesta quinta-feira, dia 3 de junho e sexta-feira, dia 4 de junho. Confira aqui mais informações.

ENEL

As lojas de atendimento presencial da Enel Distribuição São Paulo, concessionária que atua em 24 cidades da Grande São Paulo, terão expediente no feriado de Corpus Christi, nos dias 3 e 4 de junho. Em razão das medidas de prevenção à Covid-19, a ida dos clientes às lojas de atendimento ocorre mediante agendamento prévio, que pode ser feito por meio do site da companhia, ou por meio do aplicativo Enel SP, disponível para Android e iOS, optando pelo dia, horário e local mais próximo.

Com isso, as lojas na capital paulista (Freguesia do Ó, Jabaquara, Santana, Santo Amaro, São Miguel Paulista, Tatuapé), Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Embu Guaçu, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Mauá, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista estarão funcionando.

Além das lojas físicas, os consumidores têm à disposição os demais canais de atendimento para registrarem as suas solicitações. Os consumidores podem entrar em contato com a companhia por meio da Agência Virtual, do aplicativo Enel SP (disponível para Android e iOS), do WhatsApp Elena (21) 99601-9608, do WhatsApp Lojas (11) 94053-9491 e do Call Center (0800 72 72 120 – atendimento comercial e 0800 72 72 196 – atendimento emergencial). Por meio destes canais, os consumidores podem solicitar ligação de nova unidade consumidoras, transferir titularidade, solicitar segunda via da conta de luz, consultar débitos, entre outros serviços.

A Ouvidoria segue funcionando normalmente, em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelo 0800 72 73 110.

Atendimento 24 horas:

  • Na Central de Atendimento Comercial (0800 72 72 120), é possível consultar débito, segunda via de conta, religação, pedido de novas ligações, débito automático, oscilação de voltagem, consumo elevado e suspensão do fornecimento de energia.
  • Já na Central de Atendimento de Emergência (0800 72 72 196) estão disponíveis informações sobre falta de energia, casos de fios partidos, postes ou problemas na rede de distribuição.
  • Os clientes podem ainda falar com a Enel Distribuição São Paulo por meio do WhatsApp Elena, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608. A atendente virtual Elena atende e oferece serviços como falta de energia, consulta de débitos e envio de segunda via da conta, além de tirar dúvidas sobre as perguntas mais frequentes.

FAZENDA

Nas cidades em que vai haver feriado, os postos da Fazenda fecham na quinta-feira, dia 3 de junho e reabrem na próxima segunda-feira, dia 7 de junho. Nos municípios que anteciparam o feriado, como a capital paulista, o expediente será normal na quinta e sexta-feira.

FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE

Os postos de doação da Fundação Pró-Sangue terão rotina diferenciada no feriado. O Posto Clínicas mantém funcionamento das 8h às 18h na quinta e sexta-feira, os demais trabalharão da seguinte forma:

Quinta-feira, dia 3 de junho:

  • Posto Dante: das 8h às 13h
  • Posto Mandaqui: das 8h às 16h30
  • Posto Osasco: das 8h às 16h30
  • Posto Stella: fechado
  • Posto Barueri: fechadi

Sexta-feira, dia 4 de junho:

  • Posto Dante: das 8h às 13h
  • Posto Mandaqui: das 8h às 16h30
  • Posto Osasco: das 8h às 16h30
  • Posto Stella: das 8h às 16h
  • Posto Barueri: fechado

INSS

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficarão fechadas nos dias 3 e 4 de junho, devido ao feriado de Corpus Christi e ao ponto facultativo autorizado pela Portaria 6.146, de 1º de Junho de 2021.

Em algumas cidades onde houve antecipação do feriado, as agências funcionarão normalmente apenas na quinta-feira, dia 3 de junho. É o caso, por exemplo, da capital paulista e cidades do Grande ABC.

O INSS informou que está entrando em contato com segurados que possuem agendamento nas agências, inclusive perícia médica, para informar sobre o cancelamento e reagendar o atendimento. No entanto, algumas pessoas podem estar com cadastro desatualizado, inviabilizando o contato. Caso não receba nenhuma ligação do Instituto, o segurado que possui horário agendado deve ligar para o telefone 135 e remarcar o atendimento.

JUCESP

No feriado, os serviços funcionarão normalmente e estarão disponíveis nos canais digitais: Institucional e Integrador Estadual.

PARQUES

Na fase de transição do Plano São Paulo os parques estão autorizados a funcionar das 6h às 18h.

Para mais informações sobre os parques estaduais, clique aqui.

Para mais informações sobre os parques municipais, clique aqui.

POUPATEMPO

Nesta quinta-feira, dia 3 de junho de 2021, as unidades do Poupatempo em 64 cidades, que também oferecem serviços do Detran São Paulo, estarão fechadas, devido ao feriado de Corpus Christi. As atividades serão retomadas normalmente na sexta-feira, dia 4 de junho, com exceção dos postos que, por força de decretos municipais, adotaram medidas mais restritivas de combate à pandemia.

Em outros 13 municípios, como a capital paulista, Araçatuba, Araraquara, Araras, Bragança Paulista, Cotia, Diadema, Mauá, Piracicaba, Santo André, São Bernardo do Campo, Sorocaba e Taboão da Serra, onde a comemoração foi antecipada para o mês de março, os postos funcionam normalmente, no horário habitual, com atendimento realizado mediante agendamento de data e horário.

Vale lembrar que pelo portal do Poupatempo e aplicativo Poupatempo Digital (iOS e Android) os cidadãos têm à disposição mais de 130 serviços online, que podem ser feitos a qualquer hora e de onde estiver. Pelos canais também é possível fazer o agendamento (obrigatório) para os serviços presenciais.

A relação com os horários de funcionamento dos seis postos do Poupatempo da cidade de São Paulo (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Cidade Ademar, Itaquera, Lapa, Santo Amaro e Sé), e dos outros 12 que também estarão abertos no feriado de Corpus Christi, está disponível no portal do Poupatempo.

RECEITA FEDERAL

Na quinta-feira, dia 3 de junho, como o feriado já foi antecipado na capital paulista, haverá expediente nas unidades da Receita Federal na cidade de São Paulo, exceto a Unidade de Atendimento Luz que não irá funcionar (lembrando que o atendimento presencial está com restrições em função da pandemia).

Já na sexta-feira, dia 4 de junho, não haverá expediente tendo em vista a publicação, no Diário Oficial da União desta quarta-feira, de Portaria instituindo ponto facultativo na data.

RODÍZIO DE VEÍCULOS

Com a antecipação do feriado de Corpus Christi, o rodízio municipal para automóveis irá vigorar normalmente nesta quinta-feira, dia 3 de junho e sexta-feira, dia 4 de junho, das 21h às 5h do dia seguinte, de acordo com o final da placa. A medida também servirá para caminhões, das 7h às 10h e das 17h às 20h, de acordo com o final da placa.

Estarão mantidos também o funcionamento da Zona Azul e o horário das demais restrições existentes na cidade: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados.

O rodízio noturno segue o toque de restrição determinado pelo Governo do Estado de São Paulo, que tem o objetivo de diminuir a circulação no período. Por isso, seguirá suspenso o funcionamento do rodízio para automóveis em seu horário tradicional: das 7h às 10h e das 17h às 20h.

RODÍZIO MUNICIPAL PARA AUTOMÓVEIS

Final de placa – dia da semana:

  • 1 e 2 – das 21h de segunda-feira às 5h de terça
  • 3 e 4 – das 21h de terça-feira às 5h de quarta
  • 5 e 6 – das 21h de quarta-feira às 5h de quinta
  • 7 e 8 – das 21h de quinta-feira às 5h de sexta
  • 9 e 0 – das 21h de sexta-feira às 5h de sábado

SABESP

Nesta quinta-feira, dia 3 de junho, o atendimento aos clientes da Sabesp permanecerá normal no Disque Sabesp, no atendimento on-line e no Poupatempo das localidades que optou por adiantar o feriado, em março. A Sabesp destacou que as agências de atendimento da Companhia permanecem fechadas devido à pandemia.

  • Central de atendimento telefônico – 195: funciona 24 horas, atendendo os casos emergenciais. Ligação gratuita.
  • Disque Sabesp – 0800 055-0195: funcionamento das 7h às 21h nos dias 3 e 4 de junho e das 7h às 16h no dia 5 de junho; no domingo, dia 6 de junho, não há atendimento.
  • Desde o início da quarentena, as agências comerciais em todo o Estado de São Paulo permanecem fechadas devido à pandemia da Covid-19.
  • Postos do Poupatempo: os postos da Região Metropolitana de São Paulo funcionarão nos horários habituais (nos dias 3, 4 e 5 de junho). As agências do Poupatempo não funcionam no domingo. É importante esclarecer que todos os serviços, incluindo os das agências da Sabesp, são realizados somente com agendamento prévio de data e horário pelo portal do Poupatempo ou no aplicativo Poupatempo Digital (para iOS e Android).

Em relação ao Poupatempo, nas cidades de Carapicuíba, Osasco, Guarulhos, Itaquaquecetuba e Suzano não haverá atendimento no dia 3 de junho em decorrência de feriado.

  • Sabesp Soluções Ambientais – 0800 771 2482: o expediente será normal nos dias 3 e 4 de junho, das 8h às 18h. Não funciona aos sábados e domingos.
  • Ouvidoria – 0800 055 0565: o atendimento segue normal, das 8h às 18h. O serviço não funciona aos sábados e domingos.
  • Atendimento on-line: funciona normalmente das 8h às 21h.
  • Agência Virtual: (no site da Sabesp) disponível 24 horas por dia.
  • Sabesp Mobile: (disponível para Android e iOS) disponível 24 horas por dia.

Observação: O Ganha Tempo Barueri e o Resolve Fácil Itapevi estarão fechados nos dias 3 e 4 de junho. As unidades do Descomplica SP continuam fechadas até nova determinação da Prefeitura de São Paulo.

SAÚDE

ESTADUAL

Durante o feriado prolongado de Corpus Christi em todo o Estado de São Paulo, os hospitais estaduais manterão o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros como nos setores de internação e centros cirúrgicos.

O Centro de Referência ao Idoso Norte não abrirá na quinta-feira, dia 3 de junho, retomando atendimento normal na sexta-feira, dia 4 de junho. O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia na Zona Leste manterá expediente habitual em todo o feriado.

MUNICIPAL

Os hospitais, prontos-socorros, Assistências Médicas Ambulatoriais 24 horas e as Unidades de Pronto Atendimento funcionarão o dia todo, de forma ininterrupta.

SHOPPINGS

Durante a fase de transição do Plano São Paulo, os shoppings estão autorizados a trabalhar com atendimento presencial, entre 6h e 21h, com público limitado a 40% da capacidade total.

SPTRANS

Confira aqui o funcionamento da frota de ônibus e dos postos de atendimento da SPTrans no Dia de Corpus Christi.

LEIA TAMBÉM

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa no Twitter, Instagram e Facebook e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana.

Deixe seu comentário