O que abre e fecha em Campinas no feriado de Corpus Christi

1945
Avenida Norte Sul Campinas
Avenida Norte Sul, em Campinas (Foto: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas/Flickr)

Em razão do feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira, dia 3 de junho de 2021 e do ponto facultativo na sexta-feira, dia 4 de junho, alguns serviços em Campinas estarão fechados e outros terão alteração na grade de funcionamento. Confira neste post o que abre e fecha em Campinas e programe-se.

O expediente normal nas repartições públicas será encerrado na quarta-feira, dia 2 de junho, às 18h, e retomado na segunda-feira, dia 7 de junho, às 8h.

BANCOS

De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), os bancos não abrirão na quinta-feira, dia 3 de junho. Por se tratar de um feriado nacional, não haverá expediente nas agências mesmo nas localidades em que o dia da celebração foi antecipado para outra data. Na sexta-feira, dia 4 de junho, os bancos abrirão normalmente.

Nos dias em que não houver expediente nas agências, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, como de costume, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking.

As contas de consumo (água, energia, telefone, entre outras) e carnês com vencimento no dia 3 de junho poderão ser pagas, sem acréscimo, na sexta-feira, dia 4 de junho. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

BOSQUES

Todos os bosques e parques da cidade abrem das 6h às 18h.

CEASA

A área administrativa da Ceasa encerrará as atividades na quarta-feira, dia 2de junho, às 16h22, e retoma na segunda, dia 7 de junho, às 8h, assim como o Banco de Alimentos e o Departamento de Alimentação Escolar. Já o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação funcionará na quinta-feira, dia 3 de junho, das 7h às 12h; na sexta-feira, dia 4 de junho, das 7h às 15h; e, no sábado, dia 5 de junho, das 7h às 12h. As atividades serão retomadas nos horários normais na segunda-feira, dia 7 de junho, às 7h.

CENTRO PÚBLICO DE APOIO AO TRABALHADOR

O Centro Público de Apoio do Trabalhador (CPAT) – Centro fecha na quinta-feira, dia 3 de junho, e na sexta-feira, dia 4 de junho, retornando o atendimento ao público na segunda-feira, dia 7 de junho.

CORREIOS

Os Correios informaram que, de acordo com a Portaria 430 de 2020 do Ministério da Economia, que estabelece o dia 3 de junho de 2021 – dia de Corpus Christi -, como ponto facultativo, as unidades operacionais e de atendimento funcionarão normalmente nesta data, exceto nas localidades em que houve a decretação de feriado municipal ou estadual. Nesses locais, as atividades de atendimento e entrega serão retomadas na sexta-feira, dia 4 de junho.

No site dos Correios, no sistema Busca Agência, é possível obter informações sobre as unidades em funcionamento.

DEFESA CIVIL

Atendimento 24 horas, com chamadas por meio do telefone 199.

FEIRAS LIVRES

Serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume.

GUARDA MUNICIPAL

Manterá a rotina de trabalho com funcionamento 24 horas. O serviço poderá ser acionado por meio do Disque Guarda Municipal pelo telefone 153.

LIMPEZA URBANA

  • Coleta de lixo domiciliar: no dia 3 de junho, ocorrerá somente a coleta diurna nos setores alternados;
  • Coleta de lixo hospitalar: Será feita nos grandes geradores;
  • Coleta seletiva: Não haverá;
  • Varrição: será feita em sistema de plantão.

MERCADO DE FLORES

Funcionará na quinta-feira, dia 3 de junho, das 6h30 às 10h para compradores cadastrados e das 10h às 16h30 para público normal. Na sexta-feira, dia 4 de junho, abre das 8h às 16h30; e sábado, dia 5 de junho, das 8 às 13h, retornando na segunda-feira, dia 7 de junho, às 6h30.

MERCADO DE HORTIFRUTIS

Funcionará na quinta e sexta-feira, dias 3 e 4 de junho, das 7h à 13h; e no sábado, dia 5 de junho, das 8h às 13h. Retomam as atividades na segunda-feira, dia 7 de junho, às 7h.

MERCADO MUNICIPAL

Abre das 7h às 12h na quinta-feira, dia 3 de junho. Nos demais dias, segue o horário de rotina: segunda a sexta, das 7h às 18h; sábado, das 7h às 16h, e domingo, das 7h às 12h (facultativo).

PAI-SERVIÇO

O PAI-Serviço prossegue priorizando o atendimento aos serviços de saúde. Durante o feriado prolongado não haverá alteração no cronograma regular de agendamento.

O PAI-Serviço garante transporte gratuito porta a porta às pessoas com restrição severa de mobilidade. Ele atende pelo telefone 118, e também está disponível no aplicativo da Emdec (disponível para iOS e Android).

PÁTIO

O recolhimento de veículos apreendidos por irregularidades ou infrações de trânsito ao Pátio Municipal será realizado normalmente na quinta-feira, dia 3 de junho. A liberação de veículos fica suspensa na quinta-feira, dia 3 de junho, e retorna na sexta-feira, dia 4 de junho.

O atendimento do Pátio fica na Rua Antônio Manuel, 50, Vila Industrial. A via é perpendicular à Rua Doutor Salles de Oliveira. O telefone para contato também é o 118, o “Fale Conosco Emdec”. O atendimento no Pátio é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

POUPATEMPO

Nesta quinta-feira, dia 3 de junho de 2021, as unidades do Poupatempo em 64 cidades, que também oferecem serviços do Detran São Paulo, estarão fechadas, devido ao feriado de Corpus Christi. As atividades serão retomadas normalmente na sexta-feira, dia 4 de junho, com exceção dos postos que, por força de decretos municipais, adotaram medidas mais restritivas de combate à pandemia.

Em outros 13 municípios, como a capital paulista, Araçatuba, Araraquara, Araras, Bragança Paulista, Cotia, Diadema, Mauá, Piracicaba, Santo André, São Bernardo do Campo, Sorocaba e Taboão da Serra, onde a comemoração foi antecipada para o mês de março, os postos funcionam normalmente, no horário habitual, com atendimento realizado mediante agendamento de data e horário.

Vale lembrar que pelo portal do Poupatempo e aplicativo Poupatempo Digital (iOS e Android) os cidadãos têm à disposição mais de 130 serviços online, que podem ser feitos a qualquer hora e de onde estiver. Pelos canais também é possível fazer o agendamento (obrigatório) para os serviços presenciais.

A relação com os horários de funcionamento dos seis postos do Poupatempo da cidade de São Paulo (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Cidade Ademar, Itaquera, Lapa, Santo Amaro e Sé), e dos outros 12 que também estarão abertos no feriado de Corpus Christi, está disponível no portal do Poupatempo.

PROCON

A unidade do Procon no Poupatempo do Campinas Shopping fecha na quinta-feira, dia 3 de junho, e abre na sexta-feira, dia 4 de junho, e no sábado, dia 5 de junho (atendimento por agendamento).

As demais unidades do Procon seguem o expediente da Prefeitura de Campinas, ficam fechadas na quinta-feira, dia 3 de junho, e na sexta-feira, dia 4 de junho. O atendimento retorna na segunda-feira, dia 7 de junho.

O Procon Digital receberá normalmente o registro de reclamações no site do Procon Campinas, e pelo aplicativo (disponível para iOS e Android).

SANASA – ÁGUA E ESGOTO

O expediente administrativo será suspenso na quarta-feira, dia 2 de junho, e retomado na segunda-feira, dia 7 de junho, mas uma equipe permanecerá de plantão para execução de reparos emergenciais, que podem ser solicitados por meio do telefone 3735-5000 ou 0800 7721195. O expediente retorna na segunda-feira, dia 7 de junho.

SAÚDE

Os centros de saúde permanecem fechados na quinta-feira, dia 3 de junho. Na sexta-feira, dia 4 de junho, 62 das 67 unidades de saúde abrirão para a campanha do dia D da vacina contra a Covid-19. Estarão fechadas as unidades do Boa Esperança, Campina Grande, Itajaí, Carlos Gomes e Lisa. No sábado, dia 5 de junho, os Centros de Saúde ficarão fechados e retomam o atendimento na segunda-feira, dia 7 de junho.

Os prontos-socorros do Mário Gatti e do Ouro Verde, assim como o Samu e as Unidades de Pronto Atendimento Campo Grande, São José e Anchieta funcionam normalmente, 24 horas.

SISTEMA DE ATENDIMENTO 156

Segue o expediente da Prefeitura de Campinas, encerra as atividades na quarta-feira, dia 2 de junho, às 18h, e retoma o atendimento na sexta-feira, dia 7 de junho, das 8h às 18h.

TORRE DO CASTELO

Permanece fechada por conta da pandemia da Covid-19.

TRÂNSITO E TRANSPORTE COLETIVO

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) mantém ativos os serviços essenciais e de emergência de trânsito e transporte; a operação nos terminais urbanos; equipes semafóricas e de sinalização; e a operação na Central de Monitoramento Operacional.

Para as solicitações, a população conta com o telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”; o site da Emdec, na seção “Fale Conosco”; e com o aplicativo da Emdec, disponível para os sistemas operacionais iOS e Android.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa no Twitter, Instagram e Facebook e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana.

Deixe seu comentário