Quicko App incrementa ferramenta colaborativa de monitoramento da lotação nos ônibus em combate às aglomerações

Os passageiros de ônibus de São Paulo, Salvador e Belo Horizonte poderão inserir e acompanhar facilmente as informações sobre atrasos e lotaçã

200
Ônibus Jardim Guaraú Butantã
Foto: Sidnei Santos/SPTrans

Em um dos momentos mais delicados da pandemia, todos temos acompanhado com preocupação as imagens de aglomeração nos ônibus de diversas cidades brasileiras. Mesmo que ainda não se tenha comprovado qual o risco efetivo de contaminação pela Covid-19 no transporte público, buscar formas mais seguras de deslocamento é uma necessidade para quem não pode parar e ainda precisa sair de casa.

Pensando nisso, a startup brasileira de mobilidade urbana Quicko implementou em seu aplicativo uma revisão na ferramenta de reporte de usuários. Para ajudar no combate às aglomerações no transporte público, o reporte de lotação ganhou um maior destaque dentro da plataforma.

Agora, basta o usuário clicar diretamente no ícone de sua parada de ônibus e selecionar que o veículo está lotado ou atrasado. Essas informações inseridas pelos próprios usuários ficam disponíveis para que outros viajantes que utilizam a plataforma vejam e tomem a melhor decisão na hora de escolher como chegar ao seu destino. Seja utilizando uma linha alternativa que não está lotada, uma bicicleta, um aplicativo de transporte privado ou até a pé.

A função tem como finalidade informar sobre ocorrências no transporte público, mas não disponibiliza o motivo do atraso ou previsões de retorno do serviço. A nova funcionalidade está disponível para usuários de São Paulo, Salvador e Belo Horizonte, no sistema Android. A novidade também estará presente, em breve, para quem utiliza o sistema iOS.

Segundo Pedro Somma, CEO da Quicko, este é mais um dos recursos apresentados pela startup para auxiliar neste período de pandemia. “Queremos fortalecer cada vez mais a comunidade de quem usa o transporte público, contribuindo com a segurança dos usuários e com a facilidade no deslocamento. Por isso, desenvolvemos o “alerta de lotação”, assim os usuários da Quicko poderão avisar os outros sobre situações que estão vivendo durante no transporte. Aliando com outros recursos do aplicativo, como a possibilidade de traçar diversos trajetos e por vários meios de transporte para chegar até o destino, os usuários poderão tomar decisões com base em cenários mais claros, como lotação de transporte e atrasos”, afirma.

A Quicko é a primeira plataforma de Mobility as a Service (MaaS) 100% brasileira. O aplicativo da Quicko reúne em um só aplicativo diversos serviços de transporte e conveniência para os usuários de diversas cidades do Brasil, proporcionando uma jornada mais inteligente, fácil e segura. O aplicativo está disponível nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte.

Tela
Tela

Mapa de Vacinação

A vacinação contra a Covid-19 prossegue em diversas cidades brasileiras, mas muitas pessoas ainda têm enfrentado dificuldades para localizar os pontos de vacinação mais próximos e saber detalhes, como o horário de funcionamento e o cronograma de atendimento para cada faixa etária. Para ajudar seus usuários, sobretudo neste período de agravamento da pandemia, o Quicko foi o primeiro aplicativo no Brasil a disponibilizar o Mapa de Vacinação.

Em uma única plataforma, a Quicko reúne informações sobre pré-cadastro, endereços e horários dos postos de vacinação, além do calendário por faixa etária. O aplicativo também ajuda o usuário a encontrar a melhor alternativa para chegar no local de forma mais rápida e segura, usando transporte público, bicicletas, a pé ou por carros de aplicativo. A ferramenta está disponível nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador.

Deixe seu comentário