Assembleia Legislativa de São Paulo aprova incentivo ao uso de veículos elétricos e híbridos

82
Veículos elétricos Carros
Foto de Vlad Tchompalov no Unsplash

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou no início de março, um projeto de lei que autoriza o Governo do Estado de São Paulo a promover uma política estadual para incentivar o uso de veículos elétricos e híbridos.

O Projeto de Lei 1256 de 2019, de autoria do deputado estadual Emídio de Souza, pretende zerar a tributação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de carros elétricos, bem como reduzir pela metade o imposto sobre carros híbridos pelos próximos cinco anos.

O projeto prevê a abertura de linha de crédito prioritária para incentivar a produção de veículos eletrificados. Com isso, o Governo do Estado de São Paulo deverá mudar gradualmente sua frota de veículos para modelos elétricos.

Dessa forma, até 2025, 10% da frota veicular da Polícia Militar, Polícia Civil e Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) deverá dispor de propulsão elétrica; e 5% no transporte coletivo. Para 2035, cerca de 90% dos veículos do Estado de São Paulo deverão ter motorização elétrica.

Segundo a Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave), o setor de carros híbridos e elétricos registrou alta de 66,5% nos emplacamentos, em 2020. O mercado passou de 11.858 unidades em 2019 para 19.745 em 2020.

Leia abaixo na íntegra a publicação no Diário Oficial sobre a aprovação do projeto.

Projeto Lei Carros

Deixe seu comentário