O que abre e fecha em São Paulo no feriado de 1º de maio

42563
São Paulo O que abre e fecha
Centro de São Paulo (Foto: Wilfredor/CC0 1.0)

Em função do feriado do Dia do Trabalhador, celebrado neste sábado, dia 1º de maio de 2021, diversos serviços estaduais, municipais e particulares na capital paulista estarão fechados e outros terão alteração na grade de funcionamento. Confira neste post o que abre e fecha em São Paulo e programe-se.

Desde o dia 18 de abril, a capital paulista segue a fase de transição do Plano São Paulo, uma etapa entre as fases vermelha e laranja. A fase de transição foi prorrogada pelo governo estadual até o dia 9 de maio. O Governo do Estado de São Paulo fixou horário estendido das 6h às 20h para atendimento presencial limitado a 25% de capacidade em comércios e serviços não essenciais.

O QUE ABRE E FECHA EM SÃO PAULO NO FERIADO DE 1º DE MAIO?

ABASTECIMENTO

Os mercados e sacolões municipais, feiras livres e centrais de abastecimento estão autorizados a operar por tratarem de comércio alimentício e serem serviços essenciais para a população.

MERCADOS MUNICIPAIS

  • Cantareira (Kinjo Yamato): aberto das 3h às 15h
  • Central Leste: aberto das 7h às 18h
  • Guaianases: aberto das 8h30 às 18h
  • Ipiranga: aberto das 8h às 17h
  • Lapa: fechado
  • Pátio do Pari: aberto das 4h às 20h
  • Paulistano (Mercadão): aberto das 6h às 16h
  • Penha: aberto das 8h às 19h
  • Pinheiros: aberto das 8h às 18h
  • Pirituba: aberto das 8h às 18h
  • São Miguel: fechado
  • Sapopemba: aberto das 8h às 13h
  • Teotônio Vilela: aberto das 7h às 13h
  • Tucuruvi: aberto das 8h às 17h
  • Vila Formosa: aberto das 8h às 13h

SACOLÕES MUNICIPAIS

Avanhandava: aberto das 7h às 17h
Bela Vista: aberto das 8h às 18h
Brigadeiro: aberto das 8h às 18h
Butantã: aberto das 7h às 20h
Cidade Tiradentes: aberto das 8h às 19h
City Jaraguá: aberto das 8h até às 19h
Cohab Adventista: aberto das 8h às 14h15
Estrada do Sabão: aberto das 7h às 19h
Freguesia do Ó: aberto das 7h às 20h
Jaguaré: aberto das 7h às 13h
Jaraguá: aberto das 8h às 17h
João Moura – Pinheiros: aberto das 07h às 16h
Lapa: aberto das 9h às 14h
Piraporinha: aberto das 7h às 19h
Rio Pequeno: aberto das 8h às 14h
São Miguel: fechado

ACADEMIAS

A partir de sábado, dia 1º de maio, as academias podem trabalhar com atendimento presencial, das 6h às 20h, com público limitado a 25% da capacidade total.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Abertos: Serviço de Acolhimento Institucional Para Crianças e Adolescentes (SAICA), Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Centros de Acolhida, Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS), Núcleos de Convivência para População de Rua, Repúblicas, Casa Lar, Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Residência Inclusiva.

Fechados: Supervisão de Assistência Social (SAS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua, Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico (NPJ), Centro para Criança e Adolescente (CCA), Centro para Juventude (CJ), Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP), Núcleo de Convivência do Idoso (NCI), Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPD), Centro Dia para Idosos (CDI), Centro de Referência da Cidadania do Idoso (CRECI), Circo Escola, Serviço de Assistência Social à Família (SASF), Centro de Convivência Intergeracional (CCInter), Centro de Defesa e de Convivência da Mulher (CDCM), Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPVV), Serviço de Medida Socioeducativa em Meio Aberto (MSE-MA), Restaurante Escola e as sedes da Família Acolhedora.

ATIVIDADES RELIGIOSAS

A fase de transição mantém liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social.

BOM PRATO

A Secretaria de Desenvolvimento Social informou que os restaurantes da rede Bom Prato abrem normalmente no feriado de 1º de maio.

O Governo do Estado de São Paulo prorrogou até o dia 31 de julho a gratuidade das refeições para as pessoas em situação de rua, devidamente cadastradas pelos municípios. A rede oferece três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) em todas as 59 unidades do Bom Prato, inclusive aos finais de semana e feriados.

CENTRAL DE LIBRAS

As Centrais de Intermediação em Libras funcionam normalmente. Os equipamentos realizam a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdos no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo.

O serviço é coordenado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo e destinado às pessoas com deficiência auditiva e surdos usuários de serviços públicos da cidade de São Paulo. Clique aqui para acessar mais informações no site da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

CICLOFAIXAS DE LAZER

Desde o dia 25 de abril, as ciclofaixas de lazer voltaram a operar. As ciclofaixas de lazer são ativadas em parceria com a Uber e funcionarão domingos e feriados, das 7h às 16h.

CICLOVIA RIO PINHEIROS

Ciclovia Rio Pinheiros funciona normalmente durante a fase de transição.

CINEMAS

A partir de sábado, dia 1º de maio, o período permitido para abertura dos cinemas será das 6h às 20h, com controle de acesso, público sentado, assentos marcados e 25% da capacidade total. Cada cinema terá que adequar o seu horário à esse período.

COMÉRCIO DE RUA

A partir de sábado, dia 1º de maio, o período permitido para abertura das lojas de rua será das 6h às 20h, com público limitado a 25% da capacidade total. Cada estabelecimento terá que adequar o seu horário à esse período.

COVID-19- VACINAÇÃO

Para maiores informações sobre a vacinação contra a Covid-19 na capital paulista, acesse o Vacina Sampa.

CPTM, METRÔ E EMTU

Neste sábado, dia 1º de maio, os transportes metropolitanos vão operar com circulação reforçada. Apesar do feriado, os intervalos e a tabela horária de trens e ônibus será mantida como de um sábado comum.

CPTM

Todas as linhas da CPTM vão funcionar entre 4h da manhã e meia-noite com intervalos entre os trens equivalentes a um sábado comum.

EMTU

As linhas intermunicipais da EMTU também vão funcionar com escala horária de sábado. As equipes de fiscalização e gerenciamento operacional da empresa estarão de plantão para monitorar a movimentação. Confira horários e itinerários no site ou aplicativo (Android e iOS) da EMTU.

METRÔ

O Metrô vai operar com intervalos de um fim de semana comum durante toda a operação do sábado, entre 4h40 e meia noite nas linhas – 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha,4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata. A operação também será monitorada ininterruptamente e as equipes estão preparadas para disponibilizar mais trens, de acordo com a demanda.

BICICLETAS

Assim como em todos feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas durante todo o funcionamento nas linhas de Metrô e da CPTM.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO

Trabalho: As unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo estarão fechadas no sábado, dia 1º de maio. Durante a fase de transição, as unidades seguem funcionando de forma on-line cadastrando pessoas. Clique aqui para acessar o formulário de inscrição para vagas de emprego.

O atendimento ao empreendedor seguirá funcionando na Ade Sampa por telefone no número (11) 4210-2668.

Turismo: As Centrais de Informação Turística não vão realizar atendimentos.

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

A Casa da Mulher Brasileira, localizada na Rua Vieira Ravasco, 26, Cambuci – Telefone: (11) 3275-8000 – atua 24 horas de segunda a domingo, inclusive aos feriados, para o atendimento de mulheres que necessitem de seus serviços.

Os demais equipamentos (Centros de Cidadania da Mulher e Centros de Referência da Mulher; Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial; Centros de Cidadania LGBTI; Centro de Referência e Atendimento de Imigrantes e Ouvidoria de Direitos Humanos) não realizam expediente aos finais de semana e retornam ao atendimento normal na segunda-feira, dia 3 de maio.

ECOPONTOS

O horário de funcionamento continuará de segunda a sábado, das 6h às 20h; e aos domingos e feriados das 6h às 18h.

ESPORTES

A partir deste sábado, dia 1º de maio, os Centros Esportivos e os Clubes da Comunidade estarão abertos durante dez horas por dia, das 6h às 16h. Clique aqui para conferir as regras de funcionamento e os protocolos.

FAB LAB LIVRE SP, TELECENTROS, DESCOMPLICA

Os Telecentros, as unidades da rede FAB LAB LIVRE SP e as unidades do Descomplica SP permanecerão fechados.

SERVIÇOS DIGITAIS

Para solicitar serviços, o cidadão poderá optar pelos canais do SP156, por meio do telefone 156, do aplicativo (Android e iOS) ou do site, que possui mais de 500 opções digitais.

FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE

Os postos da Fundação Pró-Sangue atendem normalmente durante a fase de transição.

HOSPITAIS VETERINÁRIOS

Os hospitais públicos veterinários das zonas Norte, Leste e Sul ficarão fechados no feriado do Dia do Trabalho. O atendimento retorna na segunda-feira, dia 3 de maio, com base nas medidas adotadas para reduzir as aglomerações e diminuir a cadeia de transmissão do coronavírus, por meio do distanciamento social.

Desde o dia 26 de abril, os hospitais veterinários voltaram a distribuir senhas para outros atendimentos além de urgências e emergências. Para minimizar os riscos de contaminação pelo coronavírus, as unidades operam com limitação de acesso a apenas um munícipe por animal. A triagem para os atendimentos de urgência e emergência está disponível de segunda a sexta-feira, a partir das 6h30.

A Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico reforça, ainda, que todos os cuidados individuais sejam adotados, como uso de máscara e álcool em gel, distanciamento social e, principalmente, evitar aglomerações. Pessoas do grupo de risco devem evitar sair de casa.

UNIDADES

  • Hospital Veterinário da Zona Norte: Avenida General Ataliba Leonel, 3.194 – Parada Inglesa
  • Hospital Veterinário da Zona Leste: Avenida Salim Farah Maluf, esquina com Rua Ulisses Cruz, lado par – Tatuapé
  • Hospital Veterinário da Zona Sul: Rua Agostino Togneri, 153 – Jurubatuba

PARQUES

MUNICIPAIS

Desde o dia 24 de abril, os parques municipais voltaram a funcionar das 6h às 18h. O uso de máscara e o respeito à regra de distanciamento social são obrigatórios. Os bebedouros permanecem interditados. Confira aqui mais informações.

ESTADUAIS

Os parques estaduais também voltaram a funcionar desde sábado, dia 24 de abril. Confira aqui mais informações.

POUPATEMPO

RESTAURANTES E SIMILARES

A partir de sábado, dia 1º de maio, as atividades ligadas ao setor de serviços como restaurantes e similares (lanchonetes, casas de sucos, bares com função de restaurante), podem trabalhar com atendimento presencial das 6h às 20h, com 25% da capacidade total.

RODÍZIO DE VEÍCULOS

Devido à manutenção do toque de recolher determinado pelo Governo do Estado de São Paulo, o rodízio municipal para veículos de passeio continuará vigorando neste feriado do Dia do Trabalho, das 20h do dia 30 de abril às 5h do dia 1º de maio, para carros com o final da placa 9 e 0. A medida segue as regras de funcionamento de segunda a sexta-feira, inclusive aos feriados, suspensa apenas aos finais de semana.

A resolução foi adotada desde o dia 22 de março e tem como objetivo diminuir a circulação no horário noturno, acompanhando a restrição decretada pelo Governo do Estado de São Paulo.

Segue suspenso o funcionamento do rodízio para carros em seu horário tradicional: das 7h às 10h e das 17h às 20h.

CAMINHÕES E DEMAIS RESTRIÇÕES

O rodízio de caminhões fica suspenso durante o feriado. A restrição ao trânsito de caminhões na Zona de Máxima Restrição de Circulação e na Zona Máxima de Restrição de Fretados também não se aplica durante os feriados. A Zona Azul funcionará de acordo com a sinalização de cada local. Todas as medidas referentes a caminhões e zonas máximas de restrição voltam a valer a partir de segunda-feira, dia 3 de maio.

SABESP

Para serviços emergenciais, a Central de Atendimento Telefônico (195 para Região Metropolitana de São Paulo e Região Bragantina; 195 ou 0800 055 0195 para demais cidades do interior e litoral) funciona 24 horas. Na Agência Virtual e no Sabesp Fácil o atendimento também é 24 horas, todos os dias, no site, assim como no aplicativo Sabesp Mobile (Android e iOS). Em ambos é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços.

Para os serviços comerciais (0800 011 9911 para Região Metropolitana de São Paulo e Região Bragantina e 0800 055 0195 para demais cidades do interior e litoral), não haverá expediente no feriado. O atendimento online também não funcionará no feriado.

Os postos da Sabesp nas unidades do Poupatempo (Capital, Grande São Paulo, Guarujá, Praia Grande, Santos, São Vicente e São José dos Campos) estarão fechados no 1º de maio. Desde o início da quarentena, as agências comerciais em todo o Estado de São Paulo permanecem fechadas devido à pandemia de Covid-19.

A Ouvidoria (0800 055 0565) e a Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482) não têm atendimento aos sábados.

SALÕES DE BELEZAS E BARBEARIAS

A partir de sábado, dia 1º de maio, o período permitido para abertura dos salões de beleza e cabeleireiros será das 6h às 20h, com público limitado a 25% da capacidade total. Cada estabelecimento terá que adequar o seu horário à esse período.

SAÚDE

ESTADUAL

A Secretaria de Estado da Saúde informou que durante o feriado de 1º de maio, os hospitais estaduais manterão o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros como nos setores de internação e centros cirúrgicos.

As Farmácias de Medicamentos Especializados, conhecidas como “de alto custo” e as unidades da Farmácia Dose Certa estarão fechadas.

Não haverá expediente no Centro de Referência ao Idoso Norte, no Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia na Zona Leste, nem nos Ambulatórios Médicos de Especialidades.

São exceções as unidades que estão operando como Hospitais de Campanha Covid-19, que manterão normalmente a assistência aos pacientes graves da doença, a saber: Andradina, Barretos, Barradas (Heliópolis), Botucatu, Campinas, Franca, Itapeva, Santo André e Sorocaba.

MUNICIPAL

No sábado, dia 1º de maio, os hospitais, prontos-socorros, Assistências Médicas Ambulatoriais 24 horas e as Unidades de Pronto Atendimento, funcionarão o dia todo, de forma ininterrupta.

As unidades Assistências Médicas Ambulatoriais 12 horas, com atendimento de segunda a sábado, inclusive feriados e pontos facultativos, atenderão das 7h às 19h.

As Assistências Médicas Ambulatoriais e Unidades Básicas de Saúde Integradas com atendimento de segunda a sábado, inclusive feriados e pontos facultativos, funcionarão, das 7h às 19h, apenas com pronto atendimento na parte que corresponde à Assistência Médica Ambulatorial.

Os Centros de Atenção Psicossocial III que atendem 24 horas funcionarão apenas com demandas internas e não estarão abertos ao público. Já o Centro de Atenção Psicossocial AD IV Redenção estará aberto ao público no feriado de 1º de maio. Os Centros de Atenção Psicossocial II permanecem fechados.

As Unidades de Vigilância em Saúde ficarão fechadas no dia 1º de maio.

A Rede Municipal Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), que abrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, também não funcionarão no dia 1º de maio.

As Assistências Médicas Ambulatoriais Especialidades, Ambulatórios de Especialidade e os Hospitais Dia, que abrem de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, não atenderão no dia 1º de maio.

As Unidades Básicas de Saúde não funcionarão no dia de 1º de maio.

SHOPPINGS

A partir de sábado, dia 1º de maio, o período permitido para abertura das lojas nos shoppings será das 6h às 20h, com público limitado a 25% da capacidade total. Cada estabelecimento terá que adequar o seu horário à esse período.

SPTRANS

Os postos de venda e atendimento localizados em terminais municipais e estações do Expresso Tiradentes funcionarão normalmente no horário, das 6h às 19h, no sábado, dia 1º de maio. Nos horários em que os postos estiverem fechados, a compra de créditos pode ser feita via aplicativo, máquinas de autoatendimento, rede credenciada, lotéricas e Banco do Brasil. Os postos Santana, Jabaquara e a loja Augusta estarão fechados.

Vale lembrar que desde o início da fase vermelha e agora, durante a fase de transição, o Posto Central de Atendimento da SPTrans encontra-se fechado.

OPERAÇÃO DOS ÔNIBUS

A circulação dos ônibus no feriado de 1º de maio será equivalente à de um sábado.

SERVIÇO

  • Postos de venda e atendimento em terminais e Expresso Tiradentes: Funcionarão normalmente (das 6h às 19h)
  • Lojas de Venda e Atendimento: Fechadas

SUBPREFEITURAS

As praças de atendimento das Subprefeituras continuarão fechadas.

VERDE E MEIO AMBIENTE

O serviço do Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres permanecerá ativo tanto no tratamento e reabilitação quanto no recebimento de animais pelos munícipes.

Antes de encaminhar qualquer animal para atendimento veterinário no Parque Anhanguera, é muito importante que o munícipe entre em contato com os técnicos (biólogos e veterinários) da Divisão de Fauna pelo WhatsApp (11) 96715-5424.

Nesse contato telefônico, os profissionais fornecerão informações sobre:

  • Como prestar os primeiros cuidados;
  • Qual a melhor forma de transportá-lo;
  • Se necessário, solicitar uma viatura para o serviço de resgate da Guarda Civil Municipal Ambiental, pelo telefone 153.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa no Twitter, Instagram e Facebook e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana.

Deixe seu comentário