O que abre e fecha em São Paulo durante a fase vermelha?

119856
São Paulo O que abre e fecha
Centro de São Paulo (Foto: Wilfredor/CC0 1.0)

O Estado de São Paulo sai da fase emergencial e retorna à fase vermelha do Plano São Paulo a partir de segunda-feira, dia 12 de abril de 2021 e deve durar até o dia 18 de abril. Confira abaixo o levantamento feito pelo Mobilidade Sampa sobre o que abre e fecha em São Paulo durante a fase vermelha.

O QUE ABRE E FECHA EM SÃO PAULO NA FASE VERMELHA

ABASTECIMENTO

Cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis e lojas de materiais de construção podem funcionar.

ACADEMIAS

As academias não podem funcionar.

ALIMENTAÇÃO

Supermercados, hipermercados, açougues, padarias, lojas de suplemento, feiras livres e similares podem funcionar.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Os Centros para Criança e Adolescente (CCA), Centro para Juventude (CJ), Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP), Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) e Circo Social retomam o atendimento presencial conforme demanda de usuários e famílias, sem frequência obrigatória, respeitando o limite de 35% da capacidade.

Os Serviços de Assistência Social às Famílias (SASF), Núcleos de Convivência para Idosos (NCI) e Centro de Referência da Cidadania do Idoso (CRECI) seguem na fase de “Suspensão Parcial das Atividades”.

O Serviço de Alimentação Domiciliar para Pessoa Idosa mantém seu funcionamento regular e o Restaurante Escola segue com as atividades suspensas.

Os Serviços da Proteção Social Especial de Média Complexidade retomam o funcionamento nos termos da fase de “Retomada de Atividades” prevista na Portaria 39 – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – 2020, à exceção do Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, sujeito a provimentos judiciais específicos.

Os Serviços da Proteção Social Especial de Alta Complexidade seguem funcionando nos termos da Portaria 39 – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – 2020, ficando suspensas as orientações sobre “Retomada de Atividades Coletivas”.

BANCOS E LOTÉRICAS

Os bancos e as lotéricas podem funcionar.

CENTRAL DE LIBRAS

As Centrais de Intermediação em Libras funcionam normalmente. Os equipamentos realizam a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdos no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo.

O serviço é coordenado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo, e destinado às pessoas com deficiência auditiva e surdos usuários de serviços públicos da cidade de São Paulo. Acesse aqui para mais informações.

CINEMAS

Os cinemas não podem funcionar.

CICLOVIA RIO PINHEIROS

Ciclovia Rio Pinheiros terá funcionamento normal durante a fase vermelha.

COMÉRCIOS EM GERAL

Os clientes voltam a poder retirar seus pedidos diretamente nos comércios em geral (serviço de “take away”).

Os serviços de drive-thru (retirada por automóvel) e delivery (por entregadores) continuam normalmente. Porém, o atendimento presencial e venda no local continuam proibidos.

COMUNICAÇÃO SOCIAL

Meios de comunicação social executada por empresas jornalísticas e de radiofusão sonora e de sons e imagens podem funcionar.

CONCESSIONÁRIAS

As concessionárias de veículos não podem funcionar.

CONSTRUÇÃO CIVIL E INDÚSTRIA

Podem funcionar sem restrições.

CORREIOS

As agências dos Correios podem funcionar.

CULTURA

Os atendimentos presenciais de todos os espaços culturais da cidade de São Paulo continuam suspensos durante a fase vermelha. Bibliotecas, centros culturais e outros espaços passam a funcionar apenas através de atividades on-line. O Plano de Amparo à Cultura, lançado em fevereiro, continua sendo executado normalmente nesse período.

DESCOMPLICA SP, FAB LAB LIVRE SP E TELECENTROS

Os Telecentros, as unidades da rede FAB LAB LIVRE SP e as unidades do Descomplica SP permanecerão fechados.

ECOPONTOS

Os ecopontos terão o expediente nos dias úteis e no sábado, até às 20h. Desta forma, o horário de funcionamento passa a ser: de segunda a sábado, das 6h às 20h; e aos domingos e feriados das 6h às 18h.

ESCOLAS

Para mais informações sobre as escolas estaduais, clique aqui.

Para mais informações sobre as escolas municipais, clique aqui.

Para mais informações sobre as escolas particulares, clique aqui.

ESCRITÓRIOS

A recomendação de teletrabalho (home office) continua para todas as atividades administrativas do setor público e da iniciativa privada.

ESPORTES

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer informou que os Centros Esportivos e os Clubes da Comunidade permanecerão fechados até o dia 18 de abril. Na fase vermelha, os esportes coletivos são proibidos, o que também vale para os eventos esportivos. A única exceção é para o Campeonato Paulista da Série A1.

O atendimento presencial também segue suspenso nos Centros Esportivos.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer lembra que permanece o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social nos Centros Esportivos Mooca, Santana, Santo Amaro e Barra Funda. Os equipamentos são atualmente utilizados pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Não é autorizada a entrada do público geral nestes espaços.

FAZENDA MUNICIPAL

O Centro de Atendimento da Fazenda Municipal – Praça do Patriarca, 69, Centro – não terá atendimento presencial enquanto durar a fase vermelha do Plano São Paulo. Os munícipes devem acessar os serviços disponíveis no site SP156.

FEIRAS LIVRES, MERCADOS E SACOLÕES MUNICIPAIS E CENTRAIS DE ABASTECIMENTO

As feiras livres, centrais de abastecimento, mercados e sacolões municipais estão autorizados a operar por se tratarem de comércio alimentício e serem serviços essenciais para a população.

Restaurantes instalados dentro dos mercados municipais poderão trabalhar com delivery e retirada presencial.

FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE

Os postos da Fundação Pró-Sangue atendem normalmente durante a fase vermelha.

HABITAÇÃO

Enquanto perdurar a fase vermelha, as atividades de atendimento presencial estarão suspensas.

IGREJAS

Proibição de celebrações religiosas coletivas.

JUSTIÇA

Enquanto perdurar a fase vermelha, as atividades de atendimento permanecem sem alterações.

LOGÍSTICA

Empresas de locação de veículos, oficinas de veículos, transporte público, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos podem funcionar.

LOJAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

As lojas de materiais de construção, que são serviços essenciais, podem voltar a contar com atendimento presencial nas lojas seguindo protocolos sanitários e de segurança. 

METRÔ E CPTM

Os trens da CPTM e do Metrô irão operar com 100% da frota e não sofrerão restrições e redução de oferta durante a fase vermelha.

PARQUES

Todos os parques estaduais, municipais e naturais seguem fechados até o dia 18 de abril.

Para mais informações sobre os parques estaduais, clique aqui.

Para mais informações sobre os parques municipais e naturais, clique aqui.

POUPATEMPO

A partir desta segunda-feira, dia 12 de abril, as 82 unidades do Poupatempo continuarão fechadas para atendimentos presenciais, sendo permitida apenas a entrega de documentos e situações de emergência, desde que previamente analisadas e agendadas via Fale Conosco, disponível no portal do Poupatempo e aplicativo Poupatempo Digital (iOS e Android).

Pelos canais eletrônicos, o programa oferece 130 opções de serviços online, que podem ser feitos de forma prática e rápida, sem sair de casa. Entre os mais solicitados, estão renovação e segunda via de Carteira Nacional de Habilitação, licenciamento e transferência de veículos, consulta de Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), Carteira de Trabalho e seguro-desemprego, por exemplo.

Confira aqui mais informações.

RESTAURANTES, BARES, LANCHONETES E SIMILARES

Os clientes voltam a poder retirar seus pedidos de comida diretamente nos restaurantes, bares e similares (serviço de “take away”).

Os serviços de drive-thru (retirada por automóvel) e delivery (por entregadores) continuam normalmente. Porém, o atendimento presencial e consumo no local continuam proibidos.

RODÍZIO DE VEÍCULOS

O rodízio municipal para veículos de passeio continuará vigorando de segunda a sexta-feira, das 20h às 5h do dia seguinte, de acordo com o final da placa.

os caminhões continuam seguindo as regras do rodízio municipal tradicional, das 7h às 10h e das 17h às 20h, de acordo com o final da placa.

Ficam mantidos também o funcionamento da Zona Azul e o horário das demais restrições existentes na cidade: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados.

SALÕES DE BELEZA

Os salões de beleza, cabeleireiros e similares não podem funcionar.

SAÚDE

Hospitais, clínicas, farmácias, dentistas e estabelecimentos de saúde animal (veterinários) podem funcionar.

SEGURANÇA

Serviços de segurança pública e privada podem funcionar.

SERVIÇOS GERAIS

Hotéis, lavanderias, serviços de limpeza e zeladoria, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e bancas de jornais podem funcionar.

SHOPPINGS

Os clientes voltam a poder retirar suas compras diretamente nos shoppings (serviço de “take away”). As lojas poderão somente se organizar para entregar os produtos aos clientes. A entrada e permanência no interior das lojas está proibida na fase vermelha.

Os serviços de drive-thru (retirada por automóvel) e delivery (por entregadores) continuam normalmente. Porém, o atendimento presencial e venda no local continuam proibidos.

Confira aqui mais informações.

SPTRANS

Clique aqui para conferir o funcionamento dos postos de atendimento da SPTrans durante a fase vermelha.

SUBPREFEITURAS

O atendimento nas Praças de Atendimentos das Subprefeituras segue cancelado durante o período da fase vermelha.

Para solicitar serviços, o cidadão poderá optar pelos canais do SP156, por meio do telefone 156, do aplicativo (iOS e Android) ou site, que possui mais de 500 opções digitais.

TRABALHO

Os Centros de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (Cates) seguem fechados e funcionam de forma on-line cadastrando pessoas pelo site.

O atendimento ao empreendedor segue funcionando na Ade Sampa pelo telefone (11) 4210-2668.

TURISMO

As Centrais de Informação Turística não vão realizar atendimentos.

VERDE E MEIO AMBIENTE

Os serviços de fornecimento de mudas aos munícipes pelo Viveiro Manequinho Lopes (que fica no Parque Ibirapuera) estão suspensos.

O serviço do Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres permanece ativo tanto no tratamento e reabilitação quanto no recebimento de animais pelos munícipes.

Antes de encaminhar qualquer animal para atendimento veterinário no Parque Anhanguera, é muito importante que o munícipe entre em contato com os técnicos (biólogos e veterinários) da Divisão de Fauna pelo WhatsApp (11) 96715-5424.

Nesse contato telefônico, os profissionais fornecerão informações sobre:

  • Como prestar os primeiros cuidados;
  • Qual a melhor forma de transportá-lo;
  • Se necessário, solicitar uma viatura para o serviço de resgate da Guarda Civil Municipal Ambiental.

LEIA TAMBÉM

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa no Twitter, Instagram e Facebook e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana.

Deixe seu comentário