Campanha Maio Amarelo 2021 é lançada

1845
Maio Amarelo 2021
Foto de Anouk Fotografeert por Unsplash

Foi lançada nesta terça-feira, dia 27 de abril de 2021, a campanha Maio Amarelo 2021. Neste ano, a campanha aborda o tema “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito” e traz a reflexão sobre atitudes que têm faltado nos últimos tempos em diversos ambientes de convivência.

A campanha de 2021 tem o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), ligado ao Sistema CNT (Confederação Nacional do Transporte) como apoiador central.

Maio Amarelo Respeito
Maio Amarelo Responsabilidade

Desde 2014, ano de lançamento do movimento Maio Amarelo, diversos temas já abordados desde o “Atenção pela Vida”, em 2014, até o “Perceba o Risco. Proteja a Vida”, em 2020.

Na 3ª Conferência Global de Segurança Viária, promovida pela Organização das Nações Unidas e Organização Mundial da Saúde, realizada na Suécia, em fevereiro de 2020, eles atualizaram o total de mortes no trânsito: 1,35 milhão de pessoas perdem a vida a cada ano no mundo todo.

O último dado de mortes ocorridas no Brasil, disponibilizado pelo Ministério da Saúde e compilados pelo Observatório, registrou em 2019, 31.945 vidas perdidas. Esse é o número mais baixo desde 2001.

Vários são os fatores que estão fazendo o total de mortes por sinistros de trânsito diminuírem ano após ano no Brasil. Entre eles, o Maio Amarelo, que tem contado com a mobilização da sociedade durante o mês de maio.

A campanha

A campanha 2021 do Movimento Maio Amarelo vai trazer a reflexão sobre atitudes que tem faltado nos últimos tempos em diversos ambientes de convivência: o respeito e a responsabilidade.

Assinada pela agência de comunicação DGCom, a mensagem da campanha desse ano traz a empatia como o carro chefe da convivência. Ou seja: não faça para o outro o que você não quer que alguém faça a você!

Para José Aurélio Ramalho, diretor presidente do Observatório, “a campanha de 2021 reflete bem toda nossa atual vivência no trânsito: muita impaciência e intolerância. É preciso parar e refletir como o trânsito representa o nosso atual estado de espírito. Por isso, o Maio Amarelo quer fazer pensar: será que é preciso ser assim?”, conclui Ramalho.

Veja o vídeo de lançamento da campanha:

Deixe seu comentário