Não haverá greve de ônibus em São Paulo nesta terça-feira, dia 20

737
Ônibus Zona Sul Hospital Dia
Foto: Sidnei Santos/SPTrans

Não haverá greve de ônibus em São Paulo nesta terça-feira, dia 20 de abril de 2021. Os motoristas e cobradores reivindicavam a inclusão dos trabalhadores da categoria no grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19. A informação foi divulgada pelo Diário do Transporte.

Na noite desta segunda-feira, dia 19 de abril, foi realizada uma reunião entre o Governo do Estado de São Paulo e o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas). Os trabalhadores receberam a confirmação de vacinação para a categoria, começando pelos funcionários com 47 anos ou mais.

A categoria diz que os trabalhadores estão expostos à Covid-19 diariamente nos ônibus e cada vez mais funcionários da categoria têm sem contaminado, inclusive havendo registro de mortes por complicações da doença.

De acordo com documento assinado no final da reunião no Palácio dos Bandeirantes, o Governo do Estado de São Paulo se comprometeu até a próxima quinta-feira, dia 22 de abril, detalhar o calendário de vacinação da categoria.

Por meio de nota ao Diário do Transporte, o governo estadual disse que um grupo de trabalho será formado entre as partes, para que seja possível a elaboração de um cronograma de imunização.

“A Secretaria de Estado de Saúde recebeu a determinação do Governador João Doria de se debruçar na vacinação da categoria. O Estado entende que é importante imunizar os trabalhadores do transporte, não só pelos riscos que correm, mas, sobretudo, por serem essenciais no funcionamento da sociedade. Assim como fizemos com outras categorias, precisamos construir de forma coletiva este plano”, disse o Secretário-Executivo da Saúde, Eduardo Ribeiro.

Leia abaixo o comunicado divulgado pelo Sindmotoristas na íntegra.

“Após muita pressão, finalmente o Governo do Estado decidiu que motoristas e cobradores serão vacinados contra a Covid-19. A prioridade na imunização é uma reivindicação da categoria, que planejava um lockdown no sistema, amanhã, 20 de abril. A data do início da vacinação será anunciada nessa próxima quinta-feira, 22 de abril.

No Palácio, foram mais de três horas de reunião para que o Sindmotoristas tivesse uma posição positiva do Governo do Estado. ‘Essa luta é antiga. Foram diversas tentativas, reuniões, protocolos, reportagens em TV, abaixo-assinado, tentando mostrar aos governantes a importância dos trabalhadores em transporte. Agora, finalmente, conseguimos. A vacina trará, sobretudo, esperança a todos’, comemorou o deputado federal e presidente do Sindmotoristas, Valdevan Noventa.

Com isso, a greve foi cancelada e o Governo se comprometeu a incluir os profissionais na lista da imunização contra a Covid. Para tanto, uma comitiva composta por representantes do trabalhadores e do Governo foi formada e a data do início da imunização da categoria será anunciada nesse próxima quinta-feira, 22 de abril.”

Reunião Governo Sindmotoristas
Foto: Divulgação/Sindmotoristas

Leia também

Mobilidade Sampa

Siga o Mobilidade Sampa no Twitter, Instagram e Facebook e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana.

Deixe seu comentário