Contratação para execução e construção do BRT ABC é anunciada

Prefeito Orlando Morando fez anúncio durante reunião com o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e a deputada estadual, Carla Morando

129
Linha 287 Metra
Foto: Sidney Generoso/Ônibus Brasil

A contratação para execução e construção do BRT ABC foi confirmada nesta quinta-feira, dia 29 de abril de 2021, em São Bernardo do Campo. O anúncio foi feito durante reunião comandada pelo prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, na companhia do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e da deputada estadual, Carla Morando.

As obras do modal, que ligará São Bernardo do Campo à capital paulista (Tamanduateí e Sacomã), passando por Santo André e São Caetano do Sul, devem começar já nas próximas semanas. O sistema terá 15 quilômetros de extensão e 19 estações.

Mais de R$ 1 bilhão serão empenhados em todo o projeto, valor este que inclui a construção do sistema viário, desapropriações e terminais. Tudo custeado pela iniciativa privada. A expectativa é a de que a operação do sistema ocorra até dezembro de 2022.

“Um grande sonho para nós de São Bernardo e de todo o ABC se concretizou hoje. Em poucos dias nós teremos o início das obras do BRT. Um projeto importantíssimo para a mobilidade urbana de toda a região, que facilitará a vida de quem mora no ABC e todos os dias precisa se deslocar até São Paulo”, destacou Orlando Morando.

Por dia, cerca de 115 mil passageiros deverão ser contemplados com o BRT ABC, um modal moderno e eficiente que já é utilizado em outros países e em cidades como Curitiba. No ABC, o sistema contará com veículos 100% elétricos, faixa exclusiva e cobrança desembarcada, que dará mais agilidade no embarque de passageiros.

Segundo Alexandre Baldy, com a assinatura do contrato para construção do modal, o Estado passa a concretizar antigo sonho de moradores do Grande ABC que buscavam uma ligação ágil até a capital paulista.

“São Bernardo e o ABC terão aqui o mais moderno e vanguardista sistema de transporte sob pneu no Brasil. É quase nós termos aquele modelo que todo cidadão brasileiro sonha e que vê no mundo afora”, afirmou o secretário. “Aproveito a oportunidade para agradecer o prefeito Orlando Morando e a deputada Carla Morando que, desde o início, nos ajudaram neste projeto”.

No BRT ABC, moradores de São Bernardo do Campo poderão fazer integração com a Linha 2-Verde do Metrô, permitindo uma nova opção de ligação com a capital paulista. Além disso, passageiros poderão ainda realizar conexão com linhas municipais da SPTrans e do Corredor ABD (EMTU).

Para a deputada estadual, Carla Morando, que esteve à frente das negociações para que o projeto saísse do papel, a confirmação do BRT é um marco para São Bernardo do Campo e todo o ABC. “Hoje é um dia de muita felicidade e alegria. Seguramente, o BRT trará mais rapidez e conforto para os usuários do transporte coletivo”.

Mobilidade Sampa

Siga o Mobilidade Sampa no Twitter, Instagram e Facebook e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana.

Deixe seu comentário