O que abre e fecha em São Paulo durante a fase emergencial?

62475
São Paulo O que abre e fecha
Centro de São Paulo (Foto: Wilfredor/CC0 1.0)

A partir de segunda-feira, dia 15 de março de 2021, o Estado de São Paulo entrará na fase emergencial de enfrentamento à pandemia de Covid-19, seguindo as determinações do governo estadual. Confira neste post o que abre e fecha em São Paulo durante a fase emergencial e programe-se.

As medidas de restrição da fase emergencial, que incluem o toque de recolher das 20h às 5h, permanecem até o dia 11 de abril.

Confira o levantamento feito pelo Mobilidade Sampa sobre o que muda nos serviços na fase emergencial na capital paulista.

O QUE ABRE E FECHA EM SÃO PAULO NA FASE EMERGENCIAL

ABASTECIMENTO

Cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns e postos de combustíveis podem funcionar.

FEIRAS LIVRES, MERCADOS E SACOLÕES MUNICIPAIS

O funcionamento de feiras livres, mercados e sacolões municipais será alterado a partir de segunda-feira, dia 15 de março, na capital paulista. Clique aqui para saber os detalhes.

ACADEMIAS

As academias não podem funcionar.

AEROPORTO DE GUARULHOS

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Os serviços de abordagem social, núcleos de convivência para população de rua e serviços de acolhimento para todos os públicos (crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, população de rua, idosos, famílias, mulheres vítimas de violência) funcionarão seguindo os protocolos, sem a realização de atividades coletivas. Clique aqui para conferir como será o funcionamento de outros equipamentos.

ATIVIDADES RELIGIOSAS COLETIVAS

Proibição de realização de atividades coletivas como missas, cultos, batizados e casamento, mas permissão para que templos, igrejas e espaços religiosos fiquem abertos para manifestações individuais de fé, seguindo todos os protocolos sanitários, como distanciamento social e uso de máscara.

BANCOS E LOTÉRICAS

Os bancos e as lotéricas podem funcionar.

CALL CENTER

Obrigatoriedade de teletrabalho (home office).

CICLOVIA RIO PINHEIROS

Ciclovia Rio Pinheiros terá funcionamento normal durante a fase emergencial.

CINEMAS

Os cinemas não podem funcionar.

COMÉRCIO DE PRODUTOS ELETRÔNICOS

Somente entrega (delivery – 24 horas) e retirada de automóvel (drive-thru – entre 5h e 20h), com proibição de retirada de produtos no local.

COMÉRCIOS EM GERAL (NÃO ESSENCIAIS)

Somente entrega (delivery) e retirada de automóvel (drive-thru – entre 5h e 20h), com proibição de retirada de produtos no local.

COMUNICAÇÃO SOCIAL

Meios de comunicação social executada por empresas jornalísticas e de radiofusão sonora e de sons e imagens podem funcionar.

CONCESSIONÁRIAS DE VEÍCULOS

As concessionárias de veículos não podem funcionar.

CONSTRUÇÃO CIVIL E INDÚSTRIA

Podem funcionar sem restrições.

CORREIOS

As agências dos Correios podem funcionar.

CPTM E METRÔ

Os trens da CPTM e do Metrô irão operar com 100% da frota e não sofrerão restrições e redução de oferta durante a fase emergencial.

“Quero lembrar que o sistema de transportes do Estado de São Paulo, ou seja, o sistema de trilhos, CPTM e Metrô, não terá alteração e não haverá redução na oferta de transporte. Volto a repetir não haverá alteração e nem redução na oferta de transportes públicos que compete ao Governo do Estado de São Paulo, ou seja, os trens da CPTM e os trens do Metrô, o sistema metroviário e o sistema de trem ferroviário na capital de São Paulo e na Grande São Paulo sob a responsabilidade do Estado, não terão nenhuma alteração”, disse o governador João Doria, durante coletiva de imprensa, no dia 11 de março.

CULTURA

Os atendimentos presenciais de todos os espaços culturais da capital paulista continuam suspensos durante a fase emergencial. Clique aqui para saber mais detalhes.

DESCOMPLICA SP, FAB LAB LIVRE SP E TELECENTROS

Os Telecentros, as unidades da rede FAB LAB LIVRE SP e as unidades do Descomplica SP permanecerão fechados. As datas agendadas serão canceladas. As unidades já trabalhavam com restrição no atendimento, feito apenas por meio de agendamento prévio.

Para solicitar serviços, o cidadão poderá optar pelos canais do SP156, por meio do telefone 156, do aplicativo (iOS e Android) ou site, que possui mais de 500 opções digitais e pode ser acessado aqui.

DETRAN

A partir de segunda-feira, dia 15 de março, as unidades do Detran permanecerão fechadas para atendimento presencial. Somente demandas de extrema urgência, que dependam de liberação de documento de transferência de veículos da parte do departamento, por exemplo, serão atendidas mediante agendamento.

Mesmo com a maioria dos funcionários em regime de teletrabalho, conforme recomenda o Governo do Estado de São Paulo, os serviços internos não serão descontinuados. Os atendimentos de revistoria de veículos, entrega e recebimento de documentos aos cidadãos e malotes dos seus credenciados serão realizados para casos emergenciais, através de agendamento.

Além da suspensão do atendimento presencial, o fechamento das unidades implica ainda no cancelamento dos exames teóricos e práticos. As aulas práticas e teóricas presenciais também estão suspensas. Poderão ser mantidas apenas as aulas teóricas na modalidade remota.

Nos portais do Detran e do Poupatempo, além do aplicativo Poupatempo Digital (iOS e Android), o cidadão pode acessar mais de 70 opções de serviços online do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo.

DIREITOS HUMANOS

Os equipamentos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania continuam próximos à população neste momento em que as pessoas podem ficar mais vulneráveis às violações e precisam da garantia de direitos à dignidade. Clique aqui para saber os detalhes sobre o funcionamento.

ESCALONAMENTO DE HORÁRIOS

O Governo do Estado de São Paulo recomenda que Prefeituras da Região Metropolitana de São Paulo imponham o escalonamento de horários de entrada de trabalhadores de atividades essenciais (indústrias, serviços e comércios) para evitar aglomerações no transporte coletivo.

Os horários de entrada indicados são:

  • 5h às 7h – para profissionais da indústria;
  • 7h às 9h – para os profissionais de serviços;
  • 9h às 11h – para os profissionais do comércio.

“Não vamos reduzir o transporte público. Vamos ofertar 100% das frotas de ônibus, metrô e trem, mas precisamos da cooperação de todos os trabalhos dos serviços essenciais para que sigam o escalonamento de entrada”, afirmou Jean Gorinchteyn, secretário de Estado da Saúde, durante coletiva de imprensa, no dia 11 de março.

ESCOLAS ESTADUAIS, MUNICIPAIS E PARTICULARES

ESCRITÓRIOS EM GERAL E ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

Obrigatoriedade de teletrabalho (home office) para atividades administrativas não essenciais.

ESPORTES

Os Centros Esportivos e os Clubes da Comunidade permanecerão fechados enquanto perdurar a fase emergencial. Não haverá atendimento presencial em nenhuma unidade, não será permitido nenhum tipo de atividade, e foram suspensos todos os eventos esportivos. Clique aqui e saiba mais.

FAZENDA

O Centro de Atendimento da Fazenda Municipal, localizado na Praça do Patriarca, 69, no Centro, não terá atendimento presencial enquanto durar a fase emergencial. Os munícipes devem acessar os serviços disponíveis no portal SP156.

FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE

Os postos da Fundação Pró-Sangue atendem normalmente durante a fase emergencial.

HABITAÇÃO

A Central de Atendimento da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB) prestará atendimento somente pelo telefone (11) 3226-7900, das 10h às 16h.

O Departamento Social da Secretaria Municipal de Habitação, em cumprimento às medidas restritivas da fase emergencial, a parir de segunda-feira, dia 15 de março de 2021, as atividades presenciais em área estarão suspensas, exceto assinaturas de contratos e mudanças já programadas, garantindo maior segurança na quarentena dos futuros moradores.

HOTÉIS

Proibição de funcionamento de restaurantes, bares e áreas comuns dos hotéis. Alimentação permitida somente nos quartos.

JUCESP

JUSTIÇA

Enquanto durar a fase emergencial, a Ouvidoria Geral do Município e a Corregedoria Geral do Município prestarão atendimentos não presenciais. Clique aqui e saiba como solicitar atendimento aos órgãos.

LIMPEZA URBANA

Durante o período da fase emergencial na cidade de São Paulo, a partir de segunda-feira, dia 15 de março, os atendimentos ao público na autarquia funcionarão somente pelo e-mail amlurb@prefeitura.sp.gov.br e telefones: (11) 3397-1750, (11) 3397-1756 e (11) 3397-1805. Clique aqui e confira as informações detalhadas sobre o funcionamento da autarquia.

LITORAL PAULISTA

Para maiores informações sobre a fase emergencial nas cidades do Litoral de São Paulo, clique no link da cidade desejada: Bertioga, Cananéia, Caraguatatuba, Cubatão, Guarujá, Iguape, Ilha Bela, Ilha Comprida, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Sebastião, São Vicente e Ubatuba.

LOGÍSTICA

Estabelecimentos e empresas de locação de veículos, oficinas de veículos automotores, transporte coletivo, táxis, aplicativos de transporte (como Uber e 99), serviços de entrega e estacionamentos podem funcionar.

LOJAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Proibido o funcionamento e atendimento presencial, mas ficam liberados os serviços de retirada por clientes com veículo (drive-thru) e entrega na casa do comprador (delivery).

OBRAS

Na Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana não estão previstas alterações no cronograma de obras.

Na SPObras, o serviço de atendimento ao cidadão para pedido de informação presencial foi suspenso até o término da fase emergencial. O munícipe poderá fazer pedidos de informação de forma on-line. Clique aqui e saiba mais.

PADARIAS

Padarias podem funcionar 24 horas, com proibição de consumo de produtos no local e de manipulação de alimentos. Entregas por delivery ou drive-thru estão liberadas.

PARQUES

Proibição do uso de parques (estaduais e municipais) em qualquer horário.

  • Para mais informações sobre os parques estaduais, clique aqui;
  • Para mais informações sobre os parques municipais e naturais, clique aqui.

CENTRO DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DE AMBIENTES

O serviço do Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres permanece ativo tanto no tratamento e reabilitação quanto no recebimento de animais pelos munícipes. Clique aqui e confira os detalhes.

PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Clique aqui para saber como será o funcionamento das Central de Libras e da Paraoficina Móvel.

POUPATEMPO

As 82 unidades do Poupatempo permanecem fechadas durante a fase emergencial. Os atendimentos presenciais seguem suspensos e os agendamentos já realizados serão automaticamente cancelados. A medida será válida por 14 dias.

É importante reforçar que pelos canais digitais, o Poupatempo oferece mais de 120 serviços online, que podem ser realizados sem sair de casa, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O acesso pode ser realizado pelo portal do Poupatempo ou no aplicativo Poupatempo Digital (iOS e Android).

Confira aqui mais informações.

PRAIAS

Proibição do uso de praias no litoral paulista em qualquer horário.

Para maiores informações sobre a fase emergencial nas cidades do Litoral de São Paulo, clique no link da cidade desejada: Bertioga, Cananéia, Caraguatatuba, Cubatão, Guarujá, Iguape, Ilha Bela, Ilha Comprida, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Sebastião, São Vicente e Ubatuba.

REPARTIÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Obrigatoriedade de teletrabalho (home office).

RESTAURANTES, BARES E LANCHONETES

Somente entrega (delivery – 24 horas) e retirada de automóvel (drive-thru – entre 5h e 20h), com proibição de retirada de produtos e consumo no local.

RODÍZIO DE VEÍCULOS

O Rodízio de Veículos na capital paulista não será suspenso durante a fase emergencial.

SALÕES DE BELEZA

Os salões de beleza não podem funcionar.

SAÚDE

Hospitais, clínicas médicas, farmácias, dentistas e estabelecimentos de saúde animal (veterinários) podem funcionar.

SEGURANÇA

Serviços de segurança pública e privada podem funcionar.

SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Obrigatoriedade de teletrabalho (home office).

SERVIÇOS GERAIS

Lavanderias, serviços de limpeza, manutenção e zeladoria, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e bancas de jornais podem funcionar.

SHOPPINGS

Os shoppings de São Paulo não podem funcionar com atendimento ao público. Entretanto, os lojistas oferecem serviços como drive-thru ou delivery. Confira aqui mais informações.

SPTRANS

Clique aqui para conferir o funcionamento dos postos de atendimento da SPTrans.

SUBPREFEITURAS

As Praças de Atendimentos das Subprefeituras permanecem com as atividades suspensas. O atendimento, que já funcionava de maneira reduzida e com agendamento prévio pelo SP156, será cancelado durante esse período.

Para solicitar serviços, o cidadão poderá optar pelos canais do SP156, por meio do telefone 156, do aplicativo (iOS e Android) ou site, que possui mais de 500 opções digitais e pode ser acessado aqui.

SUPERMERCADOS E SIMILARES

Não haverá nenhuma restrição ao funcionamento de supermercados, hipermercados, açougues, lojas de suplemento e feiras livres.

Recomendação de escalonamento de horário para os funcionários utilizarem o transporte coletivo para irem ao trabalho (das 9h às 11h).

TELECOMUNICAÇÕES

Teletrabalho (home office) obrigatório para funcionários de empresas de telecomunicação.

TOQUE DE RECOLHER

O Governo do Estado de São Paulo estabeleceu que entre 20h e 5h será instituído o toque de recolher em todo o Estado de São Paulo.

Nesse espaço de tempo, a circulação em vias públicas será proibida, exceto no caso de trabalhadores que precisem se deslocar para o ambiente de trabalho ou para casa.

TRABALHO, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO

Trabalho: Os Cates (Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) permanecem fechados e funcionam de forma on-line cadastrando pessoas por meio de um formulário.

O atendimento ao empreendedor segue funcionando na Ade Sampa por telefone, no número (11) 4210-2668.

Turismo: As Centrais de Informação Turística não vão realizar atendimentos.

TRANSPORTE INTERESTADUAL

Durante coletiva de imprensa no dia 11 de março, o governador João Doria afirmou que não haverá bloqueio ou proibição de entrada e saída do estado de São Paulo nas estradas. Ou seja, as viagens estão liberadas. “São Paulo evidentemente não fará restrições a vizinhos. Somos um só país”, disse.

URBANISMO E LICENCIAMENTO

Na Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, o atendimento ao público presencial permanecerá suspenso. O atendimento ao público para protocolo de processos ou dúvidas sobre a legislação urbanística será só por telefone. Clique aqui e confira os telefones de cada setor.

LEIA TAMBÉM

OUTRAS INFORMAÇÕES

A população pode conferir mais detalhes e os protocolos sanitários do governo paulista no site do Plano São Paulo.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa no TwitterInstagram e Facebook e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana.

Deixe seu comentário